Quais tipos climáticos predominam no norte da América do Norte eles ocorrem em quais latitudes

Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região.

Quais tipos climáticos predominam no norte da América do Norte eles ocorrem em quais latitudes

Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada. São eles:

Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas. A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar.

Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Massas de ar: são grandes porções de ar da atmosfera que se estendem por milhares de quilômetros. Formam-se numa superfície homogênea, pela pressão atmosférica. Suas características – quente, fria, úmida, seca – dependerão das condições do ambiente em que se formaram e por onde farão sua trajetória. Existem seis tipos de massas de ar: oceânica (úmida), continental (seca), tropical e equatorial (quente), temperada e polar (frias). Não raro, muitas dessas massas se encontram durante seu deslocamento, havendo uma troca de calor e umidade entre elas.

Continentalidade e Maritimidade: correspondem à maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Além de exercerem variação na umidade, interferem também na temperatura da região. Por exemplo, em lugares que sofrem influência da continentalidade (localizados no interior do continente, distantes dos oceanos) há uma variação maior da temperatura ao longo do dia, com altas taxas de amplitude térmica.

Correntes Marítimas: são porções de águas extensas que fazem um movimento de descolamento nos oceanos. São movimentadas pelas ações dos ventos e pelo movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas têm o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar.

Existem dez tipos principais de clima em todo o mundo e são influenciados pela pressão atmosférica, correntes marítimas, circulação de massas de ar, latitude, altitude, precipitação pluviométrica e incidência solar – a quantidade de luz que incide sobre a superfície terrestre.

Clima pode ser compreendido como conjunto de características de tempo atmosférico, em especial temperatura e pluviosidade, que se repetem ao longo da história.

A sobreposição de uma característica sobre as demais é que define o tipo de clima de uma determinada região. Os dez principais tipos de clima são: equatorial, tropical, subtropical, desértico, temperado, mediterrâneo, semi-árido, frio (ou subpolar), frio da montanha e polar.

Clima equatorial

O clima equatorial é registrado nas zonas próximas ao Equador, como partes da África, do Brasil e sudeste asiático. É o clima mais quente e úmido do planeta. Tem pouca variação térmica durante o ano, em média acima de 25°C. No clima Equatorial, há chuva abundante durante todo o ano e pouca variação entre as estações do ano.

Clima tropical

O clima tropical ocorre nas zonas próximas aos trópicos de Câncer e Capricórnio. A temperatura média anual é de 20ºC. A principal característica é a clara definição de duas estações no ano, que são o inverno – seco – e o verão – chuvoso.

Dependendo da região, pode variar em clima tropical seco ou clima tropical chuvoso. É dividido em clima tropical continental, litorâneo, de altitude e de monções.

Este clima e suas variações, são encontrados no Brasil, Cingapura, regiões da Índia, Sri Lanka, Havaí, México, e Austrália.

Clima subtropical

O clima subtropical marca as regiões ao sul do trópico de Capricórnio e ao norte do trópico de Câncer. É mercado pela diferenciação térmica durante o ano porque tem quatro estações bem definidas.

Os principais extremos de temperatura ocorrem no verão, com variação de 20ºC a 25º, e no inverno, quando os termômetros podem marcar entre 0ºC e 10ºC.

As chuvas nas regiões influenciadas por este clima variam de 1000 a 1500 milímetros anuais, e apresentam pouca variação ao longo do ano. O sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul sofrem a influência do clima Subtropical.

Clima temperado

As quatro estações bem definidas também são características nas regiões de clima temperado. É registrado nas regiões localizadas entre os trópicos e os círculos polares dos hemisférios sul e hemisfério norte.

Ocorre em regiões como a Europa, América do Norte e Ásia. É dividido em dois grandes tipos: temperado continental e temperado oceânico. O tipo continental apresenta maior variação térmica e invernos mais rigorosos, enquanto o tipo oceânico ocorre próximo aos litorais com temperaturas mais estáveis e maior precipitação.

Clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo é caracterizado por invernos curtos e de temperaturas baixas, variando entre 0ºC e 15ºC. Já o verão é longo, registrando temperaturas que oscilam entre 18ºC e 25º. Atualmente, é um clima que sofre bastante influência do Aquecimento Global, batendo recordes de temperatura máxima.

O período chuvoso é o de inverno e o seco ocorre no verão. Embora o inverno seja breve e o verão longo, as quatro estações ano são bem definidas. É encontrado nas regiões localizadas junto ao mar Mediterrâneo, além de pequenas porções no Chile, EUA e Austrália.

Clima desértico

No clima desértico predomina o calor, com médias de 30ºC como a principal característica. As chuvas são escassas, quase insignificantes, podendo haver anos em que não chegam a ocorrer.

Em consequência, a umidade do ar é baixa, chegando a 15%. As altas temperaturas ocorrem durante o dia, mas podem ser negativas durante a noite no inverno.

As estações do ano são diferenciadas pela variação de temperatura. Este tipo de clima é encontrado no deserto do Saara, Kalahari e Namíbia, na África; grande parte do Oriente Médio; Oeste norte-americano; norte do México; na região do Atacama, que fica no litoral do Chile e Peru; na região da Patagônia, na Argentina; na Austrália, região central da Ásia e Oeste da China.

