Quais as mudanças ocorreram no modo de vida das primeiras comunidades após a sedentarização?

Grátis

5 pág.

Quais as mudanças ocorreram no modo de vida das primeiras comunidades após a sedentarização?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	No período Neolítico, ocorreram mudanças significativas no modo do ser humano viver e se organizar. Entre estas mudanças e transformações, podemos citar a Revolução Urbana. Sobre a Revolução Urbana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A metalurgia, a roda, o carro de bois e o barco a vela parecem ter sido invenções devidas ao homem e, certamente, fortaleceram a sua posição econômica.
PORQUE
II- As invenções tecnológicas da época contribuíram para a criação de cidades, que surgiram em regiões distantes das margens de grandes rios, favorecendo práticas agrícolas. A água próxima à cidade se tornou um grande problema devido às inundações em épocas de cheias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	2.
	O homem vivia de forma nômade, e aos poucos foi se fixando em regiões próximas aos rios, onde tinha água potável para os homens da tribo e para os animais. O surgimento das primeiras civilizações respeitava as características peculiares de cada região. Sobre o processo de sedentarização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de sedentarização do homem ocorreu de forma lenta e homogênea.
(    ) Os primeiros registros de moradia dos homens ocorreu no Vale da Mesopotâmia.
(    ) A finalização do processo de sedentarização durou cinquenta anos.
(    ) O sucesso da sedentarização do homem só foi possível pelo conhecimento da agricultura e pecuária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	A manifestação religiosa está presente em todas as culturas e pode ser definida como o conjunto das atitudes e atos pelos quais o homem se prende e se liga ao divino ou manifesta sua dependência em relação aos seres invisíveis, tidos como sobrenaturais. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Na época da escravidão, os negros vindos ao Brasil eram obrigados a se converter para o catolicismo.
II- As manifestações rituais e os costumes eram permitidos e podiam ser praticados pelos escravos afrodescendentes somente nas senzalas.
III- O Candomblé e a Umbanda são exemplos de religiões trazidas da África pelos escravos daquela época.
IV- A vinda dos escravos africanos dos diferentes locais da África fragmentou as estruturas religiosas. Assim, os negros partilharam seus diferentes conhecimentos e cultos, o que culminou na criação de religiões afro-brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	A colonização no Brasil ocorreu aproximadamente trinta anos depois do seu descobrimento. A colonização se deu como uma estratégia de ocupar e proteger o território. Sobre a colonização portuguesa, analise as sentenças a seguir:
I- A exploração da madeira do pau-brasil trouxe muitos traficantes de madeiras africanos.
II- Foi através de escambo que os europeus mantiveram a mão de obra dos indígenas.
III- Concomitantemente com a vinda dos africanos para o trabalho escravo, criou-se a primeira lei proibindo o trabalho escravo dos indígenas.
IV- O alto custo dos escravos africanos culminou na escravidão indígena pelos colonos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Durante o processo de fixação das aldeias e comunidades próximas aos locais de cultivo, o ambiente natural sofreu profundas modificações. É nesse período que surgiram também os primeiros aglomerados humanos, que precisava dar vazão ao excedente agrícola produzido. Dentro deste contexto, e com relação às alterações nos ecossistemas naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A urbanização ocorreu preferencialmente em terras férteis, próximas a rios e vales. A construção de diques e reservatórios era uma prática comum a este tempo.
(    ) A transformação dos leitos dos rios mudou características essenciais para a manutenção desses ecossistemas. O que antes era um rio de corredeiras, passou a ser lêntico, influenciando sobre a qualidade de água.
(    ) O uso de tecnologias favoreceu a ampliação das populações, e, no que tange à exploração dos recursos hídricos, entende-se que os rios passaram a "trabalhar" para o homem e a comunidade de entorno, mas não foram decisivos para seu estabelecimento.
(    ) O assentamento das cidades, o uso contínuo dos recursos da terra e a utilização de novas tecnologias, foram fatores preponderantes para o esgotamento do meio ambiente a níveis insustentáveis, observado muitos anos depois.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	As primeiras atividades agrícolas foram há aproximadamente 10 mil anos e foram um marco para a evolução do homem. Foi nesse momento que o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário. No entanto, essa transformação ocorreu de maneira heterogênea em diferentes regiões. Sobre onde ocorreu a transformação agrícola, em ordem cronológica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Israel, África tropical, China, Índia, Europa e Américas.
	 b)
	África tropical, Israel, Américas, Europa, China e Índia.
	 c)
	Israel, Índia, China, Europa, África tropical e Américas.
	 d)
	Índia, China, Europa, Israel, Américas e África tropical.
	7.
	O modo de vida original do ser humano, de acordo com a antropologia, o nomadismo, foi substituído pelo sedentarismo devido à revolução neolítica. Com relação às diferenças entre nomadismo e o sedentarismo no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nomadismo.
II- Sedentarismo.
(    ) Modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência.
(    ) Economia coletora motivada pela deslocação das populações que, na procura constante de alimentos, acompanhavam as movimentações dos próprios animais que pretendiam caçar.
(    ) Constituem a maioria da população mundial, ora vivem em cidades, onde têm trabalho e moradia fixos, ora vivem do campo, explorando os recursos naturais renováveis, como as fontes de água, a agricultura e a pecuária.
(    ) Data de aproximadamente 10 mil anos, quando a transformação climática permitiu o início da produção de alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - II.
	 b)
	I - II - I - I.
	 c)
	I - I - II - II.
	 d)
	II - I - II - I.
	8.
	A cultura é um patrimônio importante de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar, que é transferido, criado e recriado de geração em geração. Com relação à cultura indígena brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- O povo indígena influenciou na medicina através da quinina, empregada como medicamento na cura da malária, entre outros exemplos.
II- O consumo de alguns alimentos, como a mandioca, milho, batata-doce, amendoim foi introduzido através dos índios.
III- Várias palavras utilizadas no nosso cotidiano são de origem indígena, como: paraná, maracanã, ipanema, carioca.
IV- O samba, o maracatu, a capoeira, que deram origem a diversos subgêneros musicais, tiveram seu início na cultura indígena.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.

Página12

Qual é a relação entre a sedentarização e as mudanças ocorridas nas comunidades agrícolas?

Resposta. Resposta: A relação é de extrema importância para a passagem humana do período paleolítico (idade da pedra lascada) para o neolítico (idade da pedra polida).

Quais são as características do processo de sedentarização?

Sedentarização é basicamente quando um povo deixa de ser nômade para se fixar e lugar próprio. Processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa,a partir das práticas agrícolas. Assim,ele deixa de ser nômade, isto é, deixa de viver permanentemente mudando de lugar.

Como viviam as primeiras comunidades?

As primeiras comunidades humanas viviam de maneira primitiva e rudimentar, sendo normalmente nômades, que iam de local a local usufruindo e esgotando os recursos vegetais e animais da região.

O que contribui para o surgimento das primeiras comunidades?

Outra conseqüência direta foi o aumento da população humana, que naturalmente abriu caminho para a formação de comunidades bem mais numerosas. Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas.