Quais são os fatores responsáveis pela formação do solo e como eles atuam?

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

Como é que o clima pode influenciar na formação do solo?

O clima é o fator que mais influencia o intemperismo, principalmente a precipitação pluviométrica (chuvas) e as variações de temperatura. São elas as principais responsáveis pela natureza e velocidade das reações químicas que ocorrem na formação do solo.

Como o clima interfere na formação vegetal do nosso planeta?

A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos atmosféricos: a temperatura e a umidade do ar. ... Isso significa dizer que alterar a cobertura vegetal de um dado local é também propiciar alterações climáticas no local da intervenção e também em outras partes do planeta.

Quais os fatores que afetam o intemperismo?

O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.

Como o homem pode interferir nos fatores de formação dos solos?

Portanto, a erosão, a desertificação e outras modificações do solo podem ocorrer por fatores naturais, no entanto, elas são aceleradas pela ação do homem, sobretudo através das queimadas, desmatamento, técnicas agrícolas inadequadas, mineração, expansão das áreas urbanas e impermeabilização do solo.

Como o solo pode ser formado?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Qual a influência da temperatura e da umidade na formação do solo?

Temperatura e Umidade Regulam o tipo e a intensidade tanto do crescimento dos organismos como do intemperismo das rochas. É o clima que controla o tipo de vegetação e os processos geomorfológicos que operam na paisagem e que podem resultar em erosões e deposições.

Quais os fatores que influenciam o clima de uma região?

Sendo os fatores climáticos elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local, podemos conceber que eles estão relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.

O que pode causar o intemperismo?

Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. ... Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis.

O solo é um sistema aberto entre os diversos geoecossistemas do nosso Planeta, que está constantemente sob ação de fluxos de matéria e energia. Essa condição o torna um sistema dinâmico, ou seja, o solo evolui, se desenvolve e se forma de maneira contínua no ambiente em que está inserido.

A formação do solo é dada pela interação de fatores do ambiente ao longo do tempo, conforme descrito por Jenny (1941):

S = f (m, r, o, c, v, t);

em que f = função; m = material de origem; r = relevo; o = organismos, v = vegetação; t = tempo.

Este modelo é uma expressão qualitativa, ou semiquantitativa da formação do solo e continua aceito até hoje, contribuindo para os atuais fundamentos da pedologia, que são expressos pela interação dos fatores de formação do solo sob a atuação da dinâmica interna do sistema solo e de processos pedogenéticos específicos para um determinado pedoambiente, resultando em solos com propriedades e características próprias que exercem suas funções na paisagem em que se inserem.

As feições morfológicas e as características do solo refletem a atuação dos processos pedogenéticos na sua formação.

Os processos pedogenéticos são estudados em duas vias: I) o modelo de processos múltiplos, baseado em quatro processos básicos de formação do solo: adições, perdas, transformações e translocações; II) o modelo de processos específicos, que considera as características dos diferentes tipos de solos, como resultado da atuação de mecanismos específicos na integração dos fatores de formação dos solos, como por exemplo: laterização, silicificação, ferralitização, gleização, podzolização, salinização, etc.

A interpretação dos processos pedogenéticos permite entender o solo no seu ambiente de ocorrência e a organização de sistemas de classificação de solos.

Quais são os fatores responsáveis pela formação do solo e como eles atuam?

Processos pedogenéticos

Processos pedogenéticos específicos

Processos múltiplos

Descrição resumida do processo

Exemplo de ocorrência

Ferralitização

Remoção, transformação e translocação

Remoção de sílica e concentração de óxidos de Fe e Al.

Latossolos, Nitossolos, caráter ácrico

Silicificação

Transformação e translocação

Migração e acúmulo de sílica cimentando estruturas ou a matriz do solo

Latossolos e Argissolos Amarelos coesos

Plintitização e laterização

Transformação e translocação

Redução e translocação de Fe e oxidação e precipitação originando mosqueados, plintita ou petroplintita

Plintossolos

Lessivagem ou argiluviação

Translocação

Migração vertical de argila no solo

Argissolos, Luvissolos, horizontes E, lamelas

Podzolização

Transformação e translocação

Migração de complexos de Fe, Al e matéria orgânica no solo com acúmulo em horizonte iluvial, com ou sem sílica

Espodossolos, Ortstein

Gleização

Remoção, transformação e translocação

Redução de Fe em condições anaeróbias e translocação formando horizontes acinzentados com ou sem mosqueados

Quais são os fatores de formação do solo Cite e explique como eles atuam?

A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.

Quais as principais fatores que atuam na formação do solo?

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

Quais os principais fatores que atuam na formação dos solos Assinale a alternativa correta?

O solo é formado a partir da interação entre o tempo, clima, relevo, água e seres vivos.

Como é a formação do solo?

Os solos se desenvolvem por meio do intemperismo das rochas. Eles são formados por minerais, matéria orgânica, ar e água e são importantes para o equilíbrio do meio ambiente. O solo corresponde à camada de material orgânico e fragmentos de rocha alterados que reveste a litosfera terrestre.