Play complete o texto com porque porque porque por quê

A) por quê é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final. C) porque é usado em respostas e em explicações. É sinônimo de pois, visto que, uma vez que. D) porquê é um substantivo. Vem sempre precedido de um artigo e é sinônimo de o motivo ou a causa. O poema dos porquês. Usar os porquês, no dia a dia, é um dilema, e para muitos representa um problema. Fique tranquilo, que se aprende facilmente, quando os detalhes, um a um se tem na mente. De razão, de motivo, é substantivo.

Atividades de Português 4º ano - Exemplos de porquês - Escola Educação

Ou interrogativas, quando assim vai escrever. E separado se uma pergunta persistir. Siga nossas redes sociais. Instagram facebook pinterest telegram youtube. Todos os direitos reservados. Atividades os porquês com gabarito. Caro estudante, antes de realizar as atividades a seguir, clique aqui e revise alguns conceitos básicos sobre os porquês. Complete as lacunas usando o porquê de acordo com a. Se os outros três porquês não se encaixarem na situação, pode confiar que o “por que” é o certo. Você vai perceber que ele aparecerá no início e no meio das interrogativas na maioria das vezes, mas, também, pode aparecer em afirmativas.

-

Agora que você já sabe como usar os porquês, não tem por que não acertar! O porquê é a causa, a visão, a crença, o propósito. É o sujeito que tira a gente da cama, todas as manhãs, para trabalhar. O porquê é o motivo. Todo mundo tem um porquê para viver.

Saiba o real sentido do texto de Malaquias 3.8, o porque de algumas pessoas que não são dizimista.

Mas nem todo mundo consegue comunicar para as pessoas o seu porquê. Observe as ocorrências de porque/por que, destacadas no texto. O emprego dos porquês. Há quem ache complicado. Há porque de todo jeito: Porque junto, separado, com acento, sem acento, há porque pra todo agrado. Porque junto e sem acento. Explicativa ou causal, de um pois tendo a função: Mateus está de castigo porque não fez a lição. Porque = a fim de que.

Existem quatro formas de escrever “porque” e somente uma delas vai para o plural (como você vai ver 4ª dica). Para facilitar a memorização, vamos dividir essas formas em dois grupos. Há dois “por que” que são escritos separadamente, ou seja, são formados pela preposição “por” e pelo pronome “que”. Um deles recebe acento circunflexo (por quê) e o outro não (por que). Há dois “porques” que são escritos juntos: um deles tem acento (porquê) e o outro não (porque).

2ª dica: 2 grupos – perguntas e respostas

Esses dois grupos de “porques” são usados para duas situações diferentes: perguntas e respostas. Uma forma muito simples de memorizar os dois tipos é saber que: o “por que” separado é usado em perguntas e o “porque” junto é usado em respostas.

3ª dica: Ponto de interrogação

O ponto de interrogação “atrai” o acento (essa é só uma forma de memorização, tá?). Se o ponto de interrogação é usado em perguntas, você já sabe que só pode usar o “por que” separado em perguntas. Logo, se o ponto de interrogação vem logo depois do “por que”, ele é escrito separado e com acento. Por exemplo:

Você ainda tem dúvidas por quê?

4ª dica: Artigo definido “o”

O artigo definido “O” também funciona como um atrativo para o acento circunflexo. Se “porque” tiver o sentido de “o motivo, a razão”, ele já é uma resposta, uma explicação, então é escrito junto. Se couber um “o” antes dele, por exemplo, “não entendo o porquê da sua dúvida”, você deve usar o acento!
Como foi dito no início desse post, esse é o único caso de “porquê” que vai para o plural, no sentido de “os motivos, as razões”, ou seja, “os porquês”.

5ª dica: Início de frase

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo:

Por que você ainda tem dúvidas de gramática?

Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento. Por exemplo:

Porque acho muito difícil…

Espero que essas dicas tenham te ajudado a entender melhor o uso dos porquês.
Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que logo iremos te responder!

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo orientado trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras, em 2004, e já revisou inúmeros trabalhos de diversas áreas. É também a responsável pela equipe de revisão da Letraria.