Quais são as principais características da molécula de DNA?

Quais as principais características da molécula de DNA?

Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).

Quais são as etapas da replicação do DNA?

Didaticamente, o processo de replicação do DNA pode ser dividido em três etapas: iniciação, alongamento e terminação. A iniciação é considerada a única fase regulada da replicação do DNA, e visa assegurar que o DNA seja replicado somente uma vez por ciclo celular.

Quais são os tipos de replicação viral?

A replicação viral possui 6 tipos de classificação sendo eles: 1ª o Desnudamento, 2º A maturação, 3º A liberação que neste caso o vírus se espalha para outras células, 4º A penetração , 5º O eclipse e 6º A absorção de células.

Que estruturas são essenciais para que ocorra a adsorção a primeira fase da replicação viral?

O mecanismo de adsorção viral se dá pela interação do tipo chave fechadura. Ou seja, a proteína viral irá apenas se fixar em um receptor específico. Essa proteína pode tanto estar presente no capsídeo viral, no envelope viral ou ainda ser o peplômero de certos tipos de vírus.

Como é feita a classificação dos vírus?

Atualmente, os critérios mais importantes para a classificação dos vírus são: hospedeiro, morfologia da partícula viral e tipo de ácido nucleico. Existem outros também como o tamanho, as características físico-quimicas, as proteínas virais, os sintomas da doença, a antigenicidade, etc.

O que é uma estrutura viral?

Uma partícula viral é constituída de um cerne de ácido nucleico (DNA ou RNA) envolvido por uma capa proteica, o capsídeo. O capsídeo é um grupamento de proteínas virais com características simétricas (icosaédrica ou helicoidal).

Como é a estrutura do vírus?

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus.

O que é preciso para se definir um ser vivo?

Os seres vivos são constituídos por células, necessitam de energia para realizar metabolismo, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem.

Quais são as características dos seres não vivos?

Seres não vivos também fazem parte da natureza, mas eles não crescem, não respiram, não se alimentam, não se reproduzem e nem morrem. Exemplo: a água, o ar, a pedra, a terra etc.

Quais os seres não vivos?

Exemplos de Seres Não Vivos

  • Água.
  • Ar.
  • Solo.
  • Gases.
  • Fogo.
  • Rocha.

Quais são os tipos de seres vivos?

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico essencial para a transmissão das nossas características para nossos descendentes. É ele que determina o fenótipo dos indivíduos. Nos organismos eucariotos, essa molécula está armazenada no núcleo, onde está organizada em cromossomos, e também nas mitocôndrias.

Do que é formado o DNA?

O DNA é formado por vários nucleotídeos ligados uns aos outros por ligações fosfodiéster estabelecidas entre o açúcar de um nucleotídio e o fosfato do outro. Cada nucleotídio possui uma constituição básica, sendo formado por:

  • Um açúcar pentose (açúcar com cinco carbonos)

  • Uma base nitrogenada

  • Um radical fosfato

A pentose nos ácidos nucleicos pode ser a desoxirribose ou a ribose. No DNA, encontra-se a desoxirribose, e no RNA está presente a ribose. Já as bases nitrogenadas podem ser adenina, citosina, guanina, timina ou uracila.

Adenina, citosina e guanina ocorrem tanto no DNA quanto no RNA. Já a timina é exclusivamente encontrada no DNA, e a uracila é exclusiva do RNA. As bases adenina e a guanina são chamadas de purinas, e a citosina, timina e uracila são chamadas de pirimidinas. As purinas apresentam dois anéis de carbono e nitrogênio, e as pirimidinas apresentam apenas um anel.

Estrutura do DNA

Quais são as principais características da molécula de DNA?

O esquema acima mostra a estrutura do DNA segundo Watson e Crick

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O DNA foi descoberto no século XIX por Johann Friedrich Miescher, mas a estrutura dessa molécula só foi anunciada por James D. Watson e Francis H. Crick, em 1953, na revista Nature. Sem dúvidas, essa foi uma das maiores descobertas da Biologia.

O modelo proposto por Watson e Crick descreve o DNA como uma molécula constituída por dois longos filamentos que estão enrolados e formam uma estrutura semelhante a uma espiral. O modelo por eles proposto é chamado de dupla-hélice.

Cada filamento está ligado ao outro por meio deligações de hidrogênio estabelecidas entre suas bases nitrogenadas. A adenina liga-se exclusivamente à timina por duas ligações de hidrogênio, e a citosina liga-se sempre à guanina por meio de três ligações de hidrogênio. Percebe-se aí que uma fita sempre será complementar à outra: se uma fita apresenta a sequência adenina e citosina, é possível afirmar que, na fita paralela, a sequência será timina e guanina.

Para melhor entender esse modelo, podemos pensar no DNA como uma escada em espiral. Essa escada teria os corrimãos formados pelos fosfatos e pelas pentoses, e os degraus seriam as bases nitrogenadas.

Quais as principais características dá molécula de DNA?

Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).

Quais as principais características de uma molécula de RNA?

Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.

Quanto às características estruturais das moléculas de DNA e RNA?

Quanto às características estruturais das moléculas de DNA e RNA é correto afirmar que. as moléculas de DNA e RNA têm fita dupla de nucleotídeos. diferem entre si, pela molécula do açúcar que compõe seus nucleotídeos. Fosfato-Açúcar-Uracila pode representar um nucleotídeo de DNA.

Quais são as funções dá molécula de DNA?

O DNA é a estrutura responsável pela transmissão de todas as características genéticas — como cor dos olhos, da pele e do cabelo, fisionomia, entre outras — no processo de reprodução dos seres vivos. Dessa maneira, a principal função do DNA é transportar informações contidas em suas sequências, chamadas de genes.