Qual a metodologia proposta por Ferreiro em suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita?

Qual a metodologia proposta por Ferreiro?

Segundo Emília Ferreiro, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, na escola ou fora dela. No processo de aprendizagem, toda criança passa por etapas com avanços e recuos, até dominar o código linguístico nativo.

Quais foram as principais contribuições de Emilia Ferreiro sobre a Psicogênese da Língua Escrita?

As obras de Emilia - Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante - não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

O que diz a teoria da Psicogênese da Língua Escrita?

O referencial teórico da Psicogênese da língua escrita leva-nos a entender que a escrita é uma reconstrução real e inteligente, com um sistema de representação historicamente cons- truído pela humanidade e pela criança que se alfabetiza, embora não reinvente as letras e os números.

Quais as fases de desenvolvimento da escrita pesquisadas por Emilia Ferreiro?

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.