Quais são as propriedades principais do tecido muscular?

Ouça este artigo:

O sistema muscular é constituído de uma enorme variedade de músculos espalhados por todo o corpo, apresentando tamanhos, formas e funções diversas.
Os músculos são tecidos formados de fibras e células, e, devido a muitas de suas propriedades, desempenham funções de sustentação, locomoção, fornecimento de calor em homeotermos, pressão sanguínea (batimentos do coração), além de conferir forma ao corpo. A propriedade de movimento envolve não só os movimentos visíveis como andar, mas também movimentos microscópicos, como os dos órgãos internos do corpo.

Geralmente, os músculos são classificados em :

  • Liso ou visceral: é composto por células fusiformes com apenas um núcleo, apresenta contração involuntária e é encontrado na parede de vasos sanguíneos, bexiga, intestino e útero, ou seja, estruturas ocas do corpo. Responsável pela impulsão de líquidos como sangue, urina, esperma, bile, entre outros. As células do músculo liso reagem a sinais químicos oriundos de outras células ou hormônios. A principal das funções desse músculo é a compressão do conteúdo das cavidades a que pertencem, participando, assim, de processos como digestão e regulação da pressão arterial. São chamados de lisos porque suas fibras não apresentam estriações.
  • Estriado cardíaco: formado por uma rede de fibras conjugadas e ramificadas que compõe o miocárdio, revestimento muscular do coração. Produz contrações involuntárias, sendo controlado pelo sistema nervoso vegetativo.
  • Estriado esquelético: formado por fibras musculares, apresenta terminações nervosas e está diretamente ligado ao movimento e à postura corporal. Recebe esse nome por apresentar estriações formadas pelas proteínas actina e miosina.

O tecido muscular, em geral, têm propriedades de contratilidade, capacidade de concentração; elasticidade, a capacidade de voltar ao seu tamanho inicial depois de uma contração ou um alongamento; extensibilidade, capacidade de ser estriado sem sofrer lesões e excitabilidade, capacidade de responder a estímulos através da produção de sinais elétricos.

Os músculos estriados são estimulados para a contração a partir de impulsos nervosos. Tais impulsos são provenientes dos nervos medulares e cerebrais, que dão aos músculos o sinal para iniciar sua atividade. Essa dependência é tão expressiva, que se houver um desligamento dos nervos com os músculos, os mecanismos de contração não ocorrem mais, atrofiando os músculos. O músculo estriado nunca está em total repouso, mas sim levemente contraído, já que recebem constantemente impulsos nervosos da medula espinhal e do cérebro. A esse estado de contração muscular, dá-se o nome de tônus.

Quando o impulso nervoso atinge o complexo neuromuscular, é desencadeada uma série de fenômenos. O produto final dos sinais nervosos é a contração das fibras musculares. A contração completa do músculo esquelético é o resultado da contração conjunta das fibrilas das células do músculo.

Referências:
//www.afh.bio.br/sustenta/Sustenta4.asp
//www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm
//www.dcm.uem.br/sist-musc-esq.pdf
//professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/3753/material/Microsoft%20PowerPoint%20-%20Aula%207%20Sistema%20Muscular%201.pdf

Texto originalmente publicado em //www.infoescola.com/anatomia-humana/sistema-muscular/

Os nossos músculos são órgãos que representam cerca de 40% a 50% do total da nossa massa corporal e são os responsáveis pela locomoção e movimentação de diversas partes do nosso corpo. O ato de piscar, o deslocamento do alimento no tubo digestório, a eliminação de urina, dentre várias outras ações, dependem da atividade dos nossos músculos. Como transformam a energia química dos nutrientes em movimento (energia mecânica), podemos comparar os músculos a um motor.

Os músculos são constituídos de fibras musculares formadas por células ricas em miofibrilas de proteínas, que dão ao músculo a capacidade de contração. Existem no corpo humano três tipos de tecido muscular, são eles:

  Músculo liso;

  Músculo estriado cardíaco;

  Músculo estriado esquelético.

