Qual é a parte da planta que absorve água e sais minerais?

Qual é a parte da planta que absorve água e sais minerais?

Como ocorre o processo de absorção de água pela planta?

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

Como as plantas absorvem água e sais minerais do solo?

As plantas se fixam no solo através de suas raízes, que além de prover suporte também desempenham a função vital de absorção de água e nutrientes minerais presentes no solo. ... A raiz absorve água majoritariamente através de um mecanismo de diferença de potencial.

Onde ocorre a absorção de água e sais minerais?

A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal.

Como as plantas absorvem os minerais?

A grande área superficial das raízes e sua grande capacidade para absorver íons inorgânicos em baixas concentrações na solução do solo, tornam a absorção mineral pela planta um processo bastante efetivo. Alternativamente, a aquisição pode ser através da cutícula das folhas.

Como ocorre a absorção da água pelas plantas?

  • Fisiologia Vegetal: Absorção da água pelas plantas. BIOLOGIA. 14. A absorção da água ocorre através da raiz, podendo seguir dois caminhos. Em um desses caminhos, a água e os sais adentram os espaços intercelulares e caminham sem adentrar as células.

Como ocorre a captação de água e sais minerais nas plantas?

  • A captação de água e de sais minerais, nas plantas, ocorre na sua maioria ao nível da epiderme da raiz, especialmente através dos pêlos radiculares. Estas estruturas são extensões de células epidérmicas que aumentam a área da superfície de contacto com o solo, e consequentemente a capacidade de absorção.

Como ocorre a absorção de água na raiz?

  • Essa absorção pode ocorrer de modo passivo ou ativo, sendo que as substâncias absorvidas na raiz são redirecionadas para todo o corpo vegetal, nutrindo o caule, folhas, frutos e flores (quando estes estão presentes). A água é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Como ocorre a absorção de água no solo?

  • Entretanto, uma pequena fração do processo de absorção de água ocorre de maneira ativa (com gasto de energia na forma de ATP ), quando a raiz e o solo atingem um potencial hídrico similar. Neste caso, a planta provavelmente está turgida, porém solos mais secos podem causar este efeito mesmo quando a quantidade de água absorvida for baixa.

Para que um ser vivo se mantenha vivo ele precisa basicamente de duas coisas: uma fonte de matéria e de energia. Substâncias que servirão de base para o seu corpo crescer e energia que fará com que seu metabolismo funcione. Os diversos tipos de seres vivos possuem estratégias diferentes para conseguir isso. Um animal (por exemplo, um ser humano) retira a maior parte das substâncias e da energia que precisa de sua comida.

Toda vez que comemos algo estamos roubando a matéria e a energia contida naquele alimento, que pertencia a outro ser vivo, para nós. Já uma planta apresenta outra estratégia. Você deve se lembrar que elas absorvem a energia que precisam para sobreviver da luz, por um processo chamado fotossíntese. Mas, e a matéria, os átomos e moléculas que formarão seus galhos, suas folhas e frutos, de onde ela retira?

Por muito tempo, achamos que essa matéria que forma o corpo de uma planta provinha do solo. Era algo bastante óbvio de se pensar, não é mesmo? Eu enterro uma pequena semente e, depois de um tempo, ela se transforma em uma grande árvore. Logo, foi o solo a fonte de todo o seu corpo. Mas hoje sabemos que não é bem assim. Do solo, a planta absorve basicamente a água e uma pequena quantidade de sais minerais (aquilo que chamamos no dia-a-dia de adubo).

Se secarmos todo o corpo de uma planta e desconsiderarmos a pequena quantidade de sais existentes nela, veremos que ainda sobrará muita coisa. Essa massa que sobra, que é a matéria que forma as proteínas, os carboidratos e demais substâncias orgânicas é absorvida do ar pelas folhas da planta. Por exemplo, uma goiabeira que pesa 100 kg terá aproximadamente 35 kg de massa seca, que veio quase totalmente da atmosfera na forma de gás carbônico.

Esse processo, chamado de fixação do carbono, também é de responsabilidade da fotossíntese. Toda vez que queimamos gasolina, álcool, carvão ou outro combustível, estamos liberando o carbono que estava fixado naquela substância (que antes esteve fixada em algum organismo) no ar. Essa é uma das causas do efeito estufa, fenômeno que leva ao aumento da temperatura e que pode contribuir para as tão preocupantes mudanças climáticas que vivemos.

Por isso é tão importante plantarmos mais e evitarmos a destruição de florestas e matas. Isso faz com que haja uma maior retirada por parte dos vegetais do gás carbônico da atmosfera, o que contribui para a diminuição do efeito estufa. Um abraço e até a próxima!

*Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais

Edição: Joana Tavares


Qual é a parte da planta que absorve água e sais minerais?

Este conteúdo foi originalmente publicado na versão impressa (Edição 227) do Brasil de Fato Minas Gerais.

Confira a edição completa

Qual a parte da planta absorve água e sais minerais?

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

Qual é a parte da planta que absorve a água?

As plantas se fixam no solo através de suas raízes, que além de prover suporte também desempenham a função vital de absorção de água e nutrientes minerais presentes no solo.

Que parte da planta é responsável pelo transporte de água e sais minerais?

O xilema é o tecido responsável por garantir o transporte de água e sais minerais para todas as partes da planta.

Que parte da raiz absorve a água e os sais minerais do solo?

Nem todas as partes das raízes são eficientes na absorção de nutrientes. A zona de maior absorção de íons é a zona pilífera (Figura 2), a qual só está presente em raízes novas como a radícula e as raízes secundárias das dicotiledôneas ou as raízes seminais e nodais das monocotiledôneas.