Quais os princípios da abordagem pedagógica das escolas de Reggio Emilia?

O livro As cem linguagens da criança:

O livro As cem linguagens da criança escrito por Edwards, relata a metodologia da cidade de Reggio Emilia. De fato conhecida como um dos melhores sistemas de educação implantados no mundo, ele toma como base o desenvolvimento deste sistema. Sendo ele utilizado por educadores italianos e pelos norte-americanos que moravam na cidade.

De acordo com sua obra, Edwards aborda a questão filosófica, histórica, curricular e metodológica do ensino. Tem como propósito levar às crianças pequenas a se desenvolverem de forma integral. Em suma este livro cita sobre reflexões e práticas educativas que contribuem para a prática do professor em sala de aula. Objetivando proporcionar às crianças a capacidade de aprimorar suas habilidades, o simbolismo, criatividade, dentre outros. Em seguida iremos abordar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração:

Protagonismo infantil

No livro: As Cem Linguagens da Criança, um dos pontos principais da questão educativa durante a infância é o protagonismo infantil. A começar pela palavra “Protagonista” que tem origem no latim: “protos” que significa “principal” e “agonistes” que significa “lutador”. Fica bem claro o papel do protagonista como o responsável pelo destaque em uma determinada situação/acontecimento. Os sistemas educativos italianos criados em Reggio Emilia, destacam a criança como um ser competente, curioso, forte e de fácil sociabilidade. Atuante ativo como construtor do seu próprio conhecimento.

A criança como protagonista, exerce seu papel efetivamente perante as situações do cotidiano que as rodeia, e desta forma, deve-se vincular e participar ativamente. Além disso é importante que a criança possua a liberdade de expressão e atuação, para que dessa forma, desenvolva sua independência e autonomia.

Levando em consideração às curiosidades da criança e promovendo a liberdade para que ela questione suas dúvidas e construa seus conhecimentos baseados em suas curiosidades e afinidades relacionadas às suas histórias de vida, devemos como educadores usar tudo aquilo que a criança sabe, conhece e gosta, como fator principal para trabalhar e aprimorar os conhecimentos de vida que elas carregam em si.

Abordagem interdisciplinar

A criança perante a metodologia interdisciplinar voltada para a construção das diversas habilidades e competências, adquirem progressivamente e desenvolvem de forma plena o questionamento sobre si, sobre situações do cotidiano, se tornam mais reflexivas empenhando-se como cidadãos determinados em criar uma sociedade mais justa e comprometida com a igualdade.

Conforme as crianças interagem entre si e com a equipe gestora, as relações de mundo e suas habilidades são reconhecidas e conduzidas, aprimorando-se com a troca de experiências vivenciadas perante a interação com os outros e as atividades propostas na escola. De acordo com Loris Malaguzzi, é importante que as crianças se expressem, criem, produzam e inventem por meio de suas mãos. Com isso elas criam e recriam manifestações sobre tudo o que sabem.

Projeto na escola

O espaço de criação para a criança, proporciona a elas seu pleno desenvolvimento e permite aos pais e à comunidade acompanhar o desempenho e a evolução das crianças. É importante que a família esteja sempre presente durante o processo de conhecimento da criança no ambiente escolar. Seguindo o projeto idealizado por Loris Malaguzzi, a escola é vista como um canteiro de obras em que as crianças são ativas na construção de suas obras juntamente com a família e a comunidade.

De fato quando a escola permiti à família e a comunidade participar ativamente da educação e elaborar os projetos na escola, ela proporciona a integração, coletividade e intensificação do papel sociocultural da sociedade. Esta metodologia educacional, guia, cultiva e orienta o desenvolvimento intelectual, moral, social e emocional das crianças pois, esta interação permite o envolvimento das diversas formas de expressões culturais, vindas por meio de habilidades, interesses e curiosidades advindas de cada grupo social.

Considerando todos os fatores que norteiam a educação infantil e como ela acontece, temos em mente que a criança sendo protagonista, que a família e a comunidade em parceria com a escola, e os professores atentando-se para a individualidade de cada criança, em uma visão geral de todo o contexto escolar e comunitário, permite que a educação se torne uma abordagem educacional inovadora com o propósito de possibilitar o desenvolvimento da criança de forma global.

Leia o Livro: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Confira entrevista com Claudia Giudici, presidente da Rede Reggio Emilia, sobre a pedagogia e atividades com abordagem educativa da rede educacional

Quais os princípios da abordagem pedagógica das escolas de Reggio Emilia?

Conversamos com Claudia Giudici, presidente da Rede Reggio Children – Reggio Emilia, sobre a abordagem educativa presente em 34 países 

A Abordagem da pedagogia Reggio Emilia se baseia nas seguintes ideias:

• A criança como protagonista, investigadora e comunicadora
• O professor é parceiro, guia, pesquisador e aprendiz
• A arte como linguagem expressiva
• A cooperação é base do sistema educacional
• O ambiente é visto como o terceiro professor
• Os pais são parceiros no processo de ensino-aprendizagem
• Documentação Pedagógica: registro de experiências com textos, imagens e objetos

Em 1946, Vila Cella, uma cidadezinha no norte da Itália, devastada pelo pós-guerra, iniciou um movimento para reerguer sua história social, cultural e política. Um grupo de cidadãos, liderados pelo jovem professor Loris Malaguzzi, implementou uma proposta educativa inovadora na cidade, que ficaria conhecida mundialmente como abordagem de pedagogia Reggio Emilia.

