Quais das seguintes opções são artefatos no Scrum selecionar mais de 1 opção?

O Scrum � um framework criado no inicio dos anos 90 e muito utilizado hoje para o desenvolvimento de software. O Scrum � dito como sendo um framework, pois ele n�o prescreve nada, n�o � um processo e nem mesmo uma t�cnica e � perfeitamente adapt�vel. No Scrum podemos incluir diversas t�cnicas utilizadas em outros processos, dessa forma podemos sempre melhora-lo.

Este framework tem como principal caracter�stica adotar uma estrat�gia iterativa e incremental como � feito em diversos processos de software como Extreme Programming, Lean, entre outros. Esse tipo de abordagem � a melhor alternativa para que possamos aperfei�oar a previs�o de quando o produto ser� entregue e controlar os riscos do software sendo desenvolvido.

O Scrum � considerado leve, simples de entender, mas extremamente dif�cil de domin�-lo.

No restante do artigo veremos quais s�o os participantes, eventos, pap�is, artefatos e as regras do Scrum.

Participantes do Scrum

O Scrum � composto por um time que consiste do Product Owner, da Equipe de Desenvolvimento e do Scrum Master. Esse time � auto organiz�vel, ou seja o pr�prio time escolhe as melhores formas para completarem o trabalho sem precisar serem dirigidos por outras pessoas, e multifuncional, ou seja possuem as habilidades necess�rias para realizar o trabalho sem depender de outros que n�o s�o parte da equipe. Todas essas caracter�sticas ajudam o time Scrum a ganhar mais em produtividade, criatividade e flexibilidade.

Explicando de forma mais objetiva os participantes do time Scrum temos primeiramente o Product Owner que � o respons�vel por gerenciar o Backlog do Produto, que ser� melhor visto posteriormente. Dessa forma, o Product Owner expressa para a equipe os itens do Backlog do Produto, ordena os itens, garante o valor o trabalho que foi realizado pelo time de desenvolvimento, garante a visibilidade do Backlog do produto e garante que a equipe de desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto. Como pode ser verificado, o Product Owen � uma pessoa que est� perto do cliente e entende o que o cliente quer e o que ele acha priorit�rio.

A equipe de desenvolvimento � composta por todos aqueles que t�m a responsabilidade de realizar o trabalho de entregar uma vers�o �us�vel� que incrementa o produto ao final de cada Sprint. Portanto, essa equipe � composta pelos profissionais t�cnicos que sabem como fazer o produto que o cliente vai usar. Essa equipe � estruturada e autorizada pela organiza��o para organizar e gerenciar seu pr�prio trabalho. Isso impulsiona a equipe a ter uma maior efici�ncia e efic�cia. A Equipe de Desenvolvimento tem como caracter�sticas a auto-organiza��o onde eles sabem como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades potencialmente utiliz�veis pelos clientes. A equipe de desenvolvimento tamb�m possuem caracter�sticas multifuncionais onde eles possuem habilidades necess�rias para criar o incremento do produto e n�o possuem especialidades, ou seja, n�o s�o totalmente dedicados a dom�nios espec�ficos como teste ou an�lise de neg�cio.

O Scrum Master tem como responsabilidade garantir que o Time Scrum entenda toda a teoria, pr�tica e regras do Scrum e que tudo seja aplicado nos projetos. O Scrum Master tamb�m ajuda o Product Owner encontrando t�cnicas para gerenciar de forma efetiva o Backlog do Produto, a comunicar a vis�o, objetivo e itens do Backlog do Produto, ensinar ao TimeScrum como criar itens de Backlog do Produto que sejam claros e concisos, a compreender o planejamento do produto como um todo, a compreender e praticar a agilidade e ajuda a praticar os eventos do Scrum, que ser�o vistos posteriormente. Al�m de ajudar o Product Owner o Scrum Master tamb�m ajuda a Equipe de Desenvolvimento treinando a equipe em autogerenciamento e interdisciplinaridade, ensina e lidera a equipe de desenvolvimento na cria��o de produtos de alto valor, e remove eventuais impedimentos que a equipe venha a possuir. O Scrum Master tamb�m pode servir � organiza��o liderando e treinando a organiza��o na ado��o do Scrum, ajudando funcion�rios de outros projetos e outras equipes a compreender e aplicar o Scrum, e em diversas outras situa��es onde o Scrum Master possa atuar e ajudar.

