Porque e tão difícil lidar com as diferenças?

#311

Os ensinamentos de João Appolinário que valem por um MBA

Os ensinamentos de João Appolinário que valem por um MBA

João Appolinário explica como criou um diferencial para a marca no mercado de varejo, como criou um sistema de vendas multicanal e o que ele avalia na hora de decidir se um negócio é ou não promissor

Ver todos os episódios

Incomodar-se com as diferenças fala mais a nosso respeito do que a história do outro

Nossa vida é repleta de oportunidades, histórias, curvas e novas chances de evoluirmos. Desde nossa infância nós temos a chance de convivermos com pessoas das mais diferentes características: altas, baixas, magras, cheinhas, loiras, morenas, agitadas, tranquilas e até mesmo com alguma deficiência física ou intelectual. A mágica da vida acontece neste encontro, dois mundos tão diferentes capazes de se completar e crescer juntos. Mas nem sempre enxergamos a diferença como oportunidade e eis que os conflitos surgem.

Seja nas relações interpessoais, profissionais ou afetivas, lidar com as diferenças virou um verdadeiro desafio. Algumas pessoas são mais aceleradas do que outras, algumas conseguem ser mais proativas do que outras e a grande maioria delas possui um ritmo particular para desempenhar tarefas específicas, mas isso quer dizer que o nosso jeito de fazer as coisas está certo, é o mais adequado ou a melhor opção, o nosso modo é apenas o nosso modo, uma fórmula que funciona para nós.

Imagine se todos os dedos de nossas mãos fossem iguais, mas suas formas e tamanhos tem uma razão de ser e existir, que bom não é? Assim são as pessoas, quando as diferenças e estilos são percebidos como novas oportunidades de enxergar o mundo a vida fica mais leva e colorida, afinal de contas deixaremos o julgamento de lado e passaremos a enxergar pela ótica da compaixão e generosidade.

Nos relacionamentos afetivos as vezes as garotas levam mais tempo para elaborar alguns sentimentos mais intensos, assim como alguns homens tem dificuldade em perceber pequenas mudanças que as mulheres se submetem ao longo da vida, seja por sua falta de atenção, despreocupação ou mesmo falta de interesse. Mas entenda, isso não quer dizer que esse casal não vai dar certo, isso apenas significa que eles são diferentes e se conseguirem perceber esses pontos como verdadeiras oportunidades de se completarem, eles encontrarão a mágica de um relacionamento pleno e pacífico.

O universo profissional não é diferente, percebo gestores repletos de conteúdo, estratégia e experiência, mas vazios no quesito compreensão das diferenças. Já presenciei alguns chefes achando que seus colaboradores eram lentos demais e por isso eles não serviam para função. O caso mais comum é ouvir “não sei porque eles não conseguem fazer do jeito que eu pedi, o meu jeito é muito melhor”. Esse pensamento é muito comum e traz diversos prejuízos a relação, porque o gestor se coloca em uma posição de inatingível expectativa, permitindo com que seus liderados nunca alcancem seu alto nível de desempenho.

Incomodar-se com as diferenças fala mais a nosso respeito do que a história do outro, o exercício que devemos praticar é: porque estou tão incomodado com essa diferença? Porque não consigo aceitar isso de coração aberto e mente tranquila? O que posso fazer para me adaptar a essa realidade que se apresenta?

Conviver com diferenças é de fato um privilégio, pois temos a oportunidade de evoluirmos, aprender coisas novas, conhecer um novo jeito de fazer as coisas que sempre fazíamos e acredite, é enriquecedor.

Experimente, vai valer a pena.

—————

Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.

Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato .

Confira a entrevista sobre esse assunto aqui.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas Ufal. Pós-Graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing pelo Centro Universitário – Cesmac. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes – Unit. Master Coaching e Mentoring Sistêmico ISOR. Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL. Mestrando em Psicologia na Universidade do Porto.

Porque e tão difícil lidar com as diferenças?

Como aprender a lidar com as diferenças?

Ser maduro profissionalmente permite saber lidar com as diferenças entre os indivíduos. "Imagino que para lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, temos que aprender compaixão, autocontrole, piedade, perdão, simpatia e amor – virtudes sem as quais nem nós, nem o mundo, podemos sobreviver."

O que significa lidar com as diferenças?

