Qual a importância da pecuária na ocupação do território brasileiro?

Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional. A perspectiva para 2020 é um aumento de 2,4% no PIB agropecuário, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Economia. 

A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.  

Qual a importância da pecuária na ocupação do território brasileiro?

Outro ponto a ser destacado acerca da relevância que a agropecuária possui no Brasil é quanto à ocupação do território que teve início com a produção de cana-de-açúcar, posteriormente do café e, por fim, a pecuária, que conduziu o povoamento do interior do país.

Por exemplo, o valor bruto da produção agropecuária (VBP) do Brasil em 2019 foi estimado em R$ 603,4 bilhões, alta de 1,2% em relação a 2018 e segunda maior marca registrada pelo país, segundo o Ministério da Agricultura.

O que tem ajudado o crescimento da agricultura pecuária?

O uso de ferramentas modernas é o responsável na melhora do produto colhido, evita perdas, otimiza o trabalho e diminui o impacto ambiental causado pela produção. 

A agricultura de precisão também é um método de gestão da produção agrícola que otimiza por meio de vários fatores, como o controle de sua variabilidade espacial, por exemplo.

Essa tecnologia usa da informação para coletar dados e realizar um acompanhamento da variabilidade do clima e do solo.

Como esta os crescimentos anuais?

Em 2019, o Brasil teve um ano de alta nas carnes, especialmente com o aumento das exportações para a China, cuja criação de porcos foi dizimada pela peste suína africana, levando o país a buscar tanto proteínas alternativas quanto a própria carne suína em outras nações.  

Para 2020, a projeção era de continuar o crescimento mas com a pandemia, o cenário ficou diferente. A agropecuária não irá parar de crescer, mas crescerá menos.

A agropecuária deve crescer 3,8% neste ano, avalia o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que também ressaltou a importância da agropecuária para abastecer o país de suprimentos e ajudar os brasileiros a passar por esse momento.

História do Brasil

A pecuária sempre ocupou um papel secundário no conjunto da economia colonial, orientada exclusivamente para o mercado externo. Por essa razão, sempre aparece como atividade subsidiária ou satélite da grande lavoura mercantil e de outras atividades econômicas principais que se desenvolveram durante a colonização.

O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força motriz, animais de tração e de transporte (animal de tiro); num segundo plano, também era destinado à alimentação, através da produção das carnes em conserva: carne-seca e carne-de-­sol, entre outras.

A primeira expansão do gado

Com o avanço das plantações de cana e o crescimento dos rebanhos, as duas atividades se separaram. O gado se expandiu pelo interior nordestino, em especial ao longo do rio São Francisco, denominado Rio dos Currais, onde surgiram grandes fazendas de criação, graças à existência de bons pastos, água e reservas de sal-gema. Nessa medida, as fazendas de criação de gado foram responsáveis pela ocupação das terras interioranas, constituindo-se num dos principais agentes da expansão territorial. Contudo, embora separados, o grande mercado consumidor da pecuária eram os engenhos de açúcar do litoral.

Nesse processo, a pecuária extensiva e de baixo índice técnico gerou um outro tipo de sociedade no interior do Nordeste, onde predominava o trabalho livre de mestiços, os vaqueiros ou seus auxiliares, os fábricas. A remuneração, de uma maneira geral, baseava-se na parti­cipação do crescimento do rebanho; uma cria a cada quatro nascidas, com o acerto realizado a cada cinco anos.

Veja também:

  • Economia Colonial
  • Economia Açucareira
  • Extrativismo do Pau-Brasil
  • Primórdios da Colonização Portuguesa

Assuntos relacionados:

Qual foi a importância da pecuária para a ocupação do território brasileiro?

Além de servir para o abastecimento da população, a atividade pecuarista também consolidou um próspero comércio de eqüinos e muares usados para o transporte de pessoas e mercadorias. Geralmente, eram organizadas feiras em alguns centros urbanos do interior onde esses animais eram negociados.

Qual a importância da pecuária para a expansão da ocupação do território brasileiro entre os séculos XVI e XIX?

Através da consolidação da economia mineradora, observamos que a pecuária passava também a atingir a região Sul do nosso território. As condições do relevo e da vegetação desse espaço motivaram a fundação de fazendas de gado voltadas para o abastecimento de vários centros urbanos, formados nesse período.

Qual a importância da pecuária no processo de expansão territorial?

Expansão das terras habitadas: a pecuária possibilitava o transporte de pessoas entre distâncias maiores e em menos tempo. Isso incentivou também a montagem de paradas e posterior criação de vilas ao redor destas.

Qual foi a importância da pecuária para a expansão do território brasileiro ea sua interiorização?

Dessa forma, a pecuária era uma atividade necessária à economia açucareira. Conforme os engenhos foram se espalhando pelo litoral, a pecuária também cresceu. Além disso, o gado era utilizado para arar a terra em outras partes da colônia, como na capitania de São Vicente.