Quais são as funções do ácido clorídrico presente no suco gástrico?

Quais são as funções do ácido clorídrico presente no suco gástrico?

O suco gástrico ou ácido gástrico é geralmente mencionado em um contexto negativo, por exemplo, quando a azia é causada por muito ácido estomacal, que então sobe no esôfago.

Isso se reflete, por exemplo, na frase “Isso me irrita”. Mas o suco gástrico tem um número surpreendente de propriedades positivas e é essencial para o nosso organismo e para nosso sistema digestório.

O suco gástrico é uma solução ácida presente no estômago fundamental da digestão de proteínas. É o responsável por quebrar as proteínas em pedaços menores chamados aminoácidos. é Composto principalmente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas como o pepsinogênio.

Mastigar por si só não é suficiente para quebrar os alimentos suficientemente. É por isso que existe o suco gástrico: ele divide as proteínas contidas nele até que o chamado quimo se forme e assim, as enzimas digestivas podem então atacar de maneira ideal.

Mas e se for produzido muito ácido estomacal? Um estômago excessivamente ácido pode ter muitas causas.

Qual a função do suco gástrico

As duas funções mais importantes são tornar os patógenos inofensivos e digerir os alimentos. Nós ingerimos inúmeros germes através dos alimentos que podem prejudicar nosso corpo e, portanto, nossa saúde. O ácido estomacal garante que esses patógenos sejam mortos e não possam causar nenhum dano.

No entanto, a principal função do ácido gástrico é a digestão: o valor do pH ácido cria um ambiente no qual as enzimas digestivas contidas podem quebrar as proteínas contidas nos alimentos e torná-las utilizáveis ​​​​pelo corpo.

Do que é feito o suco gástrico – composição

O suco gástrico, o fluido digestivo do estômago, é composto de muitos componentes diferentes:

  • Ácido estomacal (ácido clorídrico)
  • pepsinogênio (ou pepsina após ativação pelo ácido gástrico)
  • mucinas
  • Fator intrínseco (importante para a absorção da vitamina B 12)
  • água

Quando o alimento mastigado chega ao estômago, ele já foi significativamente fragmentado e misturado à saliva, mas isso não é suficiente para o aproveitamento ideal de seus componentes.

É por isso que existe o ácido estomacal:  O pH do suco gástrico está em torno de 2 a 4, em estado vazio entre 1 e 1,5.

Onde é produzido o suco gástrico

O suco gástrico é formado pela mucosa gástrica e secretado no estômago. O corpo humano produz até 3 litros desse líquido por dia. Contém, entre outras coisas, água, ácido clorídrico e várias enzimas.

O valor do pH do suco gástrico está entre 1,0 e 1,5 – é extremamente ácido, daí o termo “ácido” gástrico. É tão eficaz que o estômago se digeriria se não estivesse protegido por uma camada protetora de muco (mucina).

Isso é feito por diferentes células da mucosa gástrica. Além disso, o bicarbonato também é formado pelas células da membrana mucosa superficial, o que pode enfraquecer o ácido gástrico.

Atividades e exercícios

1 – Como que se forma o ácido gástrico?

O ácido gástrico é produzido pelas células parietais da mucosa gástrica. Normalmente, o corpo produz tanto ácido gástrico quanto necessário para digerir o alimento ingerido.

Leitura sugerida

  • Boca
  • Saliva
  • Glândulas salivares
  • Língua

Referências Bibliográficas

TEIXEIRA, Daniel A. Fisiologia humana. Núcleo de Investigação Científica e Extensão. Minas Gerais, p. 36-43, 2021.

DE LIMA SILVA, Geilza Carla. ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

GOERSCH, Maria Clara da Silva. Fisiologia digestiva: hormônios e enzimas envolvidas. 2022.

O ácido clorídrico é uma solução aquosa do gás cloreto de hidrogênio. Ele é muito utilizado em limpezas domésticas (ácido muriático), além de ser o principal componente do suco gástrico.

