Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?

O Lamarckismo ou lamarquismo corresponde às ideias desenvolvidas pelo naturalista Jean-Baptiste Lamarck sobre a evolução dos seres vivos.

Essas ideias foram fundamentais para o conhecimento da evolução. Porém, atualmente, não são mais aceitas.

Lamarck baseou sua teoria em duas leis principais: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

Lei do Uso e Desuso

A lei do uso e desuso é resultado da observação de Lamarck de que certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros ficam atrofiados se não forem usados.

Um exemplo clássico da lei do uso e desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo a musculatura, levando ao seu aumento.

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?
Aumento do pescoço das girafas ao longo das gerações

Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos

Essa premissa complementa a primeira, do uso e desuso. Lamarck acreditava que as características adquiridas eram transmitidas de geração em geração, tornando as espécies mais adaptadas ao ambiente.

Por exemplo, as girafas que aumentavam o pescoço com a necessidade de buscar folhas cada vez mais altas nas árvores, passavam essas características para os descendentes.

Assim, ao longo de sucessivas gerações, as girafas "pescoçudas" se tornavam mais adaptadas ao ambiente.

Saiba mais sobre Evolução.

Importância das ideias de Lamarck

Lamarck foi muito importante para o desenvolvimento das teorias evolucionistas, uma vez que naquela época, dominavam as ideias fixistas ou criacionistas.

Acreditava-se, por exemplo, que o número de espécies era fixo e definido no momento da criação por Deus. As espécies eram consideradas imutáveis.

No entanto, com o interesse crescente pelas ciências naturais, a observação dos fenômenos pelos naturalistas levou-os a questionar a imutabilidade das espécies.

Lamarck acertou ao analisar a importância das espécies se adaptarem ao meio em que vivem e por acreditar que os fósseis eram um registro da evolução dos seres.

No entanto, suas ideias falham ao afirmar que as características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.

Hoje sabemos que isso não ocorre, graças aos estudos genéticos. Essas características chamadas de fenótipos, são provocadas por fatores do ambiente e não podem ser transmitidas geneticamente.

Lamarckismo e Darwinismo

Enquanto o Lamarckismo refere-se às ideias de Lamarck, o Darwinismo corresponde ao conjunto de estudos e teorias desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin.

Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos.

Como vimos, as teorias de Lamarck falharam ao considerar que o maior uso de um órgão irá desenvolvê-lo e que essas características adquiridas ao longo da vida seriam transmitidas aos descendentes.

As ideias de Darwin consideravam que qualquer espécie animal, inclusive o homem, evolui a partir de formas mais simples, em resultado da necessidade de melhor adaptação ao seu ambiente.

Ele baseou sua teoria da evolução a partir do que chamou de Seleção Natural. Ela afirma que o ambiente atua selecionando as características mais favoráveis dos seres vivos, em detrimento de outras.

Posteriormente, os estudos de Darwin foram apoiados com as descobertas da genética e originaram a Teoria Sintética ou Moderna da Evolução, também chamada de Neodarwinismo.

Atualmente, o neodarwinismo é a teoria aceita pela ciência para explicar a evolução dos seres vivos.

Jean-Baptiste de Lamarck

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?
Jean-Baptiste de Lamarck.

Jean-Baptiste de Lamarck foi um naturalista francês responsável pelas primeiras teorias sobre a evolução dos seres vivos. Ele nasceu no dia 1 de agosto de 1744, na cidade de Bazentin, na França. Faleceu em 28 de dezembro de 1829, sem o reconhecimento de suas ideias.

Pesquisando sobre moluscos, Lamarck começou a pensar nas mudanças que ocorrem com as espécies ao longo do tempo.

As suas ideias foram apresentadas em 1809, com a publicação "Philosophie zoologique". Isso 50 anos antes da "Origem das Espécies", publicação de Darwin.

Aprenda mais sobre as Teorias da Evolução.

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?

Lana Magalhães

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Darwin e Lamarck expressaram suas crenças sobre o conceito de adaptação e evolução dos indivíduos, e é importante que a gente saiba as similaridades e diferenças na teoria de cada um.