Inicialmente os colégios com o modelo pedagógico deu tão certo que acabou sendo municipalizado que engloba atualmente 40% das escolas do município Reggio Emilia, na Itália. Em 1991, foi considerada a melhor metodologia de educação infantil do mundo pela revista americana Newsweek e, a partir daí, ganhou reconhecimento internacional.

Hoje, a Rede Reggio Children – Reggio Emilia, é composta por 13 creches e 21 pré-escolas na Itália. Há também uma Fundação, que ajudou a institucionalizar as visitas e pesquisas sobre a abordagem, e um grupo internacional com 34 países.

A Fundação Telefônica Vivo conversou com a presidente da Rede Reggio Children, Claudia Giudici. A seguir, ela conta um pouco mais sobre a abordagem e a pedagogia presente nos colégios de Reggio Emilia.

Reggio Emilia, com o segredo do sucesso?

A abordagem Reggio Emilia é uma filosofia educacional baseada na imagem de uma criança portadora de grande potencial de desenvolvimento e sujeito de direitos, que aprende e cresce na relação com os outros. O coração dessa proposta está nas “cem linguagens” que todo ser humano tem e que a criança pode desenvolver com a união de experiências diárias, pontos de vista, uso das mãos, pensamentos e emoções, aumentando a expressividade e criatividade. Por ser uma pedagogia com abordagem abrangente e global, acabam inspirando escolas em todo o mundo.

“A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem),mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo (…).
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.”
Trecho de “As Cem Linguagens da Criança”, de Loris Malaguzzi

Quais os princípios da abordagem pedagógica das escolas de Reggio Emilia?
Claudia Giudici

Como a experiência de Reggio Emilia impacta positivamente outras escolas?

Como não é um método certificado, não é possível coletar números. Mas só o fato de estarmos em 34 países, por meio de uma rede internacional, já é um grande marco da Rede Reggio Children.

Vocês recebem algum tipo de retorno das escolas inspiradas pela abordagem?

Além de interagirmos com os representantes de cada um desses países por meio da rede formal, também temos relações, intercâmbios e diálogos com mais de 140 países.

Quais são as principais mudanças na educação de ontem e de hoje?

Como disse o professor Loris Malaguzzi, todo mundo percebe que algo novo está nascendo e que a experiência passada (ainda viva) é chamada a lidar com coisas novas, a praticar e expressar-se de um modo mais rico, estimulante, aberto e de solidariedade mais ampla.

Como será a educação no futuro?

O projeto educativo é um constante diálogo entre passado, presente e futuro. E em nosso trabalho diário tentamos com perseverança continuar nessa direção.

Reggio Emilia no Brasil

Com 11 anos de existência no país, a RedSOLARE Brasil é uma das cinco organizações que coordenam a pedagogia e abordagem Reggio Emilia na América Latina. No Brasil, a rede trabalha com projetos próprios e parcerias com escolas públicas e privadas da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Uma dessas escolas é a Casa da Infância, em Salvador, que atende crianças a partir de 4 meses. Mesmo divididas por grupos de idade, elas são livres para viver experiências em diversos espaços deste colégio Reggio Emilia no Brasil. Com horários flexíveis e sem planejamento anual definido, o esquema de aula nesta escola Reggio Emilia, é construído cotidianamente com os educadores.

A coordenadora pedagógica do Reggio Emilia Brasil, Leticia Chaves explica que a escola valoriza o brincar e não usa equipamentos eletrônicos. A confiança nas crianças faz o educador ser um observador presente e participante. “Quando as pessoas nos visitam pela primeira vez, dizem que não imaginavam uma escola assim. Mas quando oferecemos ambientes tão ricos para as crianças, vamos construindo juntos essa visão, e a utopia se torna realizável”, diz.

Quais são os princípios básicos das escolas de Reggio Emilia?

Os 7 princípios da abordagem Reggio Emilia.
A criança como protagonista. ... .
O professor como guia e aprendiz. ... .
A arte como linguagem expressiva. ... .
A cooperação como base do sistema educacional. ... .
O ambiente como o terceiro professor. ... .
Pais como parceiros no processo de ensino e aprendizagem. ... .
A importância da documentação pedagógica..

Quais os principais aspectos da abordagem pedagógica em Reggio Emilia?

A abordagem Reggio Emilia é uma filosofia educacional baseada na imagem de uma criança portadora de grande potencial de desenvolvimento e sujeito de direitos, que aprende e cresce na relação com os outros.

Quais são os conceitos de Reggio Emilia?

A filosofia de Reggio Emilia valoriza, portanto, o pensamento crítico, a curiosidade e a autoexpressão ante o conformismo. Sete décadas depois, as escolas do município continuam a atrair visitantes de todo o mundo e a inspirar uma crescente rede internacional de escolas e pré-escolas.

Quais são as características das escolas públicas de Reggio Emilia?

Outras características importantes das escolas de Reggio Emilia incluem “o uso de pequenos grupos em projetos de aprendizagem, a continuidade entre professor-criança (como dito, dois professores trabalham com a mesma turma por três anos) e o método de gestão com base na relação com a comunidade”, descreve o livro As ...