Quais fatores naturais explicam a baixa densidade demográfica no extremo norte da Europa?

Quais fatores naturais explicam a baixa densidade demográfica no extremo norte da Europa?

Tudo bem? Nesta atividade você irá compreender e analisar as formas com que a população brasileira está distribuída no território brasileiro, considerando os fatores naturais, históricos e econômicos.

ATIVIDADE

O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (poucos habitantes por quilômetro quadrado). Para medir a concentração de uma população de determinada área, calcula-se a sua densidade demográfica, por meio da divisão do total da população pela área em que está distribuída. O valor encontrado é expresso pelo número de habitantes por quilometro quadrado (hab./km2). O Brasil é um país populoso, pois sua população absoluta – isto é, a soma de todos habitantes, é elevada. No entanto é pouco povoado, isto porque, se considerarmos a relação entre número de habitantes e a sua área territorial, ou seja, a população relativa.

 A população brasileira, em sua maioria, concentra-se na faixa litorânea. Já as localidades no interior são pouco povoadas. Os nossos litorais, historicamente serviram de entrada para os imigrantes que chegavam por via marítima, além de serem utilizados para as trocas comerciais e concentrarem as maiores cidades brasileiras.

Os Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos, as chamadas áreas de atração. Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais, as chamadas áreas de repulsão. (ADAS, Melhem. Expedições Geográficas – 3 ed. 2018, p. 44 e 45.)

Assista ao vídeo abaixo, releia o texto acima e resolva as questões a seguir.

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Distribuição geográfica – Canal OLHAR GEOGRÁFICO – Youtube

1. Conceitue:

 a) população absoluta;

 b) população relativa;

c) densidade demografia;

d) áreas de atração

e) áreas de repulsão.

2. Fale o que você entendeu sobre os fatores históricos e econômicos que influenciam a distribuição espacial brasileira.

3. Faça um breve comentário relativo a distribuição espacial da população brasileira.

Saiba Mais / Referências:

https://www.ibge.gov.br/ Neste site você encontrará textos, mapas, gráficos e tabelas sobre diversos aspectos da população brasileira.

Objeto de Conhecimento Características e dinâmica da população – destruição espacial da população brasileira.
Componente Curricular Geografia
Habilidades (EF07GEO4-A) Analisar a destruição espacial da população brasileira, considerando os indicadores sócios econômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e idade nas regiões brasileiras.
Proponentes/ Professores: Donizette Soares da Silva, Rosani  Eustáquia  Mesquita Marta Helena Fernandes de Andrade Jusylene  Divina Dias Cardoso Marcilene de Faria Albernaz
Instituição Educacional: Escola Municipal Angelina Pucci Limongi
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma H (7º ano) – Educação Ambiental e Saúde

Quais fatores influenciam o povoamento? A distribuição populacional mundial e brasileira não é uniforme e há fatores físicos, naturais e econômicos que explicam a existência de áreas de grandes concentrações ao lado de grandes vazios populacionais.

Fatores Físicos ou Naturais da Distribuição Populacional

As áreas mais favoráveis à ocupação humana são, por exemplo, as de clima temperado, os planaltos tropicais, as planícies; os vales e deltas fluviais e as de solos férteis.

Entre as áreas desfavoráveis estão as regiões polares, os desertos, as elevadas altitudes e as florestas equatoriais. A vegetação e a fertilidade do solo também influenciam na ocupação humana.

Mais Sobre esse Assunto:

  • O Povoamento da América

Locais próximos de rios ou lagos também são os preferidos pela população, já que favorecem a agricultura e o sustento familiar.

Fatores Naturais que Explicam os Vazios Demográficos

O clima é um dos fatores naturais desfavoráveis que explicam os vazios demográficos. Regiões que possuem clima muito quente ou muito frio acabam sendo rejeitadas. A vegetação nativa que não foi modificada pelo homem também acaba desestimulando a ocupação de certos locais.

Terrenos muito acidentados e montanhosos também tornam inviável e desconfortável a vida em certas regiões.

Por Que a Área dos Polos Apresenta Baixa Concentração Populacional?

O frio intenso dos polos é a razão pela qual as regiões apresentam baixa concentração populacional, que não é nada convidativo para a vida cotidiana.