#1236 AutorRepresentação de uma pessoa Bruna Gomes de Barros DataRepresentação de um calendário 25/04/2019 TempoRepresentação de um relógio 7min  de leitura

Logo que começamos a estudar evolução, nos deparamos com as teorias evolutivas de Darwin e Lamarck. Sabemos que Lamarck, o primeiro a aparecer nas aulas de evolução, se enganou. Sua teoria não estava certa mas foi utilizada ao longo dos anos por diversos outros evolucionistas. Afinal, pela primeira vez alguém estava falando evolução a partir de observações, e isto merece crédito!

Hoje, consideramos a teoria de Darwin! De uma forma diferente, ela explica a mesma coisa que Lamarck tentava explicar: o conceito de adaptação dos indivíduos.

Se você vai fazer o ENEM e/ou vestibulares, é importante saber as similaridades e diferenças entre as teorias de Darwin e Lamarck!

Quem foi Lamarck?

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?

Jean Baptiste Lamarck começou a estudar botânica e medicina em 1763 e logo se tornou um expert no assunto. Logo depois de lançar um livro sobre as plantas da frança, ele foi indicado para ser professor de invertebrados do Museu Nacional de História Natural.

Assim que recebeu a indicação, Lamarck não possuía conhecimentos no assunto. Com muito trabalho duro e estudo, ele se destacou no novo campo!

Aliás, ele não só se destacou, como foi o primeiro pesquisador a separar o filo dos artrópodes em crustáceos, aracnídeos, anelídeos e insetos, que antes eram agrupados todos juntos.

Lamarck lutou contra a pobreza e morreu em 28 de dezembro de 1829, cego, em um cemitério alugado.

Lamarckismo: o que Lamarck acreditava?

Lamarck defendia a Lei do Uso e Desuso (ou Primeira Lei). Nela, as partes do corpo que não estivessem sendo usadas, desapareceriam gradualmente. Um exemplo? O apêndice humano.

Na Teoria dos Caracteres Adquiridos, Lamarck dizia que se um organismo tivesse a vontade ou a necessidade de mudar ao longo da vida, e mudasse para se adaptar ao ambiente, essas mudanças seriam transmitidas para a sua prole.

Por exemplo, elefantes de troncos curtos poderiam adquirir troncos longos para poder alcançar a água e os galhos altos. Além disso, esta característica – troncos longos – seria transmitida aos seus filhos. Este conceito foi chamado de “Segunda Lei”.

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?

Quer saber mais Darwin, Lamarck e suas teorias? Venha estudar com o Biologia Total. Tenha uma Plataforma completa, com conteúdos de Biologia, Química, Física e Matemática; estude quando e onde quiser, online ou offline. Conheça nossos cursos clicando no botão aqui embaixo:

CONHECER OS CURSOS DO BT

Quem foi Darwin?

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?

Antes de se tornar o evolucionista mais conhecido no mundo, Charles Darwin cursou medicina (ainda que não tenha concluído a graduação). Sem uma ocupação fixa, aos 22 anos, em 1831, Darwin ingressou em uma viagem a bordo do navio Beagle, como naturalista (apesar de não ter qualificação comprovada para isso).

Ao longo de 5 anos ele coletou rochas, fósseis e animais sempre que o navio fazia paradas. Seu material era enviado para a Inglaterra e, paralelamente às coletas realizados, Darwin escreveu um diário.

Darwin voltou da sua viagem tendo a certeza de que as espécies poderiam sofrer mudanças ao longo da vida. Após ler um livro de Thomas Malthus, onde o autor falava que as populações crescem geometricamente até que sejam impedidas, o seu interesse nesse assunto tornou-se ainda maior.

O Darwinismo

Para Darwin, as mudanças de um indivíduo ao longo da vida não tinham relação com os seus desejos e vontades. Ele considerava que organismos de uma mesma espécie poderiam ser diferentes e que essas variações os ajudariam a sobreviver no ambiente em que vivem.

Se tomarmos os elefantes como exemplo novamente, os que possuíssem troncos longos sobreviveriam e se reproduziriam, transmitindo esses caracteres aos seus descendentes. Já os elefantes de tronco curto morreriam, sem transmitir este traço à prole. Darwin acreditava que a evolução ocorre sem qualquer tipo de plano, ao acaso.

Ou seja, o Darwinismo defendia dois conceitos importantes que estudamos hoje. O primeiro,  a ancestralidade comum, afirmava que todos os seres vivos compartilham um ancestral comum, em algum lugar do passado. O segundo, a seleção natural, diz que os indivíduos mais adaptados a um determinado ambiente possuem maiores chances de se reproduzir e sobreviver.