O músculo liso pode ser encontrado revestindo a parede de órgãos viscerais, como útero, tubo digestório, artéria e brônquios. Possui movimentos involuntários controlados pela ação do sistema nervoso autônomo. Em alguns seres vivos é o único tipo de músculo existente.

O músculo estriado cardíaco é encontrado apenas no coração e possui contração involuntária, ou seja, contrai-se independente de nossa vontade. A frequência com que ocorrem as contrações do coração é chamada de frequência cardíaca e varia de acordo com alguns fatores, como: grau de atividade física, condições de saúde, situações de estresse, etc.

Os músculos estriados esqueléticos são unidos ao nosso esqueleto e compõem a maior parte da nossa massa corporal. São músculos voluntários que se movimentam conforme a nossa vontade e que podem ser aumentados de volume e tamanho com exercícios físicos. Esses músculos são chamados de estriados porque, quando vistos ao microscópio, suas fibras apresentam faixas ou estrias transversais. Os músculos estriados esqueléticos agem em conjunto com os nossos ossos, fazendo com que o nosso corpo se movimente. Nas extremidades dos músculos estriados esqueléticos há tendões que auxiliam na movimentação e locomoção – eles agem de maneira antagônica, sendo que quando um músculo se contrai, produzindo movimento em um sentido, o seu par se contrai, produzindo movimento no sentido contrário. Podemos visualizar melhor observando o movimento do bíceps e tríceps, músculos do braço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os músculos esqueléticos se contraem quando recebem uma ordem que vem do cérebro através de uma célula nervosa. As células nervosas lançam sobre as fibras musculares uma substância neurotransmissora chamada de acetilcolina, sendo que o grau de contração de um músculo dependerá do número de fibras que forem estimuladas. Se o estímulo for muito forte, muitas fibras musculares serão estimuladas e, consequentemente, a contração do músculo é bem intensa. Se houver um estímulo fraco, a contração do músculo também será fraca.

O músculo estriado esquelético consegue se manter contraído por um tempo porque há alternância entre as fibras musculares contraídas e relaxadas, sendo que o fato de nunca estar completamente relaxado é uma característica do músculo esquelético. Dessa forma, podemos dizer que sempre haverá fibras musculares sendo estimuladas e contraindo-se, promovendo o que chamamos de tônus muscular, que mantém a rigidez dos músculos, favorecendo a postura corporal.

Pessoas que praticam atividades físicas possuem melhor tônus muscular, enquanto que as pessoas sedentárias não possuem tônus muscular, o que prejudica a postura corporal. O estresse também faz com que o tônus de alguns músculos aumente, causando a sensação de tensão muscular. Quando a pessoa se encontra nesse estado, ela gasta muito mais energia do que o normal, por isso se sente muito cansada.

Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Quais são as propriedades do tecido muscular e por que são importantes?

As células do tecido muscular são as fibras musculares (ou miócitos), as quais têm uma capacidade especial: elas se contraem (encurtam) ou se alongam, de acordo com a necessidade do organismo. Além disso, aglomeram-se em feixes. As diferentes estruturas de uma célula muscular recebem nomes específicos.

Quais as 4 propriedades do músculo?

Durante uma ação muscular excêntrica, o tendão e o músculo estão sujeitos à incidência maior de lesões. O músculo esquelético possui quatro propriedades: contratilidade, elasticidade, extensibilidade e irritabilidade.

São propriedades do tecido muscular esquelético contratilidade extensibilidade e elasticidade e imobilidade?

O desempenho das fibras em situações de velocidade e carga variáveis é determinado por quatro propriedades do tecido muscular esquelético: irritabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade (HAMILL e KNUTZEN, 1999).

Quais são as duas propriedades musculares que permitem o movimento?

As duas propriedades musculares que permitem os movimentos são a excitabilidade e a elasticidade. A excitabilidade é a capacidade do muscular ficar excitado e se contrair, daí é que vem a força do músculo para o movimento.

Toplist

Última postagem

Tag