Quais são as funções do ácido clorídrico presente no suco gástrico?
O ácido clorídrico é uma solução aquosa incolor que costuma conter cerca de 35% em massa de gás cloreto de hidrogênio

O ácido clorídrico é uma solução aquosa de cloreto de hidrogênio (HCl), um gás incolor ou levemente amarelado, não inflamável e tóxico, obtido como subproduto da cloração do benzeno ou de outros hidrocarbonetos.

Segundo a teoria de Arrhenius, um ácido é toda substância que em solução aquosa libera como único cátion o hidrogênio (H+) ou, mais corretamente, que forma o cátion hidrônio (H3O+). Assim, conforme mostrado no texto “Ácidos”, é isso o que ocorre com o HCl em solução aquosa.

Esse gás é um composto covalente formado pelo compartilhamento de um par de elétrons entre o hidrogênio e o cloro. O cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio e, por isso, atrai os elétrons mais fortemente para si, criando um dipolo elétrico na molécula.

Quais são as funções do ácido clorídrico presente no suco gástrico?

Fórmulas químicas do HCl

Desse modo, quando o cloreto de hidrogênio é colocado em água, o hidrogênio da molécula de HCl, que está positivamente carregado, é atraído pelo oxigênio da molécula de água, que é mais eletronegativo que o cloro. Desse modo, estabelece-se uma ligação covalente que forma o cátion hidrônio (H3O+) em solução aquosa, ou seja, ocorre uma ionização:

HCl(g) + H2O(l) H3O+(aq)+ Cl-(aq)

ou

HCl(aq) H+(aq)+ Cl-(aq)

Visto que possui íons em solução, o ácido clorídrico é uma solução eletrolítica, ou seja, que conduz corrente elétrica:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as funções do ácido clorídrico presente no suco gástrico?

Ionização do ácido clorídrico com formação de uma solução eletrolítica forte

O ácido clorídrico possui alto grau de ionização (α = 92,5% a 18ºC), por isso ele é um ácido forte e corrosivo. Ele é usado na limpeza e decapagem de metais, na produção de tintas, couros e corantes; na redução de ouro, na acidificação em poços de petróleo (para dissolver uma parte das rochas e facilitar o fluxo do petróleo até a superfície), na hidrólise de amidos e proteínas, bem como em reações de formação de haletos orgânicos. Em sua forma impura, o ácido clorídrico, conhecido comercialmente como ácido muriático, é usado em limpeza de pisos, paredes de pedra, de azulejos, entre outros.

Para ser usado pelas indústrias, o ácido clorídrico costuma ser comercializado como solução aquosa em torno de 35%. Ele é um ácido volátil, ou seja, em condições ambientes, passa facilmente para o estado de vapor, pois seu ponto de ebulição é igual a -85 ºC.

Além disso, o ácido clorídrico é o principal componente do suco gástrico presente em nosso estômago, sendo o responsável por facilitar a digestão dos alimentos.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Quais são as principais funções do ácido clorídrico?

catalisar (acelerar reações químicas) reações orgânicas de pH baixo; limpar equipamentos oxidados; reduzir o crescimento de bactérias nocivas; produzir cloretos metálicos.

Qual o ácido clorídrico presente no suco gástrico?

O suco gástrico é uma solução rica em HCL (ácido clorídrico) e enzimas.

Qual ácido está presente no suco gástrico é qual sua função?

O suco gástrico contém água, enzimas, sais inorgânicos, ácido clorídrico e uma quantidade mínima de ácido láctico. A sua função é atuar sobre o quimo, proporcionando a digestão gástrica dos alimentos, principalmente das proteínas.

Qual é a função do suco gástrico?

O suco gástrico é o principal agente da digestão das proteínas pelo estômago. Ele é formado por ácido clorídrico (HCl) e pepsinogênio, tendo caráter ácido, de pH 2. O pepsinogênio é uma enzima inativa incapaz de realizar sozinha a hidrólise das proteínas.