Fatores Históricos

De modo geral, as áreas de povoamento mais antigas costumam ser mais habitadas que as de povoamento mais recentes. De fato, as maiores concentrações populacionais do mundo (Extremo Oriente Oeste da China, Coréia e Japão), Ásia das monções (sul e sudeste asiáticos), Europa centro-ocidental confirmam essa regra.

O Nordeste brasileiro pode ser considerado uma das exceções à regra, pois, apesar de ser a região brasileira de mais antigo povoamento e de ter sido a mais populosa e povoada por muito tempo, perdeu essa posição para o Sudeste, em virtude do maior desenvolvimento econômico dessa região.

Fatores Econômicos

Na realidade, esses fatores deveriam estar enquadrados entre os históricos, entretanto estamos considerando-os separadamente para melhor esquematizá-los.

As atividades econômicas são bastante diversificadas quanto às formas de produção, à natureza e à finalidade dos produtos. Em função desses fatores, as atividades econômicas acarretam maior ou menor concentração populacional, já que as pessoas migram em busca de renda.

Assim, as áreas de agricultura extensiva mecanizada e de pecuária extensiva, por exemplo, apresentam pequena concentração e baixa densidade demográfica, pois requerem pequena quantidade de trabalho por área, ou seja, a relação trabalho-área é baixa (pradarias norte-americanas e canadenses, pampa argentino, Campanha Gaúcha etc.).

No entanto, as áreas de agricultura antiga e intensiva (geralmente de povoamento antigo) costumam apresentar densidades mais elevadas em virtude de a relação trabalho-área ser maior (planície chinesa, Sudeste asiático etc.).

As atividades industriais e de prestação de serviços, pela sua própria natureza e dinâmica, costumam acarretar grandes concentrações populacionais, como o nordeste dos EUA, a Europa ocidental e o eixo São Paulo/Rio de Janeiro.

Distribuição da População Brasileira

Quais fatores naturais explicam a baixa densidade demográfica no extremo norte da Europa?

A população brasileira está irregularmente distribuída no território e as regiões nordeste e sudeste são as mais populosas do país.

A região sudeste é a mais populosa do Brasil e isso acontece devido a fatores econômicos, já que é a área mais industrializada e disponibiliza mais empregos do que as demais, além de ter um clima favorável e com chuvas melhores distribuídas do que o Nordeste, por exemplo.

Já o Nordeste possui uma população numerosa por conta de fatores históricos, já que foi lá que começou a colonização, e sociais, como a falta de planejamento familiar.

A região norte é, em maioria, floresta, o que dificulta o desenvolvimento social e econômico da população desse local, além de favorecer a migração para outras regiões. Já o centro-oeste sofre com os solos pobres e o clima excessivamente seco no verão, o que, além de provocar problemas de saúde na população, desfavorece a agricultura.

Quais Razões explicam o Maior Povoamento no Interior do País?

Os dois principais fatores que explicam a maior concentração populacional no interior do país são o aumento do preço das terras litorâneas e o incentivo governamental que oferece melhores oportunidades de empregos públicos no interior e incentivo ao agronegócio, por exemplo.


Que fatores naturais explicam as baixas densidade demográfica no extremo norte do continente europeu?

Apesar de ser um continente bastante povoado, existem regiões com baixa densidade demográfica, podemos destacar as áreas influenciadas pelo clima ártico, onde é registrado menos de dois habitantes por quilômetro quadrado, isso é provocado pelas adversidades impostas pelo frio rigoroso que impede que o homem possa ...

Por que a densidade demográfica da região Norte é baixa?

A baixa densidade demográfica da Região Norte é explicada pela sua dimensão territorial. Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2.

O que é uma baixa densidade demográfica?

Quando a densidade demográfica é pequena, dizemos que o local é pouco povoado. É o caso da Islândia, que tem 3,1 habitantes por quilômetro quadrado. O oposto ocorre quando o cálculo da densidade populacional de outra região obtém um número elevado.

Como os fatores naturais influenciam na baixa densidade demográfica em algumas áreas do continente africano?

Devido às condições naturais, existem grandes vazios demográficos, como é o caso nas áreas do continente dominadas por grandes desertos e nas regiões de densas florestas equatoriais, com densidades demográficas muito baixas (menos de 1hab/km²).