Quais são as reações de neutralização?

Uma reação de neutralização é caracterizada pela reação química entre um ácido (partícula capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+) e uma base (partícula capaz de dissociar-se, liberando no mínimo um ânion hidroxila OH-), resultando como produtos um sal e água.

  • IONIZAÇÃO: Produção aquosa de íons a partir de uma ligação química de natureza covalente, ou seja, de um compartilhamento de elétrons.
  • DISSOCIAÇÃO: Liberação de íons a partir de uma ligação química de natureza iônica, ou seja, de uma doação e recepção de elétrons.

Consideremos as três reações de neutralização abaixo, identificadas por A, B e C:

  • A)               HCl  +  NaOH →   NaCl+ H2O
  • B)               2HCl +  Mg(OH)2   →  MgCl2  +  2H2O
  • C)               3HCl  +  Al(OH)3  →  AlCl3  +  3H2O

Em A, ácido clorídrico reage com hidróxido de sódio, formando-se cloreto de sódio e água. Em B, este mesmo ácido reage com hidróxido de magnésio, resultando nos produtos cloreto de magnésio e água. Já em C, tem-se este ácido reagindo com hidróxido de alumínio, produzindo cloreto de alumínio e água.

O objetivo desta análise, ao invés de descobrir a concentração do ácido ou da base, é verificar a proporção de combinação química entre os elementos nas fórmulas moleculares, ou, mais precisamente, o número de ligações químicas feitas pelos metais (Na, Mg e Al). Uma vez que se disponha-se das concentrações de todas as substâncias envolvidas nas neutralizações, pode-se determinar com precisão as referidas fórmulas dos sais formados (NaCl, MgCl2 e AlCl3),o que serve como indicativo ao estado de oxidação dos metais.

Verifica-se então que na primeira equação encontram-se ácido e base na mesma proporção, formando-se um sal com apenas um cloreto, o que ocorre em virtude do sódio ser monovalente. Na segunda equação, o metal magnésio é bivalente, assim, a proporção de reação é dois mols de ácido para um mol da base, resultando em um sal com dois cloretos. Já a terceira equação apresenta um metal trivalente, o que resulta em uma proporção de reação de três mols do ácido para um mol da base, resultando em um sal com três ânions cloretos.

Dessa forma, pode-se concluir que a proporção entre ácido e base indica também a proporção entre cátion e ânion na molécula do sal produzido. Assim, quando ácido e base estão na proporção de 1:1, esta também será a proporção de cátion e ânion no sal resultante. Quando a proporção de ácido é maior, proporcionalmente haverá uma maior proporção do ânion no sal. Quando a proporção da base for maior, haverá mais cátions do que ânions no sal produzido.

É inegável que as redes sociais hoje fazem parte do dia-a-dia de grande parte da população. Mas além de plataformas de interação para o lazer, elas podem ser bastante eficazes para o desenvolvimento profissional. A pergunta é: como transformá-las em uma ferramenta focada em conteúdo? A gente te responde!

A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O).

HCl + NaOH → NaCl + H2O

Nessa reação, todo íon hidrogênio (H+) do ácido reagiu com todo íon hidroxila (OH-) da base. Quando isso acontece, a reação é de neutralização total.

Entretanto, quando as quantidades dessas espécies reagentes não são iguais temos uma neutralização parcial, pois um componente está em maior quantidade que o outro e, por isso, não há substância suficiente para reagir.

Reações de neutralização têm aplicações importantes, sendo que uma delas é corrigir o pH de efluentes industriais e deixá-los em valores aceitáveis antes de serem descartados. Há também os antiácidos estomacais, compostos por bases, que através da neutralização diminuem a azia.

Como ocorre a neutralização?

Em solução aquosa, um ácido ioniza-se liberando o íon H+.

Quais são as reações de neutralização?

Carolina Batista

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

PUBLICIDADE

A reação de neutralização surge da mistura de um ácido e uma base e origina como produto um sal.

Mas o que exatamente está presente nessas espécies químicas que faz com que um neutralize o outro? O segredo está nos íons presentes: H+ e OH-. Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+, o que pode ser verificado na equação que representa o processo:

1 H+ + 1 OH- → 1 H2O

A formação de Cloreto de Sódio (NaCl), nosso conhecido sal de cozinha, é um exemplo clássico de reação de neutralização, acompanhe os passos necessários para que ela ocorra:

1. Primeiramente é preciso que se formem os íons que irão participar da reação, eles são provenientes de um ácido (HCl) e uma base (NaOH):

HCl → H+ + Cl-
NaOH → Na+ + OH-


A dissociação das moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl- e OH-) e cátions (H+ e Na+).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



2. A junção entre os íons acima é que vai originar Cloreto de sódio.

H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O

Produtos da reação de neutralização: NaCl + H2O

Podemos acompanhar um exemplo prático da reação de neutralização em nosso cotidiano: no preparo de uma simples limonada. Sabemos que o limão possui acidez, pois nele está presente o ácido cítrico, o que fazer então para amenizar o gosto acre no suco desta fruta? É preciso acrescentar uma base, neste caso é comum o uso de Bicarbonato de sódio (NaHCO3) para neutralizar a ação do ácido e deixar a limonada mais saborosa.

Agora você já sabe como aplicar o conteúdo aqui exposto em situações de seu dia a dia? Por exemplo, como deixar a salada de verduras com um gostinho picante? É só acrescentar vinagre (ácido acético).
Qual o segredo de um molho de tomate menos ácido? O acréscimo de leite proporciona um aspecto mais suave nesse condimento.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Quais os tipos de reação de neutralização?

Existem reações de neutralização total e parcial. Na neutralização total, a quantidade de íons H+ em solução é igual à de íons OH- em solução. Já na neutralização parcial, há um excesso de íons H+ ou OH- no seio da solução.

O que são reações de neutralização de alguns exemplos?

Quando um ácido e uma base são misturados ocorre uma reação de neutralização, que produz sal e água. A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O).

Como fazer uma reação de neutralização?

HX + MeOH → MeX + H2O Quando apenas uma parte dos hidrogênios ionizáveis do ácido reage com as hidroxilas da base, ou o contrário, a reação é denominada de neutralização parcial. Nas equações que representam a neutralização parcial, há a presença de sais com hidrogênio (H) e a hidroxila (OH).

Quais são os produtos de uma reação de neutralização Brainly?

Resposta: As reações de neutralização ocorrem quando juntamos um ácido e uma base, em que um irá neutralizar as propriedades do outro, formando sal e água como produtos.