Qual a diferença entre migração e emigração?

Fique por dentro das principais notícias sobre Educação, Enem, Universidades, Prouni, Sisu e Fies com o Educa Mais Brasil! Nesta página reunimos informações sobre editais, processos seletivos, matérias sobre cursos superiores e profissões, além de darmos dicas que podem contribuir com o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Acompanhe o E+B Educação e se mantenha atualizado!

Ouça este artigo:

Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país.

A relação entre a imigração e a emigração resulta no “saldo migratório”, utilizado para ajudar na caracterização da população de um determinado território (país, continente, etc.). Se a imigração for maior que a emigração diz-se que o saldo migratório foi positivo (pois saíram menos indivíduos do país do que entraram), se ocorrer o contrário, o saldo migratório foi negativo. Ou ainda, o saldo migratório pode ser nulo, quando ambos os movimentos populacionais se igualam.

Os fenômenos de emigração e imigração estão sempre relacionados com as condições sociais dos locais nos quais se inserem a apresentam especificidades de acordo com estas condições. O emigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de algum outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhoria de vida.

Mas existem outras motivações que podem levar um cidadão a se tornar emigrante, em seu país, e imigrante, no país de destino. Como os refugiados que abandonam seus países devido a conflitos civis, ou por causa de perseguições raciais/religiosas, ou ainda por causa de desastres naturais/ambientais.

De qualquer forma o imigrante enfrentará quase sempre as mesmas dificuldades de se estabelecer em um país de costumes diferentes dos seus e de língua desconhecida enfrentando, muitas vezes, a xenofobia, as restrições impostas aos estrangeiros pelas legislações, o trabalho escravo ou quando muito o subemprego.

Por outro lado, a mobilidade dos indivíduos sempre foi um fator importante e presente na história da civilização. Desde os tempos primitivos em que o nomadismo era prática comum até os tempos atuais em que a globalização tornou mais fácil (ou pelo menos, mais comum) os movimentos migratórios.

Fontes
https://web.archive.org/web/20161126223949/http://fazendogenero8.ufsc.br//
http://jus2.uol.com.br

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-e-emigracao/

Exercícios e questões de vestibulares

Questão 01: (FUVEST 2009)

Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:

Qual a diferença entre migração e emigração?

A)

Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.

B)

A União Européia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.

C)

Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.

D)

A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um pólo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.

E)

O Oriente Médio, a Austrália e a China apresentam algumas cidades com grandes contingentes de população imigrante.

Qual a diferença entre migração e emigração?

Vamos estudar em nossa postagem de hoje sobre importantes conceitos relacionados a geografia, que são: a migração, imigração e a emigração. Estes conceitos, embora sejam semelhantes, representam ações totalmente diferentes. Desta forma, vamos definir estes três conceitos, explicando sobre a sua ocorrência e importância para o dia a dia.

Em nossa história, os movimentos migratórios estão presentes desde os tempos mais remotos. Seja em busca de alimento, ou devido a condições climáticas, até mesmo fugindo de guerras em seus países, o certo é que a migração ocorre muito e constantemente.

Qual a diferença entre migração e emigração?

De modo a classificar esses movimentos, foram criadas três diferentes subcategorias, que são: migração, imigração e emigração. Sendo assim, vamos estudar cada uma delas, explicando o seu conceito e também ilustrando através de exemplos.

O termo migração é utilizado quando o movimento migratório ocorre dentro de um mesmo país ou território. Ou seja, este é um tipo de movimento que não cruza fronteiras políticas. Embora possa ser encontrado o termo migração relacionado a mudanças para outros países (o que também pode ser utilizado), quando combinamos o uso destes três termos selecionamos a migração para movimentos internos.

Um exemplo interessante de migração pode ser visto no Nordeste brasileiro. Nesta região, em algumas localidades, os habitantes têm a necessidade de se deslocarem em busca de água, fugindo da seca. Desta forma, dizemos que essas pessoas são migrantes, pois estão se deslocando dentro da mesma região.

Podemos também classificar as migrações quanto ao tempo de deslocamento, da seguinte maneira:

  • Migrações pendulares: são as migrações que ocorrem todos os dias, tais como o deslocamento de uma cidade para a outra, para trabalhar ou até mesmo estudar. Este é o tipo de migração mais comum, uma vez que grande parte da população precisa se deslocar em função dos motivos acima citados;
  • Migrações temporárias: as migrações temporárias são aquelas que acontecem em um intervalo de tempo maior, porém com prazo de retorno estipulado. Por exemplo, os trabalhadores agrícolas que se deslocam a uma fazenda para trabalhar na safra de soja. Sabe-se que ao término do período de produção estes trabalhadores irão retornar para suas casas e;
  • Migrações indeterminadas: Estas migrações ocorrem em intervalos de tempo maiores, e não há prazo estipulado para a volta. Nestas situações, as pessoas podem permanecer por toda a vida em sua nova localização.

Dentro do conceito de migrações indeterminadas, dois dos tipos mais comuns são as imigrações e as emigrações.

Imigração e Emigração

Como mencionamos, a imigração e emigração são movimentos migratórios indeterminados, pois na maioria das vezes as distâncias envolvidas são elevadas e, em alguns casos, não há a possibilidade de volta.

O termo imigrante é utilizado quando a pessoa está chegando em um determinado local para ali continuar a sua vida. Quando a pessoa está deixando a sua localidade inicial, é utilizado então o termo imigrante. Por exemplo, você irá se mudar da sua cidade atual para uma outra, em outro país. Em sua cidade atual você será um emigrante, pois deixará a localidade. Já em sua nova cidade, você será um imigrante, pois estará iniciando a sua vida na nova região.

Portanto, apresentamos os conceitos relacionados aos movimentos de migração. Além disso, foram apresentados os tipos de movimentos migratórios, que estão presentes na vida da grande maioria das pessoas e também dos animais!

Qual é a diferença entre imigrantes e migrantes?

O termo vem do verbo emigrare: migrare, “mudar de residência/ condição” + “para fora”, a partir do ponto de vista do país de origem, ela é Emigrante (que saiu “daqui”, para viver “lá”). Migrante: O termo é utilizado para denominar aquele que se desloca em espaço circunscrito a um território nacional.

O que é emigração de exemplo?

Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”. Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

Qual a diferença entre migração e imigração e emigração Brainly?

Resposta: Migração é o movimento das pessoas que irão morar em uma região do mesmo país ou de outro país. Imigração é a chegada de pessoas ao país. Emigrantes é a saída de pessoas do país.

Qual é a diferença entre migrante e refugiado?

Dizemos 'refugiados' quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos 'migrantes' quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.