Quais providências que devem ser tomadas em caso de acidentes domésticos com produtos químicos?

Encontramos produtos químicos em todos os lugares, em várias concentrações, tipos, reação e todos eles são perigosos. Existem vários produtos e o que os tornam mais perigosos é a reação com outro produto e a formação de um terceiro que muitas vezes não são conhecidos pela ciência.

Muitos acidentes acontecem com produtos químicos, inclusive em domicílios. A nível industrial e/ou comercial, as consequências são mais graves ainda.

As vias de penetração de produtos químicos dão-se da seguinte maneira:

  • Via respiratória – nariz, boca, laringe, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares;

  • Via dérmica – pela pele, causa reação alérgica instantânea;

  • Via parenteral – lesão;

  • Via digestiva – mais comum em acidentes domésticos.

No caso de exposição a produtos químicos é importante levar em consideração o tempo de exposição, natureza do agente ou concentração e a sensibilidade individual.

Antes de manusear qualquer produto químico é muito importante consultar a sua ficha de emergência, mais conhecida como FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. Nesta ficha constam todas as informações sobre o produto químico, procedência, reação química, manuseio, telefones úteis em caso de acidente, entre outras.

Caso seja necessário fracionar o produto, acondicione em recipientes adequados, rotulados com todas as informações relevantes a respeito do produto. Tenha cuidado com a fiscalização.

Não se esqueça do uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Cuidado com o meio ambiente, caso haja derramamento, proceda conforme especificações técnicas e chame autoridades competentes.

O descarte do resíduo químico também deve seguir parâmetros específicos, seja o doméstico como resíduo de tinta em uma lata ou industrial que precisa seguir e cumprir a legislação ambiental brasileira.

Os produtos químicos podem reagir de forma violenta com outra substância química, inclusive com o oxigênio do ar ou com a água, produzindo fenômenos físicos tais como calor, combustão ou explosão ou então produzindo uma substância tóxica.

As reações químicas perigosas tanto podem ocorrer de forma exotérmica quanto podem provocar a liberação de produtos perigosos, fenômenos que muitas vezes ocorrem simultaneamente. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias químicas incompatíveis de uso corrente em laboratórios a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte.

Exemplos de substâncias químicas incompatíveis:

Substância Incompatibilidade Reação
Ácidos minerais fortes Bases fortes
Cianetos
Hipoclorito de sódio
Neutralização exotérmica
Liberação de gás cianídrico
Liberação de cloro
Ácido nítrico Matéria orgânica Oxidação violenta
Oxidação violenta Matéria orgânica
Metais
Oxidação
Decomposição

Ao manusear produtos químicos conheça suas características, tenha cautela, não deixe próximo de crianças, animais domésticos, sem identificação ou fonte de calor.

Informe a todos sobre o produto, principalmente aqueles que irão manusear, não deixar próximo de fontes de calor e alocar em local apropriado. Com a prudência a segurança é para todos.

Fonte: DDSOnline

Acidentes domésticos, infelizmente, são bem comuns. Algumas pessoas não dão a devida importância para preveni-los e muitas até desconhecem alguns riscos aos quais estamos expostos o tempo todo, como os relacionados a produtos de limpeza e outros elementos que podem causar intoxicação.

As principais vítimas desses acidentes são as crianças de até nove anos. Elas desconhecem o perigo que alguns produtos e objetos podem representar e, por falta de medidas de segurança por parte dos adultos, acabam se acidentando.

Os idosos também estão mais propensos a acidentes domésticos, como quedas e queimaduras, demandando um cuidado especial para que sua integridade física seja preservada.

Veremos, a seguir, como ocorrem alguns acidentes domésticos e algumas dicas de como evitá-los. Vamos lá?

1. Intoxicações

Alimentos com data de validade vencida, remédios, produtos de limpeza e de higiene pessoal podem causar intoxicação, principalmente em crianças. Elas são muito curiosas e não sabem como manuseá-los corretamente.

Evite deixar esses produtos ao alcance dos pequenos, mesmo que apenas visualmente, pois eles podem escalar para alcançá-los, o que pode provocar uma queda.

Também é importante tomar os devidos cuidados em relação aos idosos. Por não terem mais uma visão perfeita, podem confundir frascos e usar — ou até mesmo ingerir — os produtos de maneira inadequada.

2. Quedas

Quedas são uma das maiores causas de acidentes domésticos. Podem ocorrer com crianças que amam escalar tudo que veem pela frente, e com idosos, principalmente devido a escadas sem corrimão ou pisos escorregadios.

Adultos também não estão imunes. Tarefas de manutenção doméstica, como troca de lâmpada e limpeza de calhas, são causas frequentes de queda. Tapetes também podem causar quedas, principalmente se posicionados sobre pisos encerados e próximos a escadas.

Para evitar esses acidentes é importante que a escada seja adequadamente equipada com antiderrapante, corrimão e, para garantir a segurança de crianças, travas de acesso. Em caso de reparos domésticos, use sempre os equipamentos de proteção necessários ou peça a ajuda de um profissional.

https://blog.alliate.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Porto-Seguro-Residencia-_A-sua-casa-segura-por-menos-do-que-voce-imagina.mp4

3. Queimaduras

Álcool, isqueiros e fósforos são perigosos e podem causar queimaduras graves, principalmente em crianças que estão em idade de querer explorar tudo. Também é preciso ter muito cuidado com idosos que têm acesso a fogão e eletro portáteis, por exemplo. Acidentes nesses contextos, infelizmente, são bastante comuns.

Procure manter produtos químicos e acendedores bem longe do alcance de crianças. Deixe sempre os cabos das panelas virados para dentro quando estiver cozinhando e tome muito cuidado com equipamentos como torradeiras e sanduicheiras em funcionamento sobre a bancada — elas atingem altíssimas temperaturas e também podem causar acidentes.

Em relação aos idosos, certifique-se de que eles são capazes de utilizar os equipamentos da cozinha com segurança.

4. Choques elétricos

Os choques elétricos, que podem ocorrer em reparos domésticos ou devido a falhas nas instalações elétricas, são muito graves e, dependendo da intensidade, podem causar a morte imediata da vítima. Portanto, é muito importante evitar que esse tipo de acidente aconteça.

Não deixe fios desencapados ou soltos dentro de casa ou no quintal. Coloque protetores nas tomadas que estejam ao alcance de crianças.  Desligue a energia quando for trocar lâmpadas e instalar chuveiros e outros equipamentos elétricos. Sempre retire os aparelhos da tomada após utilizá-los.

5. Afogamentos

O perigo dos afogamentos não está só em banheiras e piscinas. Crianças também podem se afogar em baldes e bacias com água. Evite esses acidentes mantendo banheiras sempre vazias e a piscina muito bem tampada.

Não deixe recipientes cheios de água se forem grandes o suficiente para uma criança mergulhar a cabeça.

6. Outros acidentes domésticos

Artefatos cortantes e pontiagudos, objetos que podem ser engolidos ou sufocar as crianças, sacolas plásticas que possam caber na cabeça dos pequenos, plantas venenosas e até mesmo alguns brinquedos podem causar acidentes. Por isso, é importante estarmos sempre atentos e tomar as medidas de segurança necessárias para evitá-los.

Mesmo sendo muitos os acidentes domésticos que podem ocorrer, podemos encontrar meios eficientes de tornar o nosso lar um ambiente mais seguro. Podemos reduzir os riscos tomando as providências corretas e deixar as pessoas que amamos muito mais protegidas.

Gostou deste artigo? Tem alguma dica ou sugestão para compartilhar ou gostaria de tirar alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Nos somos a Alliate, uma corretora de seguros que atua com Seguros Residenciais, Alarme Monitorado, além, dos seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você. 

Quais as providências que devem ser tomadas em caso de acidentes domésticos com produtos químicos?

Utilize equipamentos de segurança quando for manusear produtos tóxicos: avental para proteger o corpo, luvas de borracha para evitar contato com as mãos e óculos de segurança para os olhos, estes são protetores que evitam queimaduras na pele e cegueira. 3.

Quais são os cuidados que deve ter no manuseio de produtos químicos domésticos?

Principais cuidados com produtos químicos de limpeza.
Escolha os produtos mais adequados à sua necessidade. ... .
Não misture produtos químicos sem conhecer os efeitos. ... .
Armazene os produtos com segurança e responsabilidade. ... .
Aprenda a utilizar os produtos de forma segura. ... .
Enxague as superfícies. ... .
Tenha um plano de medidas preventivas..

Quais são as principais regras de segurança para manuseio de produtos químicos?

Mantenha todos os materiais perigosos armazenados adequadamente. Mantenha os produtos químicos em áreas secas, frescas e ventiladas e separe os materiais incompatíveis. Sempre mantenha as tampas fechadas – ou seja, à prova de vazamentos e à prova de vapor – em todos os recipientes de materiais perigosos.

Como proceder em caso de derramamento de produtos químicos?

Em geral, as regras são as seguintes:.
Se houver risco de explosão, envenenamento ou intoxicação, deve-se isolar a área e sinalizar aos transeuntes;.
Caso seja possível, o vazamento deve ser estancado de maneira imediata (ex: registro aberto acidentalmente);.
A equipe de brigadistas deve ser imediatamente acionada;.