Qual a importância da Lei 10.436 para a comunidade surda?

Qual a importância da Lei 10.436 para a comunidade surda?

Por que é tão importante essa Lei para a comunidade surda?

A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos. ... A língua de sinais constitui esta ponte, portanto, importante na educação dos surdos nas classes regulares.

O que determina a Lei 10.436 2002 e qual sua principal importância para a comunidade surda?

Lei10.436Lei da Libras, é considerada uma das leis mais importantes para a comunidade surda brasileira. A partir dela, a Língua Brasileira de Sinais passou a ganhar mais visibilidade no país, sendo desenvolvidas diversas ações com o objetivo de torná-la cada vez mais acessível.

O que a Lei representa para a comunidade surda?

A lei 10.436 reconhece a Língua Brasileira de Sinais - Libras e esse reconhecimento traz consequência positivas para a comunidade surda, que passam a ver seus direitos fundamentos sendo desvelados pela população em geral, principalmente para as vivencias em locais públicos.

Qual a contribuição do governo para a comunidade surda?

Brasília/DF - O Ministério da Cidadania lançou nesta quarta-feira (18) o projeto Sinais, com atividades culturais, esportivas e de cidadania voltadas aos surdos e as pessoas com deficiência auditiva. ... Promover a inclusão e a autonomia da comunidade surda, segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, é prioridade.

Qual a importância do Decreto nº 5.626 2005 para a comunidade surda?

O Decreto Federal 5.626 de 22 de dezembro de 2005 institui a LIBRAS, como paradigma educacional da pessoa surda, universalmente reconhecida como imprescindível à evolução integral de seus construtos socioculturais.

Qual a importância de Libras na sociedade?

A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. ... Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.

Qual a importância da comunidade surda para a conquista dos surdos?

A Comunidade Surda é uma espécie de espaço onde se difundem a língua e cultura surdas. ... Isso mostra a importância que a comunidade surda tem para a pessoa surda, pois é lá que eles se reconhecem e podem exercer plenamente sua comunicação interação com as demais pessoas na sua própria língua com total liberdade.

Quais as abordagens educacionais que vigoraram no ensino dos surdos?

No decorrer dos tempos, várias metodologias foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.

Quais os direitos do surdo previstos em Lei?

De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.

Quais são as principais legislações de Libras do nosso país?

Qual a lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão? É a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

Como as leis brasileiras influenciaram a comunidade surda?

  • As leis brasileiras foram influenciadas por documentos internacionais, que contribuíram à medida que a comunidade surda ganhou força para lutar por seus direitos. Nossas investigações partiram do ponto em que a sociedade ainda é enraizada historicamente em valores que reproduzem pensamentos preconceituosos.

Como conhecer a realidade da comunidade surda?

  • [4] É importante conhecer a realidade da comunidade surda, que na verdade, é uma comunidade linguística, pois tem a sua própria língua materna que não é o Português, e sim, a Líbras. Infelizmente, muita gente pensa que só com leitura labial se resolve tudo, mas não é assim.

Qual a importância da lei sobre a surdez?

  • Nessa parte da Lei nº 10.436 – Lei de Libras é trazida uma questão de suma importância para as pessoas que apresentam surdez. Trata-se do atendimento quanto aos serviços de saúde, que devem ser oferecidos de forma adequada às necessidades típicas de alguém que é surdo.

Qual a relação entre o surdo e a legislação brasileira?

  • O SURDO E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: CONQUISTAS? A Lei de Libras 10436/02 e o Decreto n.º 5.626/05 são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na área da educação.

Qual a importância da Lei 10.436 2002 para a comunidade surda?

Lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos completa 19 anos. A Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no dia 24, 19 anos.

Qual a importância da Lei de Libras para os surdos?

A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.

Qual é a importância da Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 para a comunidade surda histórica e politicamente o que ela representa?

(Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002). A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.

Qual a importância dessa Lei para as comunidades surdas e o processo de inclusão dos surdos?

(Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002). A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos.