Qual é a maior cidade São José do Rio Preto ou Ribeirão Preto?

Procurando um novo lar ou considerando uma possível mudança de vida? Confira o ranking com as 20 melhores cidades para se viver no Brasil.

Qual é a maior cidade São José do Rio Preto ou Ribeirão Preto?

Geralmente, indicamos os best destinations to visit in Brazil e no mundo. Mas, neste post, queremos falar sobre as melhores cidades para morar no Brasil. Você sabia que há um ranking que avalia quais são os municípios que se destacam em requisitos básicos relacionados à qualidade de vida de seus moradores? É isso mesmo, todos os anos, a empresa Macroplan indica quais são as 100 cidades melhor avaliadas e aqui vamos detalhar quais foram as eleitas no último ranking, de 2021.

Leia também: Quais são as funções de uma imobiliária em Rio Preto?

A empresa de consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica faz a eleição dos melhores municípios para viver através de um estudo detalhado dos dados do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), considerando quatro elementos básicos: educação, segurança, saneamento e saúde.

A verdade é que a preocupação com o lugar em que se vive tem crescido nos últimos anos e, ao contrário do que acontecia antes, quando a escolha era baseada, na maior parte das vezes, nas oportunidades de trabalho, atualmente a qualidade de vida tem motivado a procura, levando os brasileiros a morar em cidades menores.

Tanto que, segundo uma pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos 20 anos, a economia de municípios com até 500 mil habitantes cresceu quase seis vezes, resultado da migração de pessoas para essas cidades, justamente em busca de uma vida mais tranquila. Com o aumento do trabalho remoto, principalmente após a pandemia, essa mudança de vida tornou-se ainda mais possível.

E o último ranking das melhores cidades para se viver no Brasil confirma essa tendência, ao mostrar que municípios menores oferecem mais qualidade de vida que os grandes centros urbanos. Para se ter uma ideia, a primeira colocada da lista é Maringá, uma cidade com 430 mil habitantes do norte do Paraná.

É claro que, para serem consideradas ótimas opções de onde morar no Brasil, estas cidades oferecem toda infraestrutura necessária para o dia a dia. Em segundo lugar no ranking, por exemplo, está Jundiaí, um município do interior de São Paulo que, apesar da proximidade da capital paulista, se destaca por oferecer melhores condições de moradia. Na sequência, vemos outras três cidades paulistas que seguem o mesmo modelo: São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos.

Mas isso não significa que as grandes cidades brasileiras não sejam bons lugares para viver. O ranking também aponta várias capitais entre as 100 melhores para viver no Brasil: Curitiba, capital do Paraná, aparece na 7ª posição; Vitória, no Espírito Santo, está em 10ª; Belo Horizonte (MG), em 15ª; e São Paulo (SP), em 19ª.

Leia também: Aluguel, compra ou venda de imóvel em Rio Preto: saiba o que fazer ao assinar ou desfazer um contrato

Cidades são destinos turísticos badalados também estão na lista, como Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Olinda (PE) e Maceió (AL).

Ranking das 20 melhores cidades para se viver no Brasil.

Mas, então, onde morar no Brasil? Se você considera um dia mudar de cidade ou já está procurando um novo lar, saber quais são os municípios com melhores condições vai te ajudar – e muito – a escolher para onde ir. E, caso queira informações detalhadas sobre a análise de algum desses locais, veja aqui. Confira, a seguir, o ranking com as 20 melhores cidades para se viver no Brasil:

  • Maringá
  • Jundiaí
  • São José do Rio Preto
  • Piracicaba
  • São José dos Campos
  • Franca
  • Curitiba
  • Taubaté
  • Campinas
  • Vitória
  • Cascavel
  • Limeira
  • Santos
  • Sorocaba
  • Belo Horizonte
  • Ribeirão Preto
  • Uberlândia
  • Londrina
  • São Paulo
  • São Bernardo do Campo
  • Fonte

    Ribeirão Preto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui 682.302 habitantes, o que a coloca no 3º lugar de cidade mais populosa do interior de São Paulo e do Brasil, se excluídas as regiões metropolitanas e capitais. As duas maiores são Campinas e São José dos Campos. Os números são referentes às estimativas populacionais dos municípios para 2017, divulgada há duas semanas pelo Instituto.

    No ranking dos estados brasileiros, os três mais populosos estão na região Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

    As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e servem de referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

    Sede da Região Metropolitana composta por 34 municípios, com população estimada em 1,6 milhão de habitantes, a RMRP está entre as 28 Regiões Metropolitanas, das 71 brasileiras, que possuem população superior a 1 milhão de habitantes.

    - CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

    A região Metropolitana de Ribeirão é responsável pela produção de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, sendo a 18ª mais populosa e a 17ª com maior PIB do País.

    Confira os 25 municípios mais populosos do interior de São Paulo (IBGE/Estimativa 2017):

    1º) Campinas: 1.182.429 milhão de habitantes

    2º) São José dos Campos: 703.219 mil habitantes

    3º) Ribeirão Preto: 682.302 mil habitantes

    4º) Sorocaba: 659.871 mil habitantes

    5º) São José do Rio Preto: 450.657 mil habitantes

    6º) Jundiaí: 409.497 mil habitantes

    7º) Piracicaba: 397.322 mil habitantes

    8º) Bauru: 371.690 mil habitantes

    9º) Franca: 347.237 mil habitantes

    10º) Taubaté: 307.953 mil habitantes

    11º) Limeira: 300.911 mil habitantes

    12º) Sumaré: 273.007 mil habitantes

    13º) São Carlos: 246.088 mil habitantes

    14º) Indaiatuba: 239.602 mil habitantes

    15º) Marília: 235.234 mil habitantes

    16º) Americana: 233.868 mil habitantes

    17º) Araraquara: 230.770 mil habitantes

    18º) Jacareí: 229.851 mil habitantes

    19º) Presidente Prudente: 225.271 mil habitantes

    20º) Hortolândia: 222.186 mil habitantes

    21º) Rio Claro: 202.952 mil habitantes

    22º) Araçatuba: 194.874 mil habitantes

    23º) Santa Barbara d’Oste: 191.889 mil habitantes

    24º) Itu: 170.157 mil habitantes

    25º) Pindamonhangaba: 164.000 mil habitantes

    Qual cidade é maior Rio Preto ou Ribeirão Preto?

    Ribeirão Preto é a maior e mais populosa cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

    Quantos habitantes tem São José do Rio Preto em 2022?

    Ocupa uma área de 431,944 km², ocupando a 199. ª posição no estado. A população estimada para 1.º de julho de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 469 173 habitantes, sendo o décimo primeiro mais populoso de São Paulo e o 52º do país.

    Quais são as cinco maiores cidades do Estado de São Paulo?

    Dados obtidos em abril de 2021, no site oficial do órgão responsável..
    São Paulo capital – 12,3 milhões de habitantes. ... .
    Guarulhos – 1.3 milhões de habitantes. ... .
    Campinas – 1.2 milhões de habitantes. ... .
    São Bernardo do Campo – 844 mil habitantes. ... .
    São José dos Campos – 729 mil habitantes. ... .
    Santo André – 721 mil habitantes..

    Qual cidade é maior Campinas ou São José do Rio Preto?

    Ribeirão Preto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui 682.302 habitantes, o que a coloca no 3º lugar de cidade mais populosa do interior de São Paulo e do Brasil, se excluídas as regiões metropolitanas e capitais. As duas maiores são Campinas e São José dos Campos.