Quais foram os fatores responsáveis pelo crescimento do setor terciário?

Os setores da economia são a divisão de atividades econômicas exercidas em um país.

Estas atividades são classificadas de acordo com as etapas de exploração dos recursos naturais, a transformação da matéria-prima ou a prestação de serviços.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

  • Setor Primário: extração de matérias-primas
  • Setor Secundário: indústria
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais

A economia de um país é classificada de acordo com os setores da economia a que ele se dedica.

Por isso, sua riqueza é medida segundo o desenvolvimento de cada setor. Assim, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais desenvolvido este país será.

Setor Primário

O Setor Primário é o estágio no qual ocorre a produção a partir dos recursos naturais existentes para exploração.

Normalmente estão ligados à atividades de agrícolas (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos sejam eles renováveis ou não.

Neste setor da economia, as atividades econômicas irão obter o produto primário por meio de extração ou produção.

No setor primário serão obtidas as matéria-primas para os outros setores. Apesar de ser fundamental, possui pouco valor agregado e não gera muitas riquezas aos países que exploram apenas modalidade econômica.

Setor Secundário

O Setor Secundário da economia corresponde ao momento quando as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados de alto valor agregado. Isso ocorre devido o emprego de altas tecnologias.

Portanto é um setor de considerável riqueza para o desenvolvimento econômico dos países. No entanto, é o responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.

A matérias-primas são transformadas em produtos aptos para o consumo ou em maquinários e ferramentas industriais. Dessa maneira, o setor alimenta a si próprio e ao setor terciário.

A indústria, justamente, é a atividade mais importante deste campo. Especialmente aquelas que purificam, processam e embalam a matéria-prima, assim como aquelas que fornecem água, gás e eletricidade.

Fazem parte deste setor, indústrias da divisão automobilística, alimentício, naval, aeronáutica, de tecnologia avançada, informática, construção civil, etc.

Setor Terciário

O Setor Terciário é o campo da economia capitalista que mais cresce atualmente e onde se encontram os produtos de maior valor agregado. Caracteriza-se pela inclusão comercial de tudo aquilo que não abarca os outros setores, onde o foco está nas relações interpessoais.

Este é também definido como o setor de comércio e prestação de serviços. Aqui é onde se dá a comercialização dos bens tangíveis e intangíveis (imateriais), como a oferta de serviços prestados às empresas ou a particulares.

Neste setor apresenta-se um alto grau de valor agregado e desenvolvimento econômico, típico dos países desenvolvidos, os quais concentram suas atividades nesta categoria. Destas nações virão as grandes empresas como refinarias, automobilística e maquinaria.

Por outro lado, no Setor Terciário é requerido mão de obra muito mais qualificada, sendo o campo que mais contrata trabalhadores, muitas vezes na qualidade de profissionais liberais.

Vale destacar que este é o setor do comércio em geral, da venda de serviços como educação, saúde, segurança, transporte, finanças, telecomunicações, desenvolvimento de softwares, consultorias, reunindo uma infinidade de atividades.

Nos países desenvolvidos e nos emergentes, o terceiro setor é muito forte. Entretanto, podem surgir problemas como o crescimento desordenado e ao excesso de mão de obra qualificada.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

  • Extrativismo
  • Indústria
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

Quais foram os fatores responsáveis pelo crescimento do setor terciário?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Índice

Introdução

população economicamente ativa (PEA) está distribuída em três setores da economia, que definem grupos de diferentes tipos de atividades. São eles: Setor PrimárioSetor Secundário e Setor Terciário.

Índice

  • Introdução
  • Os três setores da economia
  • Setor terciário    
  • Terciarização da Economia
  • Referências
  • O que são setores da economia?
  • Quais os setores da economia?
  • Setor Primário
  • Setor Secundário
  • Setor Terciário
  • Qual a importância do setor terciário na economia?
  • Quais fatores contribuem para que o setor terciário seja o maior setor econômico no Brasil atual?
  • Por que o setor terciário é o maior empregador do país?
  • Quais são as causas do crescimento do setor terciário?

