Porque um corpo pode estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo?

O estado de movimento de um corpo define-se como sendo aquele em que o corpo altera a sua posição, relativamente a um referencial, ao longo do tempo.

Um corpo está em repouso quando a sua posição, relativamente a um referencial, permanece inalterado ao longo do tempo.

O estado de movimento ou de repouso dependo do referencial que é usado, sendo por isso um estado relativo. Um corpo pode estar em repouso, relativamente a um referencial, e ao mesmo tempo em movimento, relativamente a outro referencial.

Um dos exemplos mais comuns é utilizar diferentes referenciais num autocarro em andamento, com vários passageiros no seu interior. Se utilizarmos como referencial do movimento o condutor do autocarro, todos os passageiros que vão sentados no seu interior estão em repouso relativamente a ele. Se utilizarmos como referencial uma pessoa parada no passeio, todos os passageiros estão em movimento relativamente a essa pessoa.

Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele e todos os passageiros se aproximam de você. Logo, percebemos então que o conjunto: ônibus, passageiros e motorista, se movimenta.

As pessoas que estão dentro do ônibus não percebem o motorista nem se afastar e nem se aproximar, para eles (passageiros) o motorista está quieto, ou seja, está em repouso.

Vemos então que para um mesmo evento simultâneo as condições de movimento e repouso são relativas e dependem de quem as observa.

Faça o seguinte: deite sobre sua cama e fique quietinho. Agora faça a seguinte pergunta a si mesmo: Estou em movimento ou em repouso? Se você responder a pergunta com relação à cama na qual está deitado, com certeza você estará em repouso. Agora, imagine que há um observador no Sol e de lá ele vê você deitadinho em sua cama; como a Terra gira em torno do Sol e você está sobre a Terra, logo ele perceberá você em movimento.

Vemos então que para um determinado corpo estar em movimento, a sua posição deve ser mudada no decurso do tempo com relação a um observador; e para um determinado corpo estar em repouso, a sua posição não deve mudar no decurso do tempo com relação a um observador.

Quando escolhemos um observador para a determinação e identificação do estado de repouso ou movimento de um corpo, estamos estabelecendo o referencial ou o sistema de referências em que um evento será analisado.

Conclui-se que movimento e repouso são relativos, ou seja, dependem do sistema de referência adotado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porque um corpo pode estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo?

Motorista de ônibus, o referencial determina seu estado de movimento ou repouso.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Mecânica - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Referencial, Movimento e Repouso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/referencial-movimento-repouso.htm. Acesso em 23 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Física
Porque um corpo pode estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo?

Imagine que você esteja sentado(a) dentro de um ônibus. Já imaginou ???

Será que você está em repouso ou em movimento? Pense bem antes de responder !!!

Vou fazer a pergunta de maneira diferente. Em relação ao passageiro sentado ao seu lado você está em repouso ou em movimento ? É claro que sua resposta será: “…estou em repouso.”

Mas e em relação aos postes de iluminação pública, na calçada, você está em repouso ou em movimento? É claro que agora sua resposta certamente será: “…estou em movimento”.

Ora, afinal de contas você está em repouso ou em movimento ???

Pois é, sempre que você ouvir falar que algo está em movimento ou em repouso, este movimento ou repouso será em relação a algum outro corpo, adotado como referencia. Um corpo pode muito bem estar em movimento em relação a algum objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado como referencia, de referencial .

No seu caso, sentado no ônibus, se o referencial for o poste da rua você estará em movimento , mas se o referencial for a pessoa sentada ao seu lado, você estará em repouso .

Lembre-se: todo movimento é relativo, ou seja, depende de um referencial !!!

Na grande maioria dos casos, para facilitar as coisas, adotaremos o planeta Terra como referencial, o que sempre acabamos fazendo inconscientemente, mas tome muito cuidado pois nem sempre isso ocorre.

Trajetórias (Tipos de movimentos)

Existem dois tipos de trajetórias, ou movimentos. A trajetória curva e a trajetória reta. Chamamos estas trajetórias de movimento curvilíneo e movimento retilíneo .

Como já vimos que o movimento depende do referencial, a trajetória também dependerá. Portanto um corpo poderá realizar movimento retilíneo em um referencial e curvilíneo em outro. Daí a importância de sabermos qual o referencial está sendo adotado.

Veja o esquema:

Porque um corpo pode estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo?

Também podemos dividir os movimentos retilíneos e curvilíneos em três tipos diferentes

uniforme : a velocidade do corpo não muda com o passar do tempo;

acelerado : a velocidade do corpo aumenta com o passar do tempo;

retardado : a velocidade do corpo diminui com o passar do tempo.

Assim, podemos melhorar o esquema acima da seguinte forma:

Porque um corpo pode estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo?

O que significa cada movimento…

  • Movimento retilíneo uniforme : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade nunca muda.
  • Movimento retilíneo acelerado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade aumenta com o tempo.
  • Movimento retilíneo retardado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade diminui com o tempo
  • Movimento curvilíneo uniforme : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade nunca muda.
  • Movimento curvilíneo acelerado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade aumenta com o passar do tempo.
  • Movimento curvilíneo retardado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade diminui com o passar do tempo.

    Por: Enaol Pesquisas Educacionais

  • Quando um corpo está em movimento e repouso ao mesmo tempo?

    Um corpo pode muito bem estar em movimento em relação a algum objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado como referencia, de referencial .

    Por que é possível afirmar que mesmo estando em repouso podemos estar em movimento?

    Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial. Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro.

    O que é referencial e como ele explica se um corpo está em movimento ou repouso?

    O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço. Só podemos dizer que um objeto está em movimento ou não a partir de um referencial. É possível que um corpo esteja em movimento para um observador e parado para outro.

    O que determina o movimento é repouso?

    Repouso: é definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo. Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo.