Quais são os tipos de papéis de parede?

Procurando papéis de parede, provavelmente observou que existem diversas qualidades de papéis, entre texturas, espessuras e materiais os quais são compostos, que resultam em diferenças expressivas de preços. Normalmente esses papéis são classificados entre papéis de parede laváveis, ou vinílicos, e papéis de parede não laváveis, ou vinilizados.

No entanto, essa classificação não é adequada, pois não diferencia as diversas variedades de papéis de parede vinílicos, que são erroneamente chamados de laváveis. Com isso, enquanto alguns rolos de papéis vinílicos (ou laváveis) contendo 5 m² podem custar apenas R$80, outros com a mesma medida podem custar mais de R$1.000, dando a falsa impressão que tratam-se de produtos com qualidade idênticas, só mudando o preço.

Pensando em desmistificar essa inadequada classificação de papéis de parede, que é repetida por diversos revendedores e importadores em todo o Brasil, a Casa Criativa montou esse post em conjunto com a Associação dos Fabricantes de Papéis de Parede da América do Norte, ou W.A. (Wallcoverings Association).

 

Papéis de parede vinilizados (flocked wallpaper)

Quais são os tipos de papéis de parede?

Os papéis vinilizados, que são internacionalmente conhecidos como papéis de parede flocados, são os mais tradicionais do mercado e existem há séculos. São feitos de papel puro e podem receber acabamentos de verniz ou espuma expandida em suas estampas.

Por sua composição, tem durabilidade esperada de no máximo dois anos, podendo desbotar e danificar facilmente com o atrito. Além disso, não são recomendados para aplicação em paredes que incidam sol da tarde, pois seu ressecamento pode causar danos ao acabamento da parede, em uma futura remoção do papel de parede.

Entre os catálogos de papéis de parede disponíveis nessa qualidade, vale citar o book Classique e o Relevos.

 

Papel de parede revestido com vinil (vinyl coated)

Quais são os tipos de papéis de parede?

Os papéis de parede revestidos com vinil são um dos primeiros tipos de papéis de parede vinílicos. São feitos a partir de papel revestido com fina uma camada protetora de vinil acrílico ou PVC, sendo muito mais resistentes e duráveis que os papéis de parede vinilizados, mas ainda com um custo muito acessível.

Porém, entre os papéis de parede vinílicos, esses são os papéis de parede mais sensíveis à abrasão e à umidade, devendo-se tomar tanto cuidado quanto os papéis vinilizados durante seu uso e limpeza.

 

Papéis de parede de vinil sólido (paper backed vinyl or solid vinyl)

Quais são os tipos de papéis de parede?

Sem dúvidas, esses são os papéis de parede mais encontrados nas lojas especializadas em papéis de parede. Por sua qualidade, os papéis de parede de vinil sólido são muito duráveis, porque extremamente resistentes à abrasão, sendo alguns classificados até como escováveis.

Esse papel de parede é composto de uma película sólida decorativa de material vinílicos, que é normalmente laminada sobre uma base de papel. Por sua face decorativa ser composta de uma película sólida de vinil, sua face decorativa é impermeável. Assim, podem ser utilizados em ambientes húmidos como banheiros e lavabos, desde que sejam muito bem ventilados, e os papéis não recebam contato direto com agua, principalmente nas suas emendas.

Entre os papéis disponíveis na Casa Criativa, a maior são papéis de parede de vinil sólido. Entre os mais notáveis, vale citar: Regent, Amaze, Isola e Abby Rose.

 

Papel de parede com base de tecido (fabric backed vinyl or non wovem)

Quais são os tipos de papéis de parede?

Os papéis de parede com base de tecido são construídos com uma camada de tecido non wovem laminadas sob uma película sólida de vinil, onde estarão as estampas e os acabamentos decorativos.

Sua forma de construção é muito parecida com o papel de parede de vinil sólido, mas com a vantagem de utilizar tecido no lugar de papel, sendo muito mais resistente a umidade e à abrasão. Outra grande vantagem dessa tecnologia é que as emendas entre as faixas de papel ficam muito mais ocultas, devido a sua estabilidade dimensional.

Assim, os melhores papéis de parede disponíveis do mercado possuem base de tecido, podendo ser identificados pela descrição “non wovem” quem vem em seus rótulos. Na Casa Criativa, são alguns desses papéis os books: Sonata, Imagine, Sibelius, Urban Chic, Barbara Becker, entre outros.

 

Outros tipos de papel de parede

Quais são os tipos de papéis de parede?

Além dos quatro tipos de papel de parede já comentados, existem inúmeros outros, cada um com características próprias.

Alguns, ao contrário de utilizarem lâminas decorativas de vinil sólido sobre a base de tecido non woven, utilizam seda e linho como lâmina decorativa. Outros, utilizam substratos naturais, como pedras de mica. Já outros, utilizam lâminas de metais, como bronze.

Porém, de forma geral, todas as outras formas de papel de parede surgem a partir do papel de parede com base de tecido, cuja tecnologia permite criar as mais diversas estampas e texturas.

Quais são os tipos de papel de parede que existe?

Conheça estes 5 tipos de papéis de parede.
Tradicional. O papel de parede tradicional é o papel mais comum do mercado. ... .
Tradicional Digital. ... .
Adesivo. ... .
Vinílico. ... .
Flocado, Mica e Naturais..

Qual é o papel de parede mais usado?

O papel de parede mais tradicional, que encontramos com facilidade, é o de celulose. Sua textura é realmente como a de uma folha de papel, mas por esse motivo ele também é um dos mais sensíveis e menos resistente que outros tipos.

Qual o melhor papel para colocar na parede?

Vinílico. O vinílico é composto por PVC e isso dá ao papel uma maior durabilidade. Ou seja, ele é ideal para banheiros, cozinha, varanda e paredes que tem bastante incidência do sol. Além disso, eles servem para qualquer tipo de ambiente e acaba tendo um custo benefício melhor do que os outros tipos.

Qual o nome daqueles papel de parede?

O papel de parede de celulose, conhecido também como papel de parede tradicional, é aquele que tem a textura de uma folha de papel comum.