Qual A relação de proporcionalidade entre potencial elétrico é carga elétrica?

Sabemos que uma carga pontual cria um campo elétrico e que o potencial elétrico depende da carga que cria esse campo e da posição relativa à carga elétrica. 

Quando estudamos os conceitos de campo elétrico, vimos que ele pode ser produzido, ou melhor, criado, por uma carga elétrica puntiforme. O campo elétrico pode ser determinado em um ponto quando colocamos nele uma carga de prova e caso ela fique sujeita a uma força elétrica, dizemos que ali há campo elétrico. Determinamos a intensidade do campo elétrico através da divisão entre o valor da força e o módulo da carga de prova.

Existe na eletrostática outra grandeza similar ao campo elétrico, mas de característica escalar: o potencial elétrico. Ao invés de comparar a intensidade da força elétrica sofrida por uma carga de prova e o módulo dessa carga, o potencial elétrico, em um ponto qualquer do espaço, pode ser calculado com uma experiência bem parecida, mas na qual se divide a energia potencial elétrica de uma carga de prova pelo valor desta carga.

Como já havíamos notado no caso do campo elétrico, o potencial elétrico, num determinado ponto do espaço, não depende da carga de prova, mas, sim, da carga geradora. Se aumentarmos ou diminuirmos a a intensidade da carga de prova, apenas fazemos variar proporcionalmente sua energia potencial elétrica, mantendo constante o potencial naquele ponto. Desse modo, podemos concluir que:

“Potencial elétrico é uma grandeza escalar que mede a energia potencial elétrica por unidade de carga de prova, ou seja, é a constante de proporcionalidade na razão entre energia potencial elétrica e carga de prova.”

Se lembrarmos da energia cinética estudada na parte de mecânica,podemos inferir que para um corpo adquirir energia cinética é preciso que haja uma energia potencial armazenada de alguma forma. Quando esta energia está ligada relacionada à atuação de um campo elétrico, é chamada Energia Potencial Elétrica ou Eletrostática, simbolizada por Ep.

A unidade usada para a Ep é o joule (J).

Pode-se dizer que a carga geradora produz um campo elétrico que pode ser descrito por uma grandeza chamada Potencial Elétrico (ou eletrostático).

Como estudar para o ENEM 2023?

Curso Preparatório completo ENEM VIP 2023

Em até 12x sem juros de

R$ 22,90

  • Aulas ao vivo toda semana
  • 4 créditos de redação mensais
  • 10 créditos extras
  • +15 mil exercícios com vídeo
  • Correção de redações nota 1000
  • Intensivo de redação
  • Simulados no modelo ENEM
Eu quero Saiba mais

De uma maneira análoga ao Campo Elétrico, o potencial pode ser descrito como o quociente entre a energia potencial elétrica e a carga de prova q. Ou seja:

A unidade adotada, no SI para o potencial elétrico é o volt (V), em uma justa homenagem ao físico italiano Alessandro Volta, e a unidade designa Joule por coulomb (J/C).

Agora, se tivermos várias cargas interagindo em um determinado campo temos que o potencial resultante no ponto P é dado pela soma dos potenciais parciais assim obtidos, levando em consideração os respectivos sinais, já que cada potencial será transformado em uma grandeza escalar.

vresultante = v1 + v2 … + vn

Qual A relação de proporcionalidade entre potencial elétrico é carga elétrica?

http://slideplayer.com.br/slide/278102/1/images/7/Potencial+el%C3%A9trico+no+campo+com+v%C3%A1rias+cargas.jpg

Um modo muito utilizado para se representar potenciais é através de superfícies equipotenciais, que são linhas ou superfícies perpendiculares às linhas de força, ou seja, linhas que representam um mesmo potencial.

Se analisarmos o caso particular onde o campo é gerado por apenas uma carga, estas linhas equipotenciais serão circunferências, pois o valor do potencial diminui uniformemente em função do aumento da distância (levando-se em conta uma representação em duas dimensões, pois caso a representação fosse tridimensional, os equipotenciais seriam representados por esferas ocas, o que constitui o chamado efeito casca de cebola, onde quanto mais interna for a casca, maior seu potencial).

Qual A relação de proporcionalidade entre potencial elétrico é carga elétrica?

http://4.bp.blogspot.com/-R1HdXuY9z8Y/TbgXRx-rCKI/AAAAAAAAZos/aLyM9EaRwK8/s1600/equipot+1.png

Trabalho de uma força elétrica

A energia elétrica pode ser percebida através do trabalho da força elétrica. O trabalho é o produto da força exercida sobre um corpo pelo deslocamento deste corpo na direção desta força. Sendo assim, o trabalho da força elétrica num campo elétrico é dado pela definição abaixo.

Se imaginarmos dois pontos em um campo elétrico, cada um deles terá energia potencial dada por:

Sendo o trabalho realizado entre os dois pontos:

Mas sabemos que, quando a força considerada é a eletrostática, então:


Portanto:

Qual a relação de proporcionalidade entre potencial elétrico e carga elétrica?

A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Qual a relação entre potencial elétrico e campo elétrico?

Quando uma carga q está no campo elétrico de uma carga Q e se move de um ponto A até um ponto B, a força elétrica irá realizar um trabalho sobre essa carga, que pode ser calculado com a relação: Essa diferença (Va-Vb) se chama diferença de potencial elétrico (ddp) entre os pontos A e B.

Qual e a diferença entre potencial elétrico e energia potencial elétrica?

A energia potencial elétrica no capacitor está relacionada à capacitância, potencial elétrico e/ou carga elétrica. O potencial elétrico é criado por uma carga elétrica em um campo elétrico. Já a energia potencial elétrica está relacionada à interação entre pares de cargas elétricas.

Como se calcula o potencial elétrico de uma ou conjunto de cargas elétricas?

O potencial elétrico é uma grandeza escalar que mensura a quantidade de energia que é necessária para transportar uma carga elétrica de um ponto a outro ponto. Pode ser calculado por meio das seguintes fórmulas: U=k⋅Qd, U=E⋅q, ∆U=−WFelq e ∆U=UB−UA.