Quais são as enzimas biomarcadores que são utilizadas para avaliar a função hepática?

VOCÊ ESTÁ PRESTES A SAIR DA FAMÍLIA DE SITE DA ABBOTT E ENTRAR EM UM SITE DE TERCEIROS

Links com outros sites que não pertençam aos sites mundiais da Abbott não estão sob o controle da Abbott. A Abbott não se responsabiliza pelo conteúdo desses sites nem por outros links a partir desses sites. A Abbott fornece esses links apenas por conveniência. A inclusão de qualquer link não implica endosso do site vinculado por parte da Abbott. O site que você solicitou pode também não estar otimizado para o tamanho da sua tela.

Deseja continuar e entrar neste site?

Sim Não

Você está prestes a entrar em um site da Abbott específico de um país ou região.

Vale ressaltar que o site que você solicitou se destina aos residentes de um determinado país ou países, conforme observado no respectivo site. Por isso, o site pode conter informações sobre produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e outros produtos ou aplicações de produtos que não sejam aprovadas em outros países ou regiões.

Deseja continuar e entrar neste site?

Sim Não

Você está prestes a entrar em um site da Abbott específico de um país ou região.

Vale ressaltar que o site que você solicitou se destina aos residentes de um determinado país ou países, conforme observado no respectivo site. Por isso, o site pode conter informações sobre produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e outros produtos ou aplicações de produtos que não sejam aprovadas em outros países ou regiões.

Deseja continuar e entrar neste site?

Sim Não

Atividade e localização

A TGO/AST é encontrada primariamente no coração, fígado, músculo esquelético, rins e hemácias.

É possível encontrar duas isoenzimas: uma citoplasmática (cTGO) e uma mitocondrial (mTGO).

A TGP/ALT é encontrada primariamente no fígado e rins. Ela é exclusivamente citoplasmática.

Significado clínico

Normalmente, essas enzimas são encontradas em baixas concentrações no soro, geralmente abaixo de  30 – 40 IU/L.

Tanto a TGO/AST quanto a TGP/ALT são comumente utilizadas como biomarcadores hepáticos, visto que doenças hepáticas são a causa mais importante do aumento das transaminases séricas.

Como a maior concentração de TGP/ALT é encontrada no fígado, a sua dosagem é mais específica para revelar dano/inflamação hepático do que a TGO/AST.

Na maioria dos tipos de doenças hepáticas, a atividade de TGP/ALT é maior que a de TGO/AST. Algumas exceções são hepatite alcoólica, cirrose hepática e neoplasia do fígado.

Na hepatite viral e em doenças hepáticas associadas com necrose aguda, as concentrações séricas de TGP/ALT e TGO/AST estão elevadas mesmo antes das manifestações clínicas.

Os níveis séricos de TGO/AST podem estar elevados em outras doenças como infarto do miocárdio, pancreatite aguda, anemia hemolítica aguda, doença renal aguda, doenças musculoesqueléticas e queimaduras graves.

Historicamente, a TGO/AST foi por muito tempo utilizada como o principal marcador de infarto agudo do miocárdio. Porém, atualmente, as troponinas são muito mais específicas e sensíveis para esse diagnóstico.

Para uma melhor avaliação hepática é importante que outros marcadores sejam avaliados em conjunto, como gama GT, fosfatase alcalina, albumina sérica e bilirrubinas.

A magnitude da alteração dessas transaminases pode ser classificada em:

  • Leve: aumento < 5 vezes o limite superior de referência;
  • Moderado: aumento de 5 a 10 vezes o limite superior de referência;
  • Elevado: aumento > 10 vezes o limite superior de referência.

Razão TGO:TGP (AST:ALT)

É um parâmetro utilizado na diferenciação de doença hepática alcoólica de outras formas de doenças hepáticas, particularmente da doença hepática gordurosa não alcoólica.

Tanto TGO quanto TGP precisam de um cofator, piridoxal 5′-fosfato, que é a forma ativa da Vitamina B6, para funcionar normalmente.

A ausência desse cofator, em pessoas com deficiência nutricional devido ao alcoolismo, tem um impacto muito maior na produção de TGP/ALT do que na de TGO/AST.

Isso faz com que a razão TGO:TGP esteja aumentada. Uma razão TGO:TGP normal deve ser < 1,0.

Na doença hepática alcoólica, a razão TGO:TGP está > 1,0 em 92% dos casos e > 2,0 em 70% deles.

O aumento da razão reflete a gravidade da doença hepática e não o alto consumo de álcool.

Referências

Moriles KE, Azer SA. Alanine Amino Transferase. [Updated 2020 Jul 5]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: //www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559278/

Giannini EG, Testa R, Savarino V. Liver enzyme alteration: a guide for clinicians. CMAJ. 2005;172(3):367-379. doi:10.1503/cmaj.1040752

Laboratório Hermes Pardini.

Burtis Burtis, Ted Burns. Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry. Elsevier.

Hall P, Cash J. What is the real function of the liver ‘function’ tests?. Ulster Med J. 2012;81(1):30-36.

Quais enzimas avaliam melhor a função hepática?

A alanina aminotransferase (ALT) e a aspartato aminotransferase (AST) são liberadas pelos hepatócitos lesionados; assim, estas enzimas são boas marcadoras de lesão hepática.

Quais os biomarcadores Hepaticos?

Os biomarcadores utilizados como triagem básica de disfunção hepática são a AST, ALT, GGT, FA, albumina, bilirrubina e plaquetas.

Quais são os testes que podemos utilizar para avaliar a função hepática?

Nos exames de rotina realizados em pacientes assintomáticos, costuma-se checar apenas a ALT (ou TGO), AST (ou TGP), FAL e GGT. Esses exames são solicitados para a identificação de alguma doença oculta no fígado ou nas vias biliares.

O que são marcadores da função hepática?

MARCADORES DE LESÃO HEPÁTICA: As aminotransferases (anteriormente chamadas de transaminases) são indicadores sensíveis de lesão dos hepatócitos. Consistem em aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT).

Toplist

Última postagem

Tag