O que Darwin e Lamarck tinham em comum?

Apesar da distinção das duas teorias, Darwin e Lamarck acreditavam que a vida estava mudando com o passar do tempo e que os seres vivos precisavam se adaptar ao ambiente. Além disso, compartilhavam a ideia de que a vida evoluiu de organismos mais simples para mais complexos.

Por que acreditamos em Darwin hoje?

Ainda que acreditemos em Darwin, suas ideias não eram totalmente modernas. Na sua teoria, ele rejeitou vários conceitos que aprendemos hoje ao estudar sobre hereditariedade. De qualquer forma, esta é a teoria aceita hoje e você deve tê-la em mente.

Quanto a Lamarck, é fácil entender que as alterações que são feitas em um indivíduo ao longo da vida não são transmitidas para a prole. Se tivermos um órgão amputado, nossos filhos não virão sem esse órgão, como acreditava Lamarck.

Após os estudos de Mendel, descobrimos que as características são transmitidas através de genes. E que estes genes não são afetados pela nossa própria vontade, como pensava o naturalista.

Darwin e Lamarck merecem créditos

Ainda que as teorias de Lamarck sobre Evolução tenham sido contestadas, sua importância na construção dessas teorias na época foi fundamental! Além disso, ele dedicou a sua vida aos estudos das ciências, em diversos campos, trazendo outros elementos importantes. Isso permitiu que a comunidade científica da época construísse teorias e conceitos que são aceitos até hoje.

Fonte: New England Complex System Institute,PUC,  USP.

PALAVRAS-CHAVES: Darwin Evolução Lamarck Seleção Natural

Estude no Aprova

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?

Ícone lupaÍcone de uma lupa para buscar conteúdo

ARTIGOS RELACIONADOS

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?
BiologiaÍcone de um DNA ENEMSímbolo do ENEM MateriaisRepresentação de uma folha de papel Acidentes nucleares e seus impactos no meio ambiente Matheus 23/08/2019 5min  de leitura

Responsáveis por grandes desastres ambientais, os acidentes nucleares são sempre cobrados nos vestibulares. Saiba tudo sobre os três acidentes mais importantes da história neste texto.

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?
FísicaÍcone de moléculas ENEMSímbolo do ENEM MateriaisRepresentação de uma folha de papel Processos de Eletrização: Contato, Atrito e Indução Denis 04/09/2019 11min  de leitura

Confira aqui o que são os processos de eletrização e aprenda as especificidades de cada um deles: eletrização por contato, por atrito e por indução.

Quais foram as principais contribuições de Lamarck e Darwin para o estudo da evolução das espécies?
BiologiaÍcone de um DNA ENEMSímbolo do ENEM MateriaisRepresentação de uma folha de papel AtualidadesRepresentação de uma folha de papel CRISPR: As consequências que não foram mencionadas Bruna Gomes de Barros 16/08/2019 5min  de leitura

Se você acompanhou os avanços da ciência nos últimos anos, certamente já ouviu falar em CRISPR, a ferramenta revolucionária de edição genética. Mas uma investigação, mostrou que a tecnologia também pode ter efeitos colaterais potencialmente graves, que podem levar a mudanças perigosas nas células!

Quem foi Darwin e Lamarck e qual a contribuição de ambos na história evolutiva dos seres vivos?

Darwin e Lamarck são os grandes nomes da Teoria da Evolução, sendo o primeiro criador do conceito de evolução das espécies através da seleção natural, e o segundo propõe uma modificação dos seres por meio dos caracteres adquiridos. O meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos indivíduos.

Quais são as principais contribuições de Lamarck para a evolução?

Além do uso e desuso, Lamarck propôs que as características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. Essa lei ficou conhecida como “Lei da herança dos caracteres adquiridos”, que, junto à “Lei do uso e desuso”, forma a teoria conhecida hoje como Lamarckismo.

Qual foi a contribuição de Darwin para o processo evolutivo das espécies?

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

Quais as contribuições de Lamarck para o estudo da evolução dos seres vivos?

Resposta: Lamarck também teve sua contribuição para o desenvolvimento da biologia evolutiva. Explicação: Ele foi o primeiro a perceber que o meio poderia provocar mudanças nos seres vivos, apesar de estar errado a respeito da forma como isso acontece.