Qual é a região com maior número de unidades federativas e a cor menor?

Esta é a lista de unidades federativas do Brasil por expectativa de vida, que é o número médio de anos de idade que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano pode esperar viver, se mantido, desde o seu nascimento.[1] Os dados estão de acordo com estatísticas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2017.[2]

Qual é a região com maior número de unidades federativas e a cor menor?
Mapa brasileiro da longevidade (2017).

  78+

  76+

  74+

  72+

  70+

  68+

O Brasil é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados e do Distrito Federal.[2] Segundo o IBGE, no ano de 2019, a unidade federativa com o maior valor da expectativa de vida era Santa Catarina, cujo índice era de 79,9 anos de idade, seguida por Espírito Santo (79,1 anos), Distrito Federal e São Paulo, ambas com 78,9 anos. O Maranhão era o estado com o menor valor (71,4 anos), seguido por Piauí (71,6 anos) e Rondônia (71,9 anos).[3] Entre as regiões do país, a Região Sul tinha a maior esperança de vida e a Região Norte a menor.[2]

A esperança de vida dos brasileiros era de 76,6 anos em média,[lower-alpha 1] porém com grandes variações regionais e entre os sexos.[3] As mulheres vivem, em média, 7,1 anos a mais que os homens. Essa disparidade entre os gêneros varia entre as unidades federativas: as mais altas são encontradas em Alagoas (9,6 anos), Bahia (9,2 anos) e Sergipe (8,5 anos), enquanto as mais baixas estão nos estados de Roraima (5,1 anos), Amapá (5,3 anos) e Minas Gerais (5,8 anos). Em virtude disso, o ranking dos estados por esperança de vida pode apresentar posições bastante distintas entre os sexos. Enquanto as alagoanas e as baianas ficam, respectivamente, nas 21ª e 11ª posições, os homens alagoanos e os baianos ficam nas 26ª e 20ª posições.[2]

Nas últimas décadas houve uma evolução positiva dos indicadores sociais do país,[6] sendo que a esperança de vida após o nascimento relaciona-se a índices como saúde, educação, situação socioeconômica, criminalidade e poluição.[7] O Distrito Federal, por exemplo, é a unidade federativa com a maior porcentagem de acesso à rede de esgoto do Brasil (100%)[8] e possui a segunda menor incidência de pobreza do país (com 1,9% da população vivendo abaixo da linha de pobreza), atrás de Santa Catarina (1,7%), o estado com menor incidência. Por outro lado, Alagoas tem a terceira maior incidência de pobreza extrema (20,5%), cujo ranking é liderado pelo Maranhão (26,3%),[9] e ainda é o primeiro colocado dentre os estados brasileiros por taxa de analfabetismo (com 22,52% da população sendo analfabeta), sendo que Distrito Federal (3,25%) e Santa Catarina (3,86%) ocupam as menores posições.[10]

Cada uma das 27 unidades federativas do Brasil é representada por uma sigla de duas letras, escrita em letras maiúsculas.

Unidade federativaSiglaRegião
Acre AC Região Norte
Alagoas AL Região Nordeste
Amapá AP Região Norte
Amazonas AM Região Norte
Bahia BA Região Nordeste
Ceará CE Região Nordeste
Distrito Federal DF Região Centro-Oeste
Espírito Santo ES Região Sudeste
Goiás GO Região Centro-Oeste
Maranhão MA Região Nordeste
Mato Grosso MT Região Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul MS Região Centro-Oeste
Minas Gerais MG Região Sudeste
Pará PA Região Norte
Paraíba PB Região Nordeste
Paraná PR Região Sul
Pernambuco PE Região Nordeste
Piauí PI Região Nordeste
Rio de Janeiro RJ Região Sudeste
Rio Grande do Norte RN Região Nordeste
Rio Grande do Sul RS Região Sul
Rondônia RO Região Norte
Roraima RR Região Norte
Santa Catarina SC Região Sul
São Paulo SP Região Sudeste
Sergipe SE Região Nordeste
Tocantins TO Região Norte

Regiões brasileiras

O Brasil é formado por um total de 26 estados e um distrito federal. Essas unidades estão distribuídas entre as cinco regiões do Brasil.

  • Região Centro-Oeste
  • Região Norte
  • Região Nordeste
  • Região Sudeste
  • Região Sul

As regiões brasileiras não têm siglas, por isso, as regiões devem ser escritas por extenso.

Não devemos confundir as regiões com os pontos cardeais e colaterais. Esses pontos podem ser representados por símbolos, mas o mesmo não acontece com as regiões.

Os símbolos dos pontos cardeais e colaterais são: N (Norte), S (Sul), L ou E (Leste ou Este), O ou W (Oeste), NE (Nordeste), SU (Sudeste), SO ou SW (Sudoeste) e NO ou NW (Noroeste).

No mapa abaixo, cada uma dessas regiões está destacada com uma cor.

Qual é a região com maior número de unidades federativas e a cor menor?
Fonte: IBGE

Leia também:

Siglas

Abreviaturas

Qual é a região com maior número de unidades federativas e a cor menor?

Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).

Qual é a região com menor número de unidades federativas e com a menor?

O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situado na Região Centro-Oeste, é a menor unidade federativa brasileira e a única que não tem municípios, sendo dividida em 31 regiões administrativas, totalizando uma área de 5 779,999 km².

Qual é a região com o maior número de unidades federativas?

A Região Nordeste do Brasil compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. É a região com o maior número de unidades federativas do país.

Qual a região com menos unidades federativas?

Região Sul Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, um dos três estados da Região Sul. A Região Sul é menor região em extensão territorial do país, com uma área de, aproximadamente, 576.774 km2.

Quais regiões brasileiras apresentam menor quantidade de unidades federativas?

A Região Centro-Oeste é a região que faz limitação com todas as outras regiões. A Região Centro-Oeste abrange três estados e corresponde a cerca de 19% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 1.606.403 km².