A disposição em poder inserir o diferente em nossa vida é uma qualidade que remete a evolução e progresso do ser humano. Saber lidar com as diferenças exigirá sabedoria. O diferente não precisa ser melhor nem pior a mim, ele precisa ser respeitado.

Como lidar com o diferente?

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Como lidar com as diferenças psicologia?

É preciso aprender a tolerar. O psicólogo Antenor Salzer Rodrigues explica que as diferenças são benéficas para um relacionamento. "As divergências de gostos e opiniões estão presentes em tudo na vida. É aprendendo a lidar com elas que as pessoas amadurecem", afirma.

Qual a importância de respeitar as diferenças entre as pessoas?

Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.

Porque devemos respeitar uns aos outros?

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.

Por que é difícil lidar com o diferente?

Em nossas relações, semelhanças e interesses em comum tendem a despertar simpatia e empatia mútua, incentivando a proximidade gradual. Já as diferenças tendem a ser motivo de conflitos e distanciamento. É fácil manter uma relação com alguém que é super parecido com você.

Por que é tão difícil conviver com as diferenças?

Isto se deve pelas diferenças que existem entre as pessoas: o modo de pensar, a maneira de sentir, a maneira de ser, tudo isto é individual e se estabelece em dependência à uma história de vida pessoal. Cobra-se muito que o outro funcione como um espelho, que sinta como nós, que aja como nós, que pense como nós.

Qual a importância de respeitar as pessoas?

O respeito é um dos valores essenciais nas relações humanas. ... O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações.

Qual a importância das diferenças?

Somente quando o ser humano se abre para a diversidade é que pode reconhecer a si próprio. Na diferença é que surge a compreensão da identidade própria, aliás, é nesse momento de autoconsciência que a pessoa sai do seu universo egoístico para entrar no campo do diálogo e do convívio fraterno com as outras pessoas.

Como lidar com as diferenças?

  • Como lidar com as diferenças? Com as diferenças não se lidam. As diferenças se entendem e se aceitam. Pois aquilo que enxergamos como diferente é o lugar comum do outro. É o ponto de referência a que se apegam e que os motiva. Para o outro, os diferentes somos nós. Não existem pessoas totalmente idênticas.

Como lidar com pessoas?

  • Por isso, lidar com pessoas é uma arte que nos exige flexibilidade, paciência, atenção e bom senso, além de tolerância e amor ao próximo. Reinaldo Passadori – Professor e Diretor do Instituto Passadori, especialista em Desenvolvimento Humano e Comunicação Verbal.

Como saber lidar com o diferente?

  • Saber lidar com o diferente é algo raro, pois é mais fácil julgar do que entender e respeitar. Não julgue um amor por ser diferente do seu. Cada pessoa sabe a dor e a alegria que traz dentro do coração e, às vezes, você não sabe o quão dolorosa é a luta de alguém para estar apontando o dedo e falando que está totalmente errado.

Como identificar as características das pessoas?

  • Resposta simples e direta: Estudando-as, conhecendo-as e atuando com elas, considerando seus respectivos estilos. Quanto mais conhecermos suas tendências e características, maior será a probabilidade de nos unirmos empaticamente e com elas nos relacionarmos. Há muitos estudos que sinalizam as características distintas das pessoas.

Porque é tão difícil a convivência entre as pessoas?

Outra razão que faz de nós humanos, seres complicadinhos, é o temperamento. Você certamente conhece alguém que é um amor de pessoa e sabe conviver com todo mundo. Mas certamente você já teve que conviver com alguém cujo temperamento é tão forte e explosivo que é capaz de arrumar confusão até sem querer.

Como lidar com as diferenças entre as pessoas?

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças..
Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado..
Aprenda a ouvir. ... .
Resolva seus problemas com diálogo. ... .
Seja educado. ... .
Trate as pessoas como quer ser tratado..

Por que é bom conviver com pessoas diferentes de nós?

Além de ser fonte de constante aprendizado e evolução, é a partir das diferenças que histórias são construídas. Cada qual com sua beleza pois, justamente, possuem peculiaridades que as tornam únicas. Afinal, somos todos diferentes.

Como lidar com as diferenças no ambiente de trabalho?

Para que os colaboradores se adaptem às diferenças uns dos outros, é preciso criar formas de impulsionar o respeito mútuo. Realizar mostras culturais pode ser uma ótima ideia para promover a interação de diferentes costumes e conscientizar sobre a postura madura de tolerância.