Qual a importância histórica artística e cultural do Parque Nacional da Serra da Capivara que tipo de vestígios são encontrados lá?

A Serra da Capivara é o maior tesouro do Piauí e um dos lugares mais sagrados do Brasil. Com certeza você já deve ter ouvido falar nessa preciosidade, que tem chamado a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros.

Não é à toa que foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, pelo seu valor histórico e cultural.

Então, se você gosta de história, com certeza, vai se encantar com os desenhos surreais feitos pelos nossos antepassados no Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos lugares mais incríveis que eu já visitei.

Se gosta de admirar belas paisagens, vale a pena a viagem também, pelas paisagens áridas que não ficam atrás dos cenários mais lindos do mundo. Para se ter uma ideia, podemos comparar, sem exagero, ao Deserto do Atacama ou às Pirâmides do Egito.

E quem gosta de cultura e natureza, claro que vai se encantar também com o Museu da Natureza e com tudo ao redor da Serra da Capivara.  Ou seja, é uma atração imperdível para qualquer turista.

Por isso, neste artigo trago um guia completo, com tudo o que precisa saber sobre a Serra da Capivara: arte rupestre, história, principais vestígios arqueológicos, como chegar, importância da preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara e como fazer turismo nesse ponto turístico famoso do Piauí.

Planeje sua viagem => Hotéis recomendados no Piauí

Seguro viagem para contratar no Brasil »

História da Serra da Capivara

A reserva foi criada através do decreto nº 83.548, emitido pela Presidência da República, em 5 de junho de 1979 com uma área de 100 mil hectares.

Em 12 de março de 1990 a proteção ao parque aumentou e foram criadas áreas de preservação permanentes com 35 mil hectares.

Este local é formado por serras, vales. planície e fauna e flora específicas da Caatinga.

E possui a maior concentração de sítios pré-históricos da América do Sul e maior quantidade de pinturas rupestres a céu aberto do mundo. Veja que imagens lindas publicadas no vídeo feito pelo Ministério do Turismo do Brasil, acima.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado com o objetivo de proteger todo esse patrimônio pré-histórico do Brasil e é administrado pelo poder público e pela Fundação Museu do Homem Americano, ou FUMDHAM, que tem como Presidente a pesquisadora Dra. Niéde Guidon.

Foi a partir dos esforços de Niéde que o Parque foi fundado. A arqueóloga trabalhava no Museu do Ipiranga, em São Paulo, quando o prefeito de Petrolina (PE), levou a ela imagens de pinturas rupestres do Piauí, que deixaram-a de boca aberta; segundo ela, os desenhos eram diferentes de tudo o que ela já viu na vida.

E assim, a arqueóloga resolveu fazer uma expedição junto com outros pesquisadores franceses até o Piauí para explorar o local que tanto a intrigou. E depois de muito desbravarem, encontraram materiais datados de 110 mil anos; essa é a idade das cinzas de uma fogueira próxima da pedra furada.

Qual a importância histórica artística e cultural do Parque Nacional da Serra da Capivara que tipo de vestígios são encontrados lá?

Que vestígios foram encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara?

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO. Estudos recentes apontam que esses vestígios milenares podem ser os mais antigos indícios da habitação humana na América.

Qual a importância histórica artística e cultural do Parque Nacional da Serra da Capivara?

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Que tipo de vestígios foram encontrados no Parque Nacional?

Os vestígios que foram encontrados no parque Nacional Serra da Capivara​ são pinturas rupestres, comprovação da povoação no período pré-histórico naquela região, fósseis, além de outros artefatos remontando a vida do homem 50.000 anos atrás, e pedaços de cerâmicas considerados os mais antigos das Américas, com data de ...

Quais são os principais vestígios arqueológicos encontrados na região?

Dentre os principais vestígios, destacam-se:.
Instrumentos Líticos. Ferramentas e objetos líticos [do grego Lithikós = pedra] são comumente encontrados por lavradores quando do preparo da terra para o plantio. ... .
Vestígios Cerâmicos. ... .
Pinturas Rupestres..