Os três setores da economia

  • setor primário concentra atividades da agricultura, pecuária e do extrativismo que produzem matérias-primas para indústrias. 
  • setor secundário, por sua vez, concentra produção de máquinas e equipamentos e geração de energia. De modo que está ligado ao setor primário usando do resultado produzido por ele. 
  • setor terciário abrange a prestação de serviços e comércio, e liga-se ao secundário de modo a distribuir seus produtos.

Setor terciário    

setor terciário também é comumente conhecido como setor de serviços. Esses serviços envolvem diversas atividades como transporte, vendas e distribuição a matéria recebida do setor secundário para o consumidor final. O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

setor terciário é o que mais cresce atualmente, tendo em vista o estabelecimento e consolidação do capitalismo. Também é o setor que concentra atividades informais, ou seja, que não são registradas de acordo com os processos burocráticos, e que, portanto, não pagam impostos. Isso é muito comum em países emergentes.

Terciarização da Economia

Considerando além do desenvolvimento do sistema capitalista, a globalização, ocorre no Brasil e demais países um processo denominado terceirização da economia. O fenômeno implica o crescimento de empregos no setor terciário em relação aos demais setores. Desse modo, a distribuição da população economicamente ativa sofreu uma significativa mudança com o aumento do setor terciário.

Aumento dos incrementos tecnológicos na sociedade, automação, inclusão da mulher no mercado de trabalho e especialização de empresas são alguns exemplos de fatores que contribuíram para a terceirização da economia.

Referências

Apostila Anglo de Geografia.

Exercício de fixação

FGV-SP

Analise a distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade e assinale a alternativa que melhor explique seu significado.


A Com maior contingente de trabalhadores no setor primário do que no secundário, pode-se afirmar que o Brasil, a despeito do crescimento econômico, ainda se mantém como uma economia agroexportadora.

B O setor secundário emprega cerca de um terço do que emprega o setor terciário, o que indica que a economia brasileira é assentada mais pelo capital especulativo do que pelo capital produtivo.

C O grande contingente de trabalhadores no setor terciário é típico de um país urbanizado, dado que as atividades deste setor são mais intensas em cidades.

D O setor primário emprega 20,9% da PEA, o que indica que seu desenvolvimento é orientado por uma estrutura agrícola tradicional que demanda mão de obra numerosa.

E PEA, em relação ao terciário, o que é um indicador de déficit na balança comercial, na medida em que demonstra que o país não produz a maior parte dos produtos industriais e agrícolas para atender à demanda interna.

Os setores da economia fazem parte do ciclo econômico de países capitalistas, sendo responsáveis pela movimentação financeira de suas regiões.

Cada um dos setores da economia pode ter diferentes predominâncias, de acordo com os níveis de desenvolvimento dos países.

O que são setores da economia?

Os setores da economia, ou setores econômicos, são etapas pelas quais os produtos materiais e imateriais de países passam, dentro do ciclo econômico capitalista.

Dentro desse processo, existem estágios de exploração de recursos naturais, industrialização, preparação para consumo e utilização.

Nesse sentido, são os setores econômicos que dividem a economia de um país, seja ele desenvolvido ou não.

São eles:

  • Primário: relativo à extração de matérias primas;
  • Secundário: voltado à indústria;
  • Terciário: consiste na venda de serviços e bens imateriais.

Como dito, a ênfase e predominância de cada setor da economia se difere de acordo com o grau de desenvolvimento do país em questão.

Em geral, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiro setor, mais rico e desenvolvido um país está.

Quais os setores da economia?

O conjunto de indivíduos que praticam alguma atividade produtiva ou são economicamente ativos são distribuídos em três setores da economia.

Entenda melhor como os setores econômicos funcionam:

Setor Primário

O Setor Primário é o estágio onde ocorre a produção a partir de recursos naturais disponíveis para a exploração.

Ele envolve atividades de agricultura, como lavoura permanente e temporária e horticultura, além de operações como:

  • Mineração;
  • Pesca;
  • Silvicultura;
  • Pecuária;
  • Extrativismo vegetal;
  • Caça;
  • Obtenção de novos produtos (renováveis e não-renováveis).

Portanto, neste setor da economia, as atividades econômicas obtêm o produto primário por meio da extração e/ou produção.

Seu foco recai sobre a obtenção e fornecimento de matéria-prima para os outros setores, como a indústria.

No entanto, mesmo sendo fundamental, possui pouco valor agregado para os países que exploram essa modalidade econômica.

