Quais os cuidados que devem ser prestados no atendimento ao paciente com suspeita de síndrome coronariana aguda?

Assinale a alternativa que contém os cuidados ao paciente com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda, ao chegar ao pronto-socorro.

A

Repouso, ECG de 12 derivações, avaliar a duração e a localização da dor torácica, medicar pode mascarar o diagnóstico.

B

Manter deambulação, ECG de 06 derivações, aspirina, analgesia com xylocaina, avaliação da dor torácica.

C

Repouso relativo, ECG de 06 derivações, exames laboratoriais e encaminhamento à hemodinâmica.

D

Repouso relativo, ECG de 12 derivações, avaliar localização da dor torácica, analgesia com propofol.

E

Repouso, ECG de 12 derivações, aspirina, analgesia com morfina, oxigenioterapia, acesso venoso periférico, monitorização cardíaca, exames laboratoriais: CKMB e troponina principalmente.

Mostrar registro completo

Título: Cuidados de enfermagem no atendimento a pessoas com síndromes coronarianas agudas (SCA)
Autor: Sousa, Ronaldo Dorneles de
Resumo: O objetivo do estudo consistiu em analisar o trabalho da equipe de enfermagem no atendimento à vítima de infarto agudo do miocárdio e propor um plano de cuidados aos pacientes por meio da elaboração de um folder educativo. Materiais e Método: estudo do tipo exploratório, bibliográfico, na linha tecnologia de concepção. Resultados: identificou-se que o trabalho da equipe de enfermagem engloba prevenção (educação em saúde, treinamentos e orientação à família) e assistência à vítima (administração de medicamentos, sinais vitais, monitoramento). São elucidados 09 passos (cuidados) para pessoas vítimas de infarto agudo do miocárdio ou que estão na faixa de risco: reabilitação cardíaca, atividade física, retorno ao trabalho, outras atividades, dieta, perda de peso, não fumar, diabetes, portadores de HAS e evitar o uso de AINE. Conclusão: o enfermeiro é o profissional que tem maior contato com o paciente, oferecendo um relacionamento de confiança, facilitando a assistência adequada pela equipe de saúde, sendo importante para a ampliação das ações de prevenção, pois o enfermeiro é o responsável por gerenciar e treinar a equipe de enfermagem, realizar palestras e outras formas de educação em saúde, promovendo assim a promoção e a prevenção.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Urgência e Emergência
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173510
Data: 2017-02-18

Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização
RONALDO DORNELES DE SOUSA - UE - TCC.pdf 476.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Especialização - Linhas de Cuidado em Urgência e Emergência [262]
    Linhas de Cuidado em Urgência e Emergência (Especialização)

Mostrar registro completo

Quais os principais cuidados de enfermagem ao paciente com síndrome coronariana aguda?

Os principais objetivos das ações de enfermagem, junto ao paciente com SCA, são: reconhecer e avaliar sistematicamente a evolução dos sinais e sintomas relacionados à isquemia, prevenir e identificar possíveis complicações, controlar dor no peito, prevenir lesões miocárdicas, realizar balanceamento do suprimento e ...

Quais devem ser os primeiros cuidados realizados durante a assistência a uma vítima com suspeita de síndrome coronariana?

ENTRAR EM CONTATO COM O SAMU 192 Realizar a Prescrição Médica conforme protocolo: Aplicar TIMI RISK em caso de IAM sem supra de ST, ECG sem evidência de supradesnivelamento de ST com troponina positiva.

Quais os cuidados de enfermagem para o infarto agudo do miocárdio?

– Repouso absoluto no leito evitando movimentos bruscos;.
– Oxigenioterapia (Constante, umidificado).
– Verificar sinais vitais de 2 em 2 horas (observando alterações nos mesmos, arritmias ou choque cardiogênico);.
– Controle hídrico rigoroso (evitar sobrecarga cardíaca);.
– Prestar cuidados de higiene no leito;.

Quais são as medidas iniciais para o tratamento do paciente com infarto agudo do miocárdio?

Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.