Eventos do Scrum

O SCRUM tamb�m possui alguns eventos que s�o utilizados para criar uma rotina e tamb�m minimizar qualquer outra reuni�o que n�o sejam as definidas pelo SCRUM. Todos os eventos do SCRUM possuem uma dura��o m�xima. Al�m disso, todos os eventos devem ser realizados, isso garante transpar�ncia e inspe��o criteriosa.

Todo projeto realizado com SCRUM possui uma Sprint, que tem dura��o de um m�s ou menos, onde se cria o produto que ser� utilizado pelo cliente. Essas Sprints s�o compostas por uma reuni�o de planejamento, reuni�es di�rias, o trabalho de desenvolvimento, uma revis�o da Sprint e a retrospectiva da Sprint.

Nas Sprints tem-se a defini��o do que � para ser constru�do, um plano bem projetado e flex�vel que ser� respons�vel por guiar a constru��o, o trabalho e o resultado do produto.

O primeiro evento da Sprint � a reuni�o de planejamento que � onde planejamos a Sprint. Todo o time Scrum participa desta reuni�o. A dura��o m�xima para este evento � de oito horas para uma Sprint de um m�s, se a Sprint for menor o tempo do evento tamb�m dever� ser menor. Por exemplo, uma Sprint de duas semanas ter� uma reuni�o de planejamento de quatro horas.

Essa reuni�o � composta por duas partes onde normalmente respondemos as perguntas abaixo em cada metade do tempo:

  • O que ser� entregue como resultado do incremento da pr�xima Sprint?
  • Como o trabalho necess�rio para entregar o incremento ser� realizado?

Na primeira pergunta nos concentramos em respond�-la na primeira parte da reuni�o de planejamento. Nesta parte a equipe de desenvolvimento trabalha para prever as funcionalidades que ser�o desenvolvidas durante a Sprint. Para isso o Product Owner apresenta os itens do Backlog do Produto ordenados para a Equipe de Desenvolvimento e todo o Time Scrum colabora com o entendimento do trabalho da Sprint.

Dessa forma, a reuni�o de planejamento possui como entrada o Backlog do Produto, o mais recente incremento do Produto, a capacidade projetada da Equipe de Desenvolvimento e o desempenho passado de outras Sprints. A equipe de desenvolvimento seleciona o n�mero de itens do Backlog do produto para a Sprint, somente a equipe de desenvolvimento pode avaliar o que pode ser completado ao longo da pr�xima Sprint.

A segunda parte da reuni�o � respons�vel por responder a pergunta "Como o trabalho necess�rio para entregar o incremento ser� realizado?". Agora que o trabalho foi selecionado, a Equipe de Desenvolvimento decide como ir� construir essas funcionalidades durante a Sprint e transform�-las em um incremento do Produto. Os itens de Backlog do Produto selecionados para a Sprint, junto com o plano de entrega destes itens � chamado de Backlog da Sprint. Com o trabalho planejado pela Equipe de Desenvolvimento para os primeiros dias da Sprint, este � decomposto em unidades de um dia de dura��o ou menos at� o final desta reuni�o. A Equipe de Desenvolvimento se auto-organiza para realizar todo o trabalho do Backlog da Sprint, tanto durante a reuni�o de planejamento da Sprint quanto no que for necess�rio durante a Sprint. Nessa segunda parte da reuni�o pode ser interessante chamar o Product Owner ou ent�o especialistas para ajudar a determina o trabalho suficiente para finalizar os itens da Sprint.

Outro evento utilizado no SCRUM � a Reuni�o Di�ria que tem um tempo definido de 15 minutos. Essa reuni�o � utilizada para que a equipe de desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano para as pr�ximas 24 horas.

Nesta reuni�o inspeciona-se o trabalho desde a �ltima reuni�o di�ria (ocorrida na manh� anterior), e prev� o trabalho que ser� feito antes da pr�xima reuni�o di�ria (na manh� seguinte).

O ideal � que a reuni�o di�ria ocorra todos os dias e sempre no mesmo hor�rio e no mesmo local. Durante esta reuni�o cada integrante da equipe de desenvolvimento responde as seguintes perguntas:

  • O que foi completado desde a �ltima reuni�o?
  • O que ser� feito at� a pr�xima reuni�o?
  • Quais os obst�culos que est�o no caminho?

