Qual a diferença do Enem e do Encceja?

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) para dar certificação para aqueles que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos, seja o Ensino Fundamental ou Médio, na idade adequada.

Leia mais: Consegui meu certificado pelo Encceja. E agora?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% 

Essa prova é aplicada anualmente e, dependendo do seu resultado do participante, pode render dois tipos diferentes de documentos: certificado e a declaração parcial de proficiência. Veja quais são as diferenças entre eles: 


  • Certificado: emitido pela instituição certificadora selecionada na inscrição, esse documento só é emitido quando o candidato consegue a nota mínima nas quatro provas objetivas e na redação. 
  • Declaração parcial de proficiência: também emitido pela instituição certificadora escolhida na inscrição, essa declaração é expedida quando o participante consegue a nota mínima e uma ou mais provas, mas não em todas. Ou seja, nesse caso, para conseguir o certificado final, será preciso que o candidato refaça o Encceja, mas apenas nas provas em que ele não conseguiu a nota mínima para a aprovação. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do ministério responsável pelo exame, apenas a aprovação na prova dará direito ao certificado ou à declaração parcial de proficiência. 

Veja: + Encceja: o candidato precisa pagar taxa de inscrição?

Quem pode solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência do Encceja?

Segundo o Guia de Certificação do Encceja, publicado pelo Inep, podem solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência quem cumprir os seguintes requisitos:

Candidatos do Ensino Fundamental


  • Indicar no ato da inscrição a instituição certificadora;
  • Possuir, no mínimo, 15 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
  • Atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame; 
  • Atingir o mínimo de cinco pontos na redação.
  • Para conseguir a declaração parcial de proficiência o candidato deverá obter o mínimo de 100 pontos em: Ciências Naturais; História e Geografia; Matemática; e Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.

Candidatos do Ensino Médio

  • Indicar no ato da inscrição a instituição certificadora;
  • Possuir, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
  • Atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame; 
  • Atingir o mínimo de cinco pontos na redação.
  • Para conseguir a declaração parcial de proficiência o candidato deverá obter o mínimo de 100 pontos em: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação.
Veja: Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade?

Como solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência?

O candidato que cumprir os pré-requisitos necessários para conseguir o certificado ou a declaração parcial de proficiência do Encceja deverá imprimir uma cópia da tela de resultado, onde estão as notas das provas realizadas pelo participante, e encaminhar para a instituição certificadora cadastrada na hora da inscrição.

Lá, o responsável pela instituição realizará o processo necessário para a emissão do documento solicitado pelo participante, de acordo com o seu resultado.

Guia Completo do Encceja

Se você vai precisar refazer a prova do Encceja e não sabe como estudar para atingir os 100 pontos, acesse o Guia feito pela Quero Bolsa. O material é gratuito e super completo para você entender como funciona a prova e se preparar da melhor maneira possível.

Clique no botão abaixo e baixe o seu Guia:

Guia completo do Encceja

Onde estudar com a nota do Encceja?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Qual a diferença do Encceja para o Enem?

Portanto, o ENCCEJA serve para que alunos que não terminaram os estudos, consigam o diploma por meio da prova. Enquanto o ENEM serve para testar os conhecimentos do aluno e ajudá-lo a ingressar no ensino superior.

O que é Encceja no Enem?

Diferença entre o Enem e o Encceja Enquanto o Enem é para quem deseja ingressar no ensino superior privado ou público, por meio dos programas do governo como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Encceja é para retirar certificação do ensino fundamental ou médio.

Como é feita a prova do Encceja?

Elas são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma delas com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

Qual a melhor nota do Encceja?

A nota do ENCCEJA vai de 60 pontos até o máximo, que é 180 pontos. Mas, para ser aprovado no ENCCEJA, você precisa tirar apenas 100 pontos em cada eixo, e 5 pontos na redação.

Toplist

Última postagem

Tag