Por que os vírus não são considerados seres vivos o que eles são na verdade Brainly?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O vírus é um organismo microscópico e simples que não tem células. Sua estrutura é basicamente formada por ácido nucleico e proteínas. Por ser acelular e não ter metabolismo próprio, é facilmente adaptável aos ambientes onde entram. 

Portanto, os vírus se reproduzem no interior de uma célula hospedeira, provocando a duplicação do seu material genético e a síntese da proteína. O resultado desse processo é chamado de infecção viral e resulta em doenças que podem ser graves, como é o caso da covid-19 e da Aids, por exemplo.

A maioria dos vírus é muito seletiva quando vai atacar um hospedeiro. Geralmente atacam um ou poucos tipos de células. Embora possam se reproduzir, são classificados como seres não vivos por não terem células. Mas não há uma verdade absoluta que reine entre a comunidade científica. Entenda a polêmica. 

O vírus da gripe comum pode ser um transtorno na vida das pessoas.  (Fonte: Dragana Gordic/Shutterstock)

Quem defende que os vírus são seres vivos, argumenta que eles desenvolvem atividades consideradas complexas, já que conseguem burlar o sistema imunológico de outros seres, a ponto de provocarem doenças. 

Outro argumento que reforça a tese é o fato de que neles há a presença de material genético como DNA e/ou RNA. Dessa forma, conseguem transmitir suas características aos vírus a que deram origem, mesmo que esse conteúdo tenha origem em hospedeiros.

Os vírus também conseguem evoluir, pois se modificam com o tempo. Esse é um perfil interessante que foi observado, uma vez que os seres vivos que se adaptam conseguem sobreviver.

E por que o vírus não seria vivo?

Por outro lado, alguns pesquisadores defendem que os vírus não podem ser classificados como seres vivos pelo fato de não terem células. A teoria celular defende que todos os seres vivos são formados por células.

Além disso, esse microrganismo não demonstra potencial bioquímico para a produção de energia metabólica. Dessa maneira, não teria capacidade de respirar ou de se alimentar por conta própria, sendo dependente da célula hospedeira.

Por enquanto, a comunidade científica tem reunido argumentos que tendem a balançar para esse lado, ou seja, na hora do vestibular, vale a pena considerar que os vírus são uma criatura biologicamente interessante, mas sem vida. 

Novas descobertas devem aquecer o debate

Bioquímicos pesquisam os vírus, mas não concordam sobre classificá-los como seres vivos ou sem vida.  (Fonte: Maksim Shmeljov/Shutterstock)

Cientistas liderados pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, apresentaram um resultado de pesquisa sobre a descoberta de novos grupos inteiros de vírus (denominados de fagos gigantes) que infectam bactérias. Neles foram identificados genes que codificam partes do mecanismo celular.

Para esses pesquisadores, os fagos gigantes têm um número atípico de componentes do mecanismo de tradução, diferente de um vírus típico. Além disso, o estudo revelou que eles são mais comuns do que se acreditava e que, em determinados casos, conseguem produzir suas próprias proteínas (não precisam ter um hospedeiro para seu metabolismo). 

De acordo com esses especialistas, o que divide a vida da não vida é a existência de ribossomos e a capacidade de traduzir informação genética. Todos os vírus recém-descobertos têm genomas com mais de 200 mil pares de bases, enquanto o tamanho médio dos vírus conhecidos é de 52 mil pares de bases.

Assim, o dilema existencial sobre esse agente infeccioso merece avaliação constante. Por enquanto, considere no vestibular que eles não são vivos. Mas não se assuste se você vir a comunidade científica chegando a outra conclusão em alguns anos. Mais vírus têm sido estudados e levado a uma interpretação sob novos parâmetros do que é vida.

Fonte: Ciência em Ação, Mundo Educação, Ecycle, Brasil Escola.

Este conteúdo foi útil para você?

466684cookie-checkVírus são seres vivos? Saiba por que cientistas dizem que não

Por que os vírus não são considerados seres vivos o que eles são na verdade Brainly?
Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Qual o microrganismo envolvido? Protozoários do gênero Plasmodium. Pinterest/Divulgação

Publicidade

Durante o depoimento na CPI da Covid,  a oncologista e imunologista Nise Yamaguch foi questionada sobre adiferença entre um protozoário e um vírus. Ela tentou responder, mas se enrolou. A médica é defensora da prescrição de cloroquina para pacientes com covid-19.

