Quais eram as atividades econômicas de Pernambuco e São Vicente?

Ouça este artigo:

Martim Affonso de Sousa fundou em janeiro 1532 a primeira vila brasileira, São Vicente, que em setembro do mesmo ano se tornaria a Capitania Hereditária de São Vicente, sendo ele o donatário.

A chegada de Martim Affonso foi fácil devido à presença de portugueses na região, que já estavam instalados lá havia anos e já tinham estabelecido um bom contato com os índios locais.

A Capitania de São Vicente, apesar de ter sido a primeira vila brasileira, porém, não prosperou na produção de açúcar, por ser uma Capitania litorânea, e ser barrada na Serra do Mar. Além da geografia não favorecer a região, São Vicente sofria vários ataques de contrabandistas e corsários, o que o tornava uma Capitania sem segurança.

Martim Affonso de Sousa não permaneceu muito tempo no Brasil, deixando sua Capitania nas mãos dos muitos portugueses que permaneceram aqui, como Braz Cubas, que depois se tornou capitão-mor da capitania. Esses portugueses é que realmente colonizaram a região. Com destaque para os jesuítas, que serviam como mediadores entre os nativos locais e os colonizadores portugueses, e fundaram muitas outras vilas, sendo a mais famosa de todas a vila de São Paulo.

A colonização da Capitania de São Vicente aconteceu, por dois importantes motivos, o primeiro por defesa, pois essa capitania se encontrava muito próxima dos domínios espanhóis, e o segundo e mais importante, foi por conter nela ouro e prata, o que desencadeou a busca pelo “el dorado”, trazendo muitos aventureiros portugueses que buscavam riquezas.

Leia também:

  • Capitanias hereditárias

Fontes
http://www.klepsidra.net/klepsidra9/martim.html
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/lit_planalto.html

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/capitania-de-sao-vicente/

Arquivado em: Brasil Colônia

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

A produção de açúcar foi a principal atividade econômica da colônia portuguesa na América até o século XVIII. O sistema de plantation concentrou-se no litoral. Mas, durante o período colonial, outras atividades se destacaram. Vamos tratar de duas delas: a pecuária e a mineração do ouro.

Questão 1

Erivaldo Fagundes Neves é um historiador baiano que estuda o sertão. A seguir, você vai ler trechos de uma pesquisa dele sobre a pecuária.

”Na América Portuguesa, o gado vacum foi introduzido durante o governo de Tomé de Souza (1549-1552), através das capitanias da Bahia, de Pernambuco e de São Vicente” (NEVES, 2009, p. 91).

“Na transição para o século XVIII, haveria nos sertões da Bahia mais de 500 criatórios. Somente na borda direita do São Francisco encontravam-se 106 fazendas de gado… Na margem esquerda haveria muito mais…” (NEVES, 2009, p. 93-94).

“A interiorização da pecuária resultou de uma série de fatores. Na primeira metade do século XVII, as invasões holandesas precipitaram o afastamento dos rebanhos do litoral; na segunda, a expansão canavieira impôs a separação das atividades pecuaristas e monocultoras, e compeliu o deslocamento do gado para o sertão” (NEVES, 2009, p. 96).

“Os rebanhos bovinos ocuparam inicialmente o Recôncavo da baía de Todos os Santos e o litoral norte, de onde avançaram para a margem direita do São Francisco… e pela esquerda, a partir de Pernambuco. Desses dois pontos de irradiação subiu o curso do grande rio do semi-árido e através dos seus afluentes disseminou-se pelos sertões, onde se expandiu livremente” (NEVES, 2009, p. 98).

“Nos trânsitos de boiadas e tropas estabeleceram-se núcleos populacionais pelo sertão, onde era possível o abastecimento permanente de água. Formou-se, desse modo, no sertão semi-árido, uma sociedade pecuarista, com a predominância do latifúndio… a pecuária motivou o início do povoamento dos sertões, continuado em ritmo impactante pela mineração. O gado foi, portanto, o principal fator interveniente, tanto da conquista do território, quanto da sua ocupação econômica, organização das atividades produtivas e formação social sertaneja. As fazendas de gado constituíram-se nos primeiros núcleos de assentamento de grupos humanos, embriões de futuras cidades, que promoveram o povoamento colonizador do interior para o litoral…” (NEVES, 2009, p. 100).

A partir da leitura, responda:

a) Indique os lugares a partir dos quais o gado foi introduzido e se disseminou pelo Brasil.

b) Quais os fatores apontados para a interiorização da pecuária?

c) De que forma a pecuária tornou-se importante não só como atividade econômica mas também como fator de formação social?

Questão 2

Na década de 1690 os sertanistas paulistas descobriram ouro na região das Minas Gerais. Desenvolveram-se cidades imponentes que viveram o seu auge no século XVIII. Faça uma pesquisa e anote o nome das cidades mineiras dessa época.

Questão 3

De que forma a história de Goiás se relaciona com a história da descoberta do ouro?

Questão 4

“Os dados de importação de sal sugerem que a pecuária era, no final do século XVIII, uma atividade forte na economia goiana… não é exagero afirmar, que a pecuária substitui o ouro como motor para a manutenção, ainda que em volume menor, do comércio de importação na capitania” (SALGADO, 2022).

A história de Goiás também se relaciona intimamente com a história da pecuária no Brasil. Escreva um parágrafo sobre isso.

Saiba mais

Nordeste

Canal Anísio Filho. Nordeste. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2X-cifcJlXc> acesso em 18, mar. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EAJAHI0637) Identificar as atividades econômicas desenvolvidas nas diferentes regiões do Brasil, inclusive no território goiano, relacionando-as às práticas mercantilistas.
Referencial teórico NEVES, Erivaldo Fagundes. Curraleiro, crioulo, peduro: a pecuária como fator da formação socioeconômica do semi-árido. In: Rev. Inst. Geogr. Hist. Bahia, Salvador, v. 104, p. 91-125, 2009.
SALGADO, Tathiana R. Atividades comerciais durante o período colonial em Goiás. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/mercator/a/phZB7QPnwcXKsx5QPj4kdwD/> acesso em 14, mar. 2022.
SCHWARCZ, Lilia. STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Quais eram as principais atividades econômicas realizadas em Pernambuco?

Historicamente, Pernambuco tinha na agricultura sua principal atividade econômica, sendo a cana-de-açúcar o produto de maior destaque. No entanto, nas últimas três décadas esse cenário mudou totalmente, o setor de serviços passou a ser o elemento fundamental para a geração de receitas.

Que atividade econômica foi desenvolvida primeiro em São Vicente?

Pau-brasil - Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia.

Quais eram as atividades desenvolvidas na Vila São Vicente?

Como atividade econômica da nova vila, começou a cultura da cana-de-açúcar e a instalação de engenhos para a manufatura do açúcar, principal produto do período colonial. Mas a implantação deste esquema exigiu atividades complementares, consideradas secundárias, porém fundamentais para a produção açucareira.

O que contribuiu para o sucesso econômico dessas regiões Pernambuco e São Vicente?

Capitanias hereditárias que prosperaram Pernambuco prosperou por conta da produção de açúcar nos engenhos, e São Vicente prosperou em virtude da comercialização de índios como escravos.