Clima semiárido

Chuvas irregulares e escassas, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar são as principais características do clima semiárido.

A temperatura média anual chega a 27ºC e as chuvas variam em, no máximo, 750 milímetros ao ano. Além de escassas, as chuvas são irregulares e mal distribuídas. É registrado na região Nordeste do Brasil, além das áreas ao redor dos desertos em outras partes do mundo.

Clima frio (subpolar)

É marcado pelas temperaturas baixas, com grande amplitude térmica e baixas precipitações, que ocorrem na forma de neve. Os verões são curtos, com temperaturas que não costumam ultrapassar os 10ºC.

Ocorre principalmente no hemisfério norte, nas proximidades do Círculo Polar Ártico, nas regiões da Rússia, Canadá, norte da Europa e Estados Unidos.

Frio de Montanha

O frio de montanha, também chamado de clima de altitude, tem baixas temperaturas durante todo o ano. Em média, os termômetros registram cerca de 0ºC durante o ano, mesmo no verão. No inverno, é esperada queda de temperatura para índices negativos.

Há grande ocorrência de pluviosidade devido ao choque das massas de ar com as encostas das montanhas. Nessa região, devido à constante baixa temperatura, a neve forma grossas camadas que quase não derretem ao longo do ano.

Pode ser encontrado principalmente nas regiões montanhosas do Chile, Estados Unidos e China.

Clima Polar

O clima polar é o clima de temperaturas negativas mais extremas, com termômetros sempre abaixo de 0ºC, com média de 30ºC negativos e que podem cair a 50ºC negativos no inverno.

Além da amplitude térmica, a umidade do ar é elevada, mesmo com baixa incidência de chuvas. Tem como característica também a presença de neve cobrindo o solo durante todo o ano (permafrost), com cerca de 100 milímetros registrados durante o ano.

Ocorre em regiões no extremo norte do Canadá, Rússia e Europa, além da Groenlândia, Islândia e todo o continente da Antártida.

Tipos de Clima e Vegetação

As peculiaridades do clima resultam em vegetações diferenciadas em cada região da Terra. No clima polar ocorre durante o verão a tundra, formada por musgos e líquens.

Árvores e vegetações acostumadas com o rigor do inverno estão nas regiões de clima temperado. É nesta área que permanecem a floresta temperada, com árvores de grande porte e decíduas, ou seja, perdem as folhas durante o inverno.

A chamada vegetação de altitude está presente caracterizado como frio da montanha. São plantas como as pradarias, encontradas na Argentina, e em regiões brasileiras como o rio Grande do Sul, na área conhecida como Pampa Gaúcho.

O clima subtropical é favorável para o desenvolvimento de plantas como araucárias e pinheiros. Este tipo de vegetação é beneficiada pela distribuição regular de chuvas durante o ano.

Já no clima tropical, a diversidade da vegetação é maior, em consequência da oferta de luz e elevada umidade. Sob a influência deste clima estão as florestas tropicais úmidas, muito semelhantes às florestas equatoriais. A principal delas é a floresta Amazônica.

Clima Influencia na Estrutura da Planta

As condições de oferta pluviométrica abundante, calor e luz favorecem a diversidade da vegetação do clima equatorial, com árvores longas e arbustos, dependendo da localização.

Ao contrário da elevada disponibilidade de água, o clima semiárido favorece o desenvolvimento de árvores de pequeno porte, em que os troncos são retorcidos e espinhosos, conhecidas como Caatinga.

Sob a influência deste clima também estão plantas como cactos. A estrutura das plantas é adequada à escassez hídrica.

A escassez de água também marca a vegetação no clima desértico, onde são encontradas plantas espinhosas e de raízes profundas.

Saiba mais sobre:

  • Climas do Brasil
  • Exercícios sobre Climas do Brasil

Quais tipos climáticos predominam no norte da América do Norte eles ocorrem em quais latitudes

Professor de Geografia Licenciado pela UNESP - Rio Claro

Quais tipos climáticos predominam no norte da América do Norte eles ocorre em quais latitudes?

Os climas da América do Norte dividem-se em: polar, temperado, subtropical, tropical e desértico. Na extremidade boreal do subcontinente, onde há territórios situados para além do Círculo Polar Ártico, predomina o clima polar.

Qual o tipo de clima predominante na América do Norte?

Quanto ao clima, ao norte apresenta baixas temperaturas ocorrendo florestas de coníferas, já no centro e sudeste o clima que predomina é o continental temperado onde estão localizadas as florestas temperadas e no sudoeste estabelecem os desertos.

Quais tipos climáticos predominam na América do Sul eles ocorrem em quais latitudes?

A América do Sul pode ser dividido em quatro zonas climáticas distintas: tropical, temperada, seca e fria, distribuídas conforme o relevo da região. As chuvas são abundantes na maior parte da América do Sul, com exceção das áreas desérticas do Peru e norte do Chile, Patagônia argentina e nordeste brasileiro.

Quais são os dois tipos climáticos predominantes no continente americano?

Os principais climas da América são:.
Clima desértico ou árido. Principais características: temperaturas elevadas (forte calor) durante o dia e noites frias (baixas temperaturas). ... .
Climas Frio e Polar. ... .
Clima temperado..