Quais são as especificidades estão relacionadas com a atuação do educador social?

Sobre a profissão

O educador social é um profissional que trabalha com a integração de indivíduos que estão em situação de exclusão social, vulnerabilidade e situação de risco, visando a integração das pessoas com a sociedade. A atuação deste profissional poderá envolver as diversas faixas etárias, como crianças, pessoas adultas ou idosos. 

O profissional desta área poderá desenvolver oficinas e atividades educativas, além da orientação educacional para indivíduos, familiares ou para um específico grupo de pessoas. Além da atribuição de aulas, o profissional também poderá atuar com a elaboração de relatórios sobre o acompanhamento das pessoas que buscam a integração social. 

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o educador social atua nas seguintes situações:

  • Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal, social e a adolescentes em conflito com a lei. 
  • Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. 
  • Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal 
  • Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras.

O profissional também poderá desempenhar funções com vítimas de violência, exploração física, psicológica e com segmentos sociais submetidos a algum tipo de exclusão: como jovens envolvidos em atos infracionais; população carcerária; pessoas com deficiência e dependentes químicos, de acordo com a organização Criança Livre de Trabalho Infantil. 

No dia 19 de setembro é celebrado o Dia Nacional do(a) Educador(a) Social, em homenagem ao nascimento de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. Freire é um dos mais conhecidos autores e seu livro Pedagogia do Oprimido, lançado na década de 70, é uma das obras mais conhecidas com a temática social e educacional. 

Veja também: Confira as bolsas de estudo para o curso de Pedagogia. A Quero Bolsa possui oportunidades de cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres para você! Não deixe de conferir.  

O educador social atua no combate contra a exclusão social no país. As suas funções visam a ressocialização de indivíduos, a inclusão na sociedade, a continuidade do ensino e da aprendizagem das pessoas e a promoção da cidadania através da educação. 

E essa é a principal diferença do educador social para o assistente social. Ambas as profissões promovem assistência e auxílio para a população, mas a utilização da educação como ferramenta para o processo de ressocialização, emancipação ou na busca de melhoria de vida é a característica indissociável do educador social.  

Por outro lado, o assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos para que as políticas e direitos sociais sejam acessíveis para a população em geral. Ele está presente na aplicação das demandas envolvendo educação, saúde, previdência, habitação e cultura para a sociedade.

Dentro das propostas educacionais, de aulas e oficinas, o educador social poderá ministrar conteúdos como: educação ambiental, educação sexual, atividades de saúde e recreação, atividades esportivas, identidade e cultura nacional. Para as ações descritas, o profissional levará em conta o público-alvo (faixa etária, por exemplo) e os objetivos da ação para elaboração do conteúdo. 

Se você quiser conferir se esta área é a mais indicada para você, faça o Teste Vocacional Gratuito, na Quero Bolsa. O Teste Vocacional associa cursos com habilidades pessoais que são apontadas através de perguntas simples e intuitivas sobre a sua vida. O Teste pode te ajudar na busca das profissões que mais estão de acordo com seu perfil. 

O educador social poderá atuar em instituições de ensino, centros hospitalares, centros comunitários e conselhos tutelares. Há possibilidade do profissional trabalhar em centros esportivos e de lazer e organizações não governamentais (ONGs).

É muito comum que o educador social atue em órgãos como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e em instituições públicas. Consequentemente, a admissão desta profissão geralmente é feita através de concursos públicos. 

De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um Educador Social no país é de R$2.050 no Brasil. Por outro lado, o mesmo portal afirma que o maior salário registrado na plataforma é de R$3.698,00 no país. 

Caso você tenha dúvidas sobre cursos ou áreas de atuação que são possíveis ao educador social, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso. 

Como se tornar um Educador social?

A aprovação da lei, que regulamente a profissão de educador social, foi realizada em 2019 e aponta a necessidade da conclusão do curso superior para ingressar nesta profissão. Apesar de não ser exigida uma graduação específica, a formação mais comum dos educadores sociais é Pedagogia. 

O curso de Pedagogia foi o curso mais procurado pelos estudantes brasileiros até o ano de 2019. De acordo com o censo da Educação Superior 2020, 816.427 alunos se matricularam no curso superior de Pedagogia. Para comparação, o segundo curso com mais matriculados foi Direito, com 759.361 estudantes. Para mais informações sobre o ranking dos 10 cursos com maior número de matrículas, segundo o Censo 2020, confira a matéria da Quero Bolsa. 

Afinal, a ciência que estuda o processo de educação é a Pedagogia. Entretanto, há outros cursos correlatos com a profissão, por exemplo, Serviço Social, Psicologia, Ciências Sociais e Artes Cênicas. Além disso, a pessoa que tem interesse na área da educação social também encontrará opções de pós-graduações na área de atuação profissional. 

De acordo com a página da Quero Bolsa, as especializações em Educação Social podem ser disponibilizadas nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. É comumente oferecida com durações mais enxutas: de seis até 12 meses, por exemplo. Por outro lado, a pessoa interessada em se especializar como educador social poderá realizar cursos mais amplos: entre 1 e 2 anos de duração para a conclusão do curso.

O profissional deve ter algumas habilidades e conhecimentos sobre:

  • Preparação psicológica
  • Conhecimento sobre ensino-aprendizagem
  • Organização e empatia
  • Olhar crítico e analítico
  • Boa comunicação e escuta.

Veja também: As avaliações dos cursos de Pedagogia no Guia da Faculdade 2021. Dos 1460 cursos de Pedagogia cadastrados no Guia de 2021, 25 receberam a avaliação máxima (5 estrelas). Confira todos os cursos participantes da pesquisa realizada pela Quero Educação em parceria com o Estadão. 

Quais as especificidades estão relacionadas com a atuação do educador social?

Entre as tarefas do dia a dia que um educador social faz, estão ações como: Orientações educacionais para grupos, famílias ou indivíduos em particulares. Elaboração e planejamento de atividades educativas. Elaboração e coordenação de oficinas educativas.

Quais as especificidades da educação social?

A educação social é uma disciplina pedagógica que promove a incorporação do aluno à diversidade das redes sociais para o desenvolvimento da sociabilidade, circulação social e promoção cultural e social do mesmo por meio da aquisição de bens culturais, que permitem ampliar sua formação, trabalho, perspetivas de lazer e ...

Qual a principal função do educador social?

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, o educador social trabalha em atenção, defesa e proteção às pessoas em situação de risco, como adolescentes em conflito com a lei, procurando assegurar seus direitos, além de desenvolver atividades culturais, esportivas, escolares, ...

Toplist

Última postagem

Tag