Esta reuni�o � bastante importante para avaliar o progresso em dire��o ao objetivo da Sprint. A reuni�o di�ria aumenta significativamente o objetivo da Sprint. O Scrum Master � respons�vel por assegurar que a equipe de desenvolvimento tenha a reuni�o, e a equipe de desenvolvimento � respons�vel por conduzir a reuni�o di�ria. O Scrum Master tamb�m ensina a equipe de desenvolvimento a manter a reuni�o di�ria dentro dos 15 minutos permitidos.

Entre as vantagens da reuni�o di�ria temos uma melhoria nas comunica��es, elimina��o de outras reuni�es, identifica��o e remo��o de impedimentos para o desenvolvimento, e melhoria no n�vel de conhecimento da Equipe de Desenvolvimento. Esta � uma reuni�o chave para inspe��o e adapta��o.

A Revis�o da Sprint por sua vez � um evento executado ao final da Sprint para inspe��o de como foi a Sprint e se � necess�rio uma adapta��o do Backlog do Produto. Durante esta reuni�o o Time Scrum e as partes interessadas trocam ideias sobre o que foi feito na Sprint. Esta reuni�o � informal e a demonstra��o do que foi feito na Sprint motiva a obten��o de coment�rios e promove a colabora��o. A reuni�o da Sprint n�o pode ultrapassar 4 horas de dura��o para uma Sprint de um m�s, devendo diminuir o tempo para Sprints menores.

Portanto, na Revis�o da Sprint temos os seguintes elementos:

  • O Product Owner identifica o que foi feito e o que n�o foi feito na Sprint.
  • A Equipe de desenvolvimento discute o que foi bem e quais problemas ocorreram e como foram resolvidos dentro da Sprint.
  • A Equipe de desenvolvimento demonstra o trabalho que est� feito e responde quaisquer quest�es relativas ao incremento.
  • O Product Owner discute como o Backlog do Produto est� atualmente e projeta as datas de conclus�o baseando-se no progresso at� agora.
  • Todo o grupo discute sobre o que fazer na pr�xima Sprint. Com isso a reuni�o de revis�o tamb�m fornece entradas para a Reuni�o de Planejamento.

Assim sendo, a reuni�o de revis�o � um Backlog do Produto revisado e define tamb�m o prov�vel Backlog do Produto para a pr�xima Sprint. Nada impede tamb�m do Backlog do Produto ser ajustado para atender as novas oportunidades.

Por fim, o �ltimo evento que temos � a Retrospectiva da Sprint que � onde o Time Scrum inspeciona a si pr�prio e cria um plano para melhorias a serem aplicadas nas pr�ximas Sprints. Esta reuni�o de retrospectiva sempre ocorre antes da reuni�o de planejamento da pr�xima Sprint. O tempo estimado para a reuni�o de retrospectiva � de tr�s horas para uma Sprint de um m�s, podendo ser menor se a Sprint for menor.

O prop�sito da Reuni�o de Retrospectiva da Sprint �:

  • Inspecionar como foi a �ltima Sprint em rela��o �s pessoas, rela��es, processos e ferramentas.
  • Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e poss�veis melhorias.
  • Criar um plano para que sejam implementadas melhorias no modo que o Time Scrum faz o seu trabalho.

Essa reuni�o de retrospectiva ajuda o Time Scrum a melhorar, melhorar o processo de desenvolvimento e as pr�ticas. Al�m disso, o Time Scrum planeja formas para aumentar a qualidade do produto.

Artefatos do Scrum

Os artefatos do Scrum s�o projetados para fornecerem a transpar�ncia das informa��es necess�rias para assegurar que o Time Scrum tenha sucesso na entrega do produto.

O primeiro artefato do Scrum � o Backlog do Produto que se trata de uma lista ordenada de tudo que deve ser necess�rio para o produto. O respons�vel pelo Backlog do Produto � o Product Owner, e isso inclui o conte�do do Backlog do Produto, a disponibilidade e a ordena��o. O Backlog do Produto nunca est� completo. No inicio o Backlog do Produto tem apenas os requisitos inicialmente conhecidos e melhor entendidos, ap�s isso o Backlog do Produto vai evoluindo tanto quando o produto e o ambiente na qual ele ser� utilizado. Portanto, o Backlog do Produto � din�mico, mudando sempre para identificar o que o produto necessita para ser mais apropriado, competitivo e �til. Enquanto o produto existir o Backlog do produto tamb�m existir�, sempre se adequando quando for necess�rio.