Setor Secundário

O Setor Secundário corresponde à etapa onde as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados com alto valor agregado, a partir do uso de tecnologias.

Por conta disso, esse setor funciona como base para o desenvolvimento econômico dos países e, em contrapartida, também é responsável pela maior parte da poluição ambiental no planeta.

Um fator interessante do Setor Secundário é o seu ciclo de alimentação, já que os próprios produtos de consumo, maquinários e ferramentas industriais criados auxiliam no seu desenvolvimento.

Já no mercado, a distribuição dos produtos funciona em forma de atacado.

Fazem parte desse setor as indústrias de divisão automobilística, os setores alimentício e naval, a aeronáutica, informática e áreas de tecnologia avançada.

Setor Terciário

O Setor Terciário é o campo com maior valor agregado dentro de uma economia capitalista, sendo caracterizado pela inclusão comercial do que não faz parte dos primeiro e segundo setores da economia.

O foco dessa área está nas relações interpessoais, sendo assim um setor de comércio e prestação de serviços.

É nele onde ocorre a comercialização de bens tangíveis e intangíveis, também chamados de imateriais, como a prestação de serviços, por exemplo.

O Setor Terciário oferece um enorme potencial de desenvolvimento, sendo predominante em países de primeiro mundo.

Mas para isso, ele exige uma mão de obra mais qualificada e em maior quantidade, que significa a contratação de mais trabalhadores, muitas vezes como profissionais liberais.

Dentro do Setor Terciário, estão inclusos(as):

  • Educação;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Transporte;
  • Prestação de serviços bancários e turísticos;
  • Empresas de telecomunicação;
  • Criação de softwares.

Assim, reunindo uma extensa gama de atividades para si, estando diretamente ligado ao comércio varejista.

Dessa forma, é possível entender a importância dos setores da economia para o desenvolvimento dos países no mundo.

Qual a importância do setor terciário na economia?

Importância do setor terciário para a economia O setor terciário é fundamental para o aquecimento e crescimento da economia do país, relacionando-se diretamente com o índice do Produto Interno Bruto (PIB), a criação de empregos e de renda.

Quais fatores contribuem para que o setor terciário seja o maior setor econômico no Brasil atual?

Além da industrialização, outro fenômeno socioespacial que serve de justificativa e entendimento do crescimento do setor terciário no Brasil foi a expansão da urbanização, que também predominou a partir da segunda metade do século XX.

Por que o setor terciário é o maior empregador do país?

O crescimento do setor terciário está diretamente relacionado à urbanização em decorrência da ampliação do comércio e da oferta de serviços. Dessa forma, países com maiores taxas de urbanização apresentam maior contingente populacional empregado no terceiro setor.

Quais são as causas do crescimento do setor terciário?

A expansão do setor de serviços, como já mencionamos, é uma tendência mundial, que está relacionada principalmente com o crescimento das cidades, das populações e da renda, o que aumenta a demanda para a atividade comercial e também para a prestação de serviços.

Quais são as causas do crescimento do setor terciário?

Os processos de industrialização e urbanização contribuíram ativamente para o crescimento do setor terciário. A economia brasileira possui um terceiro setor muito sólido, baseado na enorme oferta de comércios e serviços para a população.

Quais fatores podem ser associados ao crescimento do setor terciário no Brasil?

No caso brasileiro, curiosamente, o crescimento do setor terciário está diretamente relacionado com o crescimento do setor secundário, pois a industrialização, além de demandar uma correspondente oferta de serviços e atividades comerciais, também intensifica o processo de urbanização.

Quais foram os fatores que mais facilitaram a terciarização da economia?

Um dos fatores, em termos macroeconômicos, que mais facilitaram a terciarização da economia foi: a) o avanço da globalização e a implantação de tecnologias no mundo do trabalho. b) a difusão de perspectivas econômicas intervencionistas pelo mundo. c) a diminuição das desigualdades entre as diferentes classes sociais.

O que é crescimento do setor terciário?

O crescimento do setor terciário está diretamente relacionado à urbanização em decorrência da ampliação do comércio e da oferta de serviços. Dessa forma, países com maiores taxas de urbanização apresentam maior contingente populacional empregado no terceiro setor.