Por que o IDH é um indicador importante quando se fala de nível de desenvolvimento dos países?

  • Capa
  • Notícias
  • Mundo

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano como critérios indicadores de educação, longividade e renda

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano e países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto.

Para a avaliação da dimensão educação, o cálculo do IDH municipal considera dois indicadores com pesos diferentes. A taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade tem peso dois, e a taxa bruta de freqüência à escola peso um. O primeiro indicador é o percentual de pessoas com mais de 15 anos capaz de ler e escrever um bilhete simples, considerados adultos alfabetizados. O calendário do Ministério da Educação indica que, se a criança não se atrasar na escola, ela completará esse ciclo aos 14 anos de idade, daí a medição do analfabetismo se dar a partir dos 15 anos.

O segundo indicador é resultado de uma conta simples: o somatório de pessoas, independentemente da idade, que freqüentam os cursos fundamental, secundário e superior é dividido pela população na faixa etária de 7 a 22 anos da localidade. Estão também incluídos na conta os alunos de cursos supletivos de primeiro e de segundo graus, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária. Apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo.

Para a avaliação da dimensão longevidade, o IDH municipal considera o mesmo indicador do IDH de países: a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra o número médio de anos que uma pessoa nascida naquela localidade no ano de referência (no caso, 2000) deve viver. O indicador de longevidade sintetiza as condições de saúde e salubridade do local, uma vez que quanto mais mortes houver nas faixas etárias mais precoces, menor será a expectativa de vida.

Para a avaliação da dimensão renda, o critério usado é a renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente no município. Para se chegar a esse valor soma-se a renda de todos os residentes e divide-se o resultado pelo número de pessoas que moram no município (inclusive crianças ou pessoas com renda igual a zero).

No caso brasileiro, o cálculo da renda municipal per capita é feito a partir das respostas ao questionário expandido do Censo - um questionário mais detalhado do que o universal e que é aplicado a uma amostra dos domicílios visitados pelos recenseadores. Os dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são expandidos para o total da população municipal e então usados para o cálculo da dimensão renda do IDH-M.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Terra

Mestre em Ensino na Educação Básica (UFG, 2021)
Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Ouça este artigo:

O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador atualmente utilizado para referenciar estudos comparativos e guiar políticas públicas que levem em consideração as condições de vida das populações do mundo. O índice surgiu da necessidade de avaliar a qualidade de vida em oposição à classificação apenas econômica, baseada no PIB a fim de evidenciar as desigualdades sociais existentes nos países.

Até a criação do IDH, as avaliações acerca do desenvolvimento dos países tinham como referência apenas a variável econômica. Esta característica deixava restrita a compreensão dos países por aspectos relacionados à produção de bens e serviços e o uso ou não de tecnologia própria. Já o IDH é um índice formado por uma média aritmética de vários indicadores relacionados a aspectos sociais como saúde, educação e renda.

Quem criou o IDH?

O economista indiano Amartya Sen criou em 1990 um índice capaz de comparar o desenvolvimento dos países que levasse também em conta os investimentos humanos e sociais às populações, e não apenas a renda, que não é capaz de revelar as disparidades entre países ricos e pobres.

Em virtude da importância de sua pesquisa, em 1998 o economista recebeu o Prêmio Nobel de Economia pela criação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano que é divulgado em relatórios anuais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas para mensurar a qualidade de vida das populações.

Como é calculado o IDH?

O IDH é um índice que vai 0 (zero) a 1 (um), quanto mais próximo de zero, menor o desenvolvimento humano do país analisado. Quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país. Em todas as séries de análises ainda não existiu um país que tivesse índice zero e nenhum tão desenvolvido que chegasse ao índice 1 (um).

O IDH leva em consideração três dimensões básicas da qualidade de vida:

Saúde

Uma vida longa e saudável, medida pela expectativa de vida da população. Também chamada de esperança de vida ao nascer, é calculada a partir da média de anos que a população vive. Se em um país as pessoas morrem cedo, aos 40 ou 50 anos em média, isso possivelmente é reflexo de condições precárias de saneamento, nutrição e acesso a serviços de saúde.

Educação

O acesso ao conhecimento é mensurado por:

  • a) a média de anos de educação formal que uma pessoa recebeu durante a vida. O cálculo leva em conta pessoas com mais de 25 anos de idade. Quanto a média de anos de escolarização, maior será a parcela destinada à educação no cálculo do IDH.
  • b) a expectativa de anos de escolaridade que crianças em idade de iniciar a vida escolar, possivelmente receberão levando em conta os atuais padrões de oferta e permanência de educação escolar no país analisado.

Renda

O padrão de vida expressado pela renda per capita de cada país.

O índice é calculado utilizando os dados da Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, considerando o poder de paridade de compra (PPP). A RNB é a soma de todas as riquezas produzidas no país (PIB) somadas aos montantes juros, renda de aluguéis, honorários entre outros. Já o PPP é um cálculo que busca minimizar as diferenças no poder de compra, que variam de país para país.

IDH no Mundo

A própria Organização das Nações Unidas, quando do lançamento dos relatórios faz uma classificação dos países de acordo com os índices apresentados. Vejamos a seguir como ocorre essa categorização e alguns dos países que se encaixam nesses critérios (dados de 2018):

Foram listados 189 países em um ranking de qualidade de vida

IDH muito elevado

  • Noruega: 0,953 (1º lugar);
  • Suíça: 0,944 (2º);
  • Austrália 0,939 (3º).

IDH elevado

  • Irã: 0,798 (60º lugar);
  • Palau: 0,798 (61º);
  • Seicheles: 0,797 (62º);
  • Brasil 0,797 (79º lugar).

Países de médio IDH

  • Vietnã: 0,694 (117º);
  • Bolívia: 0,693 (118º);
  • Estado da Palestina: 0,686 (119º);
  • Iraque: 0,685 (120°).

Países de baixo IDH

  • Sudão do Sul: 0,388 (187º lugar);
  • República Centro-Africana; 0,367(188º);
  • Níger: 0,354 (189º lugar – último).

Fontes:

IPEA – Desafios do desenvolvimento – O que é IDH? http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2144:catid=28&Itemid=23

O que é o IDH – Pnud Brasil – http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idh.html

Desenvolvimento Humano para Além das Médias: 2017. – Brasília : PNUD : IPEA : FJP, 2017. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/IDH/desenvolvimento-alem-das-medias.pdf

Nota técnica – Folha de São Paulo – Cálculo dos índices de desenvolvimento humano – Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/20061108-idh-calculo.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/idh-indice-de-desenvolvimento-humano/

Por que o IDH é importante para um país?

O IDH é considerado um indicador de desenvolvimento da nação, além de ser um parâmetro de riqueza. Ao refletir os aspectos sociais e econômicos de um país, o IDH, serve também para analisar as áreas que precisam de mais atenção.

O que é o IDH e qual a sua importância?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças.

Qual a importância do IDH como indicador social?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice socioeconômico medido anualmente que avalia o desenvolvimento e progresso de uma localidade. Serve para analisar a perspectiva do desenvolvimento humano, além dos indicadores econômicos, como Produto Interno Bruto (PIB) e o PIB per capita.

O que é IDH e qual a sua importância Brainly?

Resposta. Resposta: Indicador que mede o desenvolvimento humano dos países membros da ONU. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador que mensura o grau de desenvolvimento humano dos países a partir de aspectos como educação, renda e saúde.