E você, estudante, conseguiria responder, corretamente, essa questão? O GUIA te explica!

O que é um vírus?

Por que os vírus não são considerados seres vivos o que eles são na verdade Brainly?
Síndrome respiratória aguda grave 2 Twitter/Reprodução

Os vírus são formados, principalmente, por proteínas e ácidos nucleicos. Acelulados, os vírus só têm condições de realizar suas atividades vitais quando estão no interior de outras células vivas. Por isso, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.

Em razão dessas características peculiares, os vírus não são reconhecidos exatamente como seres vivos. Entretanto, é consenso que são sistemas biológicos, por possuírem ácidos nucleicos em sua constituição, além de sistemas de codificação genética.

O ácido nucleico pode ser tanto DNA quanto RNA. Alguns poucos vírus podem ter os dois. Em relação à reprodução, o vírus costumam infectar a célula hospedeira ligando suas proteínas virais à proteína receptora desta. Assim, acontece a multiplicação do material genético e, utilizando os ribossomos, nucleotídeos, aminoácidos e mitocôndrias celulares, eles comandam a síntese de proteínas e ácidos nucleicos, utilizando a energia oriunda do metabolismo do hospedeiro.

Continua após a publicidade

Assim, dão origem a novos vírus que, exceto quando ocorrem mutações, são semelhantes entre si. Esses poderão invadir outras células que, possivelmente, terão seu funcionamento prejudicado. Assim, um indivíduo com seu organismo infectado apresentará os sintomas típicos da doença viral que contraiu.

O que é um protozoário

Por que os vírus não são considerados seres vivos o que eles são na verdade Brainly?
A Giardíase é uma infecção intestinal causada pelo protozoário Giardia lamblia. Na forma de cisto, causa diarreia crônica com cheiro forte, fraqueza e cólicas abdominais, podendo acarretar deficiência vitamínica e mineral e levar crianças à morte. Ocorre em todo o mundo, mas é mais comum em áreas onde o saneamento básico e as condições de higiene são precárias. Creative Commons/Divulgação

Já os os protozoários são seres unicelulares (formados por apenas uma célula) e heterótrofos (não são capazes de sintetizar seu próprio alimento). Eles e pertencem ao Reino Protista, junto com as algas.

Os protozoários são eucariontes: o material genético é envolvido por uma membrana, formando o núcleo. A maioria deles apresenta vida livre, mas existem espécies parasitas, causadoras de doenças, como a doença de chagas, malária, amebíase e a giardíase. 

Com formas corporais variadas, eles ocupam ambientes úmidos ou vivem interior de outros organismos. Um classificação bem comum para os protozoários é a forma de locomoção. Existem os ciliados, que possuem cílios que auxiliam na locomoção, como o paramécio. Já os flagelados utilizam flagelos. Um exemplo desta segunda categoria é Tripanosoma cruzi, que causa a doença de Chagas.

Ainda existem os rizópodos que possuem pseudópodes, uma espécie de pés falsos. É o caso das amebas. E por fim, tem os esporozoários, grupo do Plasmodium vivax, causador da malária. Diferente das outras categorias, eles não têm uma estrutura locomotora. Simplesmente, são levados pelo ar ou água, por exemplo.

Continua após a publicidade

  • Biologia
  • coronavírus
  • Vírus

Por que o vírus não pode ser considerado um ser vivo Brainly?

Sem células, portanto, os vírus não são seres vivos. Além disso, a ausência de metabolismo nesses organismos é um ponto que sugere que não se tratam de seres vivos. Esses organismos também não conseguem se reproduzir fora de uma célula, e a reprodução é um ponto-chave para considerar um ser como vivo.

Por que os vírus são considerados seres vivos Brainly?

Não, pois para ser um ser vivo é necessário um conjuntos de características, e a principal é ter no mínimo uma celula( unicelular) os vírus só existem se tiverem um organismo no qual possam ficar.

Por que alguns pesquisadores afirmam que os vírus são seres vivos?

Quem defende que os vírus são seres vivos, argumenta que eles desenvolvem atividades consideradas complexas, já que conseguem burlar o sistema imunológico de outros seres, a ponto de provocarem doenças. Outro argumento que reforça a tese é o fato de que neles há a presença de material genético como DNA e/ou RNA.