Quais medidas comerciais que provocam distorções nas relações comerciais entre alguns países?

Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.
Alguns exemplos de medidas protecionistas:

- Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos;
- Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno;
- Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.

O responsável pela fiscalização do comércio entre os países e dos atos protecionistas que os mesmos adotam é a OMC (Organização Mundial do Comércio), cujo papel é promover a liberalização do comércio internacional. O protecionismo é vantajoso, em tese, pelo fato de proteger a economia nacional da concorrência externa, garantir a criação de empregos e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias. No entanto, estas políticas podem, em alguns casos, fazer com que o país perca espaço no mercado externo; provocar o atraso tecnológico e a acomodação por parte das empresas nacionais, já que essas medidas tendem a protegê-las; além de aumentar os preços internos.

Vale ressaltar também que a diminuição do comércio, conseqüência natural do protecionismo, enfraquece políticas de combate à fome e ao desenvolvimento dos países pobres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Protecionismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/protecionismo.htm. Acesso em 21 de novembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Videoaulas


Atualidades


Verified answer Olá!

Os Subsídios Agrícolas, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos provocam distorções nas relações comerciais entre alguns países.

Para você entender melhor, aqui no Brasil, por exemplo, é cobrado muito imposto ao produtor agrícola sobre certo produto, provocando assim alta taxa de subsídio, o que obriga o produtor a encarecer aquilo que ele produz para vender a outra região. Alguns países da Europa e os Estados Unidos adotam medidas que ajudam o produtor, o Estado (governo) barateia as sementes e os agrotóxicos para ajudar na plantação de tal produto fazendo com que o produtor possa vender mais barato para o seu mercado consumidor.

Espero ter ajudado :)

Cite algumas medidas comerciais que provocam distorçoes nas relaçoes comerciais entre algums países

Lista de comentários


Quais medidas comerciais que provocam distorções nas relações comerciais entre alguns países?

isamesquita07 Imposição de cotas:medida que limita a quantidade que pode ser importada de certo produto.
Dumping: prática comercial caracterizada pela venda de produtos, mercadorias ou serviços a preços extraordinariamente mais baixos do que seus próprios custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar fatias cada vez maiores do mercado.
Subsídios:ocorre na forma de ajuda financeira (direta ou indireta) do governo a certos setores produtivos, com intuito de torná-los mais competitivos.
Barreiras fitossanitárias:medidas aplicadas principalmente sobre produtos agropecuários com o estabelecimento de rigorosas normas justificadas por questões de ordem sanitária.
Taxa de câmbio: medidas na politica monetária adotadas pelo governo para desvalorizar a moeda nacional,de modo a tornar os produtos importados mais caros(e os nacionais mais baratos),desestimulando assim a entrada de produtos estrangeiros no país.

espero ter ajudado!