No Backlog do Produto temos as caracter�sticas, fun��es, requisitos, melhorias e corre��es que formam as mudan�as que devem ser feitas no produto nas futuras vers�es. Todos os itens do Backlog do Produto possuem os atributos da descri��o, ordem e estimativa. O Backlog do Produto � ordenado por valor, risco, prioridade e necessidade. Todos os itens que est�o no topo do Backlog do Produto determinam as atividades de desenvolvimento mais priorit�rias. Quanto maior a ordem de um item mais o item deve ser considerado e, portanto mais claros e mais detalhados esses itens devem ser em rela��o aos itens de ordem mais baixa.

� sempre bom ressaltar que mudan�as nos requisitos de neg�cio, condi��es de mercado ou tecnologia podem causar mudan�as no Backlog do Produto. Assim, o Backlog do Produto � usado para descrever o trabalho previsto para o produto. A equipe de desenvolvimento em conjunto com o Product Owner colaboram nos detalhes dos itens do Backlog do Produto adicionando detalhes, estimativas e ordem aos itens no Backlog do Produto. Por�m os itens do Backlog do Produto tamb�m podem ser atualizados a qualquer momento pelo Product Owner. De uma forma geral a Equipe de Desenvolvimento � respons�vel por todas as estimativas. O Product Owner deve influenciar o Time, ajudando no entendimento e nas decis�es conflituosas de troca, mas as pessoas que ir�o realizar o trabalho fazem a estimativa final.

Outro artefato muito importante no Scrum � o Backlog da Sprint que se trata de um conjunto de itens do Backlog do Produto selecionados para a Sprint. No Backlog da Sprint temos uma previs�o da Equipe de Desenvolvimento sobre qual funcionalidade estar� na pr�xima vers�o que ser� entregue ao cliente. O Backlog do Produto torna vis�vel todo o trabalho que a Equipe de Desenvolvimento identifica como necess�rio para atingir o objetivo da Sprint, al�m disso, o Backlog da Sprint tamb�m pode ser modificado pela equipe de desenvolvimento ao longo da Sprint na medida em que se tem mais conhecimento do que deve ser feito. Somente a Equipe de Desenvolvimento pode alterar o Backlog da Sprint durante a Sprint. Portanto, podemos concluir que o Backlog da Sprint � altamente vis�vel, esse Backlog � como uma imagem em tempo real do trabalho que a Equipe de Desenvolvimento planeja completar durante a Sprint. O Backlog da Sprint pertence exclusivamente � Equipe de Desenvolvimento.

Com isso, neste artigo vimos o que � o Scrum e quais s�o seus pap�is, eventos, regras, etc. Tamb�m verificamos que o Scrum funciona como um framework para que sejam agregadas outras t�cnicas, metodologias e pr�ticas.

Bibliografia

[1] Mike Cohns: Succeding with Agile. Dispon�vel em //www.mountaingoatsoftware.com/blog/

[2] Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Scrum Guide. Dispon�vel em //www.scrum.org

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Por Higor Em 2013

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Quais são os artefatos no Scrum?

Existem três Artefatos: Product Backlog, Sprint Backlog e Product Increment.

Quais são os 3 artefatos do Scrum?

Artefatos do Scrum.
Product Backlog: O Product Backlog é uma lista priorizada de tudo o que pode ser incluído em um produto, além de ser a manifestação da visão e do business case para o produto. ... .
Sprint Backlog: ... .
Product Increment:.

O que são e para que servem os artefatos do Scrum?

Este artefato é a lista de itens selecionados do topo do Product Backlog, devidamente refinado e preparado para o time desenvolver durante um sprint. Esta lista pertence ao time de desenvolvimento. Esse artefato auxilia o time a atingir o objetivo do sprint e acrescentar ao produto esperado.

Quais das seguintes opções são Eventos do Scrum?

Os quatro eventos scrum são: Planejamento de sprint. Reunião diária. Revisão do sprint. Retrospectiva do sprint.

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