Qual a diferença entre calor especifico e calor latente

Qual é a diferença entre calor específico e calor latente?

O calor latente é a quantidade total de calor absorvido ou libertado durante uma mudança de fase (por exemplo, a fusão ou a vaporização) a uma temperatura constante. O calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.

Onde pode ser observado o calor latente?

No calor latente ocorre a mudança de estado físico. Ou seja, a substância pode passar do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa. Quando a mudança é da fase líquida para a fase gasosa o calor latente é chamado de calor de vaporização (Lv).

O que é alto calor específico e alto calor latente?

A água possui elevados valores de calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de ebulição, e isso faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura.

Quanto maior o calor específico da substância mais rápido ela varia sua temperatura?

Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. Por exemplo, em um dia ensolarado na praia, percebemos que a areia está em uma temperatura superior à da água. Isso acontece porque o calor específico da água é muito maior que o da areia.

Quanto maior o calor específico mais rápido ele esquenta?

Quanto maior for o calor específico de uma substância, maior será a quantidade de calor que deverá ser fornecida ou retirada dela para que ocorram variações de temperatura. A água, quando comparada com várias outras substâncias, possui o maior calor específico, que corresponde a 1 cal/g.

Qual corpo estava com água mais quente explique por que?

Resposta: o ar dentro da garrafa se aquece não consegue sair do frasco por causa do plastico, aumentando assim, a temperatura interna do copo e da garrafa. Explicação: por esse motivo, a água do copo fica mais quente do que a do copo coberto.

Por que o copo sua?

As moléculas de água dispersas no ar, quando encontram uma superfície mais fria, acabam fornecendo calor para esta. Isso faz com que se condensem - passem para o estado líquido - e apareçam gotículas d'água nas paredes externas do copo.

Como a água morna pode estar quente e fria ao mesmo tempo?

Quando tiramos a mão da água quente e a colocamos na água morna, a água morna parece fria. ... Por causa disso, dizemos que existe uma troca de calor entre as mãos e a água. As trocas de calor sempre acontecem entre dois corpos a temperaturas diferentes, sendo que o calor vai do corpo mais quente para o mais frio.

Exemplos de Calor Latente Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.

O que é o calor latente?

Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação. O calor latente é definido, também, como a relação da quantidade de calor por massa.

O que é o calor específico?

O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C.

Quais são os tipos de calor latente?

Assim, iremos estudar dois tipos de calor latente, o de fusão e o de vaporização.

  • Calor latente de fusão: é quando uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. …
  • Calor latente de vaporização: ocorre quando uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.

É correto dizer que no calor latente?

No calor latente ocorre a mudança de estado físico. Ou seja, a substância pode passar do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa. Quando a mudança é da fase líquida para a fase gasosa o calor latente é chamado calor de vaporização (Lv).

O que significa calor específico alto?

Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. … Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.

Como se calcula calor específico?

Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:

  1. c = Q/m. …
  2. c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K) …
  3. C = Q/ΔT.
  4. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) …
  5. c = C/m.
  6. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) …
  7. Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo. …
  8. Q = m .

Qual é o calor latente do gelo?

80 cal
Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo. Observação: Durante a solidificação, a água cederá a mesma quantidade de calor que recebeu durante a fusão; portanto o calor latente de solidificação é igual ao da fusão.

O que é calor latente e sensível?

O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente.

Qual é o significado de calor específico?

O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C.

Qual o significado do calor específico?

O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.

Como calcular Q MC ∆ t?

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.

Qual é o calor específico do gelo?

Calor específico

SubstânciaCalor específico (cal/gºC)
Água 1
Gelo 0,5
Etanol 0,58
Ouro 0,03

Qual é o tipo de calor envolvido no derretimento do gelo?

Calor latente de fusão (LF): é o calor que é absorvido ou cedido pelos corpos durante o processo de fusão: do líquido para o sólido e vice-versa, com temperatura constante.

Qual a diferença entre o calor latente é o calor específico?

Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.

Qual a diferença de calor latente?

CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. A distinção fica mais clara pelo seguinte exemplo.

Qual a diferença entre calor específico?

Qual a diferença entre capacidade térmica e calor específico de uma substância? O calor específico depende somente da substância, não da quantidade de massa, pois ele é definido com a quantidade de calor necessária para elevar uma unidade de massa de um grau Celsius (ou Kelvin, ou Fahrenheit).

O que é o calor específico?

O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C. Cada substância possui um determinado valor de calor específico, que é geralmente expresso em cal/g.