Qual grupo de plantas foi o primeiro a apresentar vasos condutores?

Questão 3

O floema e o xilema, apesar de serem tecidos de condução, apresentam muitas diferenças entre si. A respeito desses tecidos e de suas diferenças e semelhanças, marque a alternativa correta.

a) O xilema, diferentemente do floema, apresenta protoplasto vivo na maturidade.

b) O floema é especializado na condução de água e nutrientes inorgânicos.

c) O xilema e o floema são considerados tecidos complexos.

d) O floema é composto por traqueides e elementos de vaso.

e) Células clivadas são células encontradas no xilema.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. As briófitas são chamadas de plantas avasculares por não possuírem vasos condutores de seiva.

Resposta Questão 2

Alternativa “b”. As células crivadas são células típicas do floema. No xilema são encontradas traqueides, elementos de vaso, fibras e células parenquimáticas.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Tanto o floema quanto o xilema são tecidos complexos, pois apresentam diferentes tipos celulares.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Nas plantas que possuem crescimento secundário, o floema constitui a casca.

Resposta Questão 5

Alternativa “b”. Elementos de vaso e traqueides são células típicas do xilema.

As algas marinhas de 500 milhões de anos atrás, no período Ordoviciano, deram origem aos vegetais. A Terra passou por um período de seca e muitas modificações (período Siluriano, há 435 milhões de anos) que pode ter sido um fator de seleção natural.

Para conquistarem o novo ambiente, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram vasos condutores de seiva, que garantem a distribuição das seivas bruta e elaborada pela planta.

Esta característica está diretamente ligada ao porte da planta, pois as briófitas, como os musgos, por exemplo, não apresentam esses vasos e chegam a ter no máximo 10 cm, enquanto que as gimnospermas e angiospermas podem chegar a 100 m.

Agentes polinizadores

Outra adaptação ao ambiente terrestre está relacionada às sementes e sua dispersão. O vegetal mais evoluído é aquele que apresenta sua semente protegida pelo fruto. Sua disseminação ocorre, normalmente, através de agentes polinizadores, tais como, os insetos, pássaros e morcegos, entre outros.

Uma outra adaptação necessária foi controlar a perda excessiva de água. Isso passou a ocorrer através da abertura e fechamento dos estômatos - estruturas microscópicas por meio das quais ocorrem as trocas gasosas entre a planta e a atmosfera. Da mesma maneira, as plantas dispensaram a água durante o seu ciclo reprodutivo, uma vez que seus gametas já não se encontravam num ambiente aquático.

Acredita-se que no período Denoviano (410 milhões de anos atrás) surgiram bosques formados pelos ancestrais de musgos e samambaias. As plantas com sementes desenvolveram-se neste período e se diversificaram no Carbonífero (355 milhões). Encontram-se adaptadas ao meio terrestre até os dias atuais.

Gimnospermas e angiospermas

Em suma, seguindo a evolução de plantas terrestres, temos as briófitas, sem vasos condutores de seiva, como é o caso dos musgos e das hepáticas, por exemplo. As pteridófitas foram primeiras a apresentarem vasos condutores de seiva. Entre elas, as mais comuns são as samambaias e avencas.

As gimnospermas, representadas pelos pinheiros, apresentam sementes nuas (um exemplo típico é o pinhão) e, por fim, vêm as angiospermas. São as mais evoluídas, pois apresentam flor, fruto e semente protegida pelo fruto.

Cotilédone é o nome que se dá à folha ou folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas. Existem vários cotilédones naquelas, mas nestas últimas são apenas um ou dois, por isso as angiospermas se subdividem em duas classes: monocotiledônea e dicotiledônea.

As monocotiledôneas apresentam nervuras paralelas nas folhas, raiz cabeleira (fascicular), e flores trímeras (três pétalas e três sépalas). Pertencem a esta classe plantas tão diferentes quanto as orquídeas e o milho.

Já as dicotiledôneas apresentam nervuras irregulares pelas folhas, raiz principal, flores tetrâmeras ou pentâmeras. São elas a maioria das árvores (exceto os pinheiros) e plantas herbáceas.

Qual grupo de plantas foi o primeiro a apresentar vasos condutores?

Qual foi o primeiro grupo de plantas a apresentar sistema vascular?

pteridófitas As pteridófitas formam o grupo de vegetais que evoluíram a partir das briófitas. São criptógamas, não possuindo sementes, e formam o primeiro grupo contendo vasos condutores de seiva, conhecidos como xilema e floema.

O que significa ser uma planta vascular quais grupos são vasculares?

No reino vegetal as plantas são divididas em plantas avasculares e plantas vasculares. As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva, e as plantas vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva.

Quais são os grupos de plantas vasculares?

As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As pteridófitas são também chamadas de plantas vasculares sem sementes, uma vez que possuem vasos condutores e são incapazes de produzir sementes.

Quais são as plantas traqueófitas também chamadas de vasculares?

As pteridófitas são chamadas traqueófitas ou plantas vasculares, o que é uma novidade evolutiva em relação às briófitas. Isso quer dizer que têm dois tecidos condutores diferenciados: o xilema e o floema.

Qual foi o primeiro grupo de plantas a apresentar tecidos condutores?

As pteridófitas consistem nas plantas que possuem como principais características a presença de tecidos condutores e a ausência de sementes. Tendo sido as primeiras espécies de plantas a apresentarem tecidos condutores.

Qual o grupo mais antigo de plantas vasculares?

plantas pteridófitas Exercícios. Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre as plantas pteridófitas. São o grupo mais antigo de plantas vasculares. Possuem caule chamado de rizoma e folhas normalmente divididas em folíolos.

O que significa dizer planta avascular é planta vascular Cite exemplos?

Dizer que uma planta é avascular significa expressar que tal indivíduo é desprovido de vasos condutores de seiva. ... Em razão as plantas vasculares, são aquelas que detêm vasos condutores de seiva (xilema e floema). O grupo de plantas avasculares é Briófita.

O que significa dizer planta avascular é planta vascular Cite exemplos *?

Plantas avasculares (também plantas não vasculares ou atraqueófitos) são vegetais que não apresentam estruturas de vasos de transporte, nomeadamente xilemas e floemas. Tais plantas, por apresentarem menos material estrutural, decompõem-se mais rapidamente que as vasculares.

O que são plantas vasculares de exemplo?

São plantas vasculares (presença de vasos condutores de seiva), que possuem raiz, caule, folha e sementes. Alguns exemplos de gimnospermas: sequoias, pinheiros, araucárias, dentre outras.

Quais são as plantas que possuem sistema vascular?

  • As traqueófitassão as plantas que possuem sistema vascular, estando incluso nesse grupo as plantas vascularessem sementes, as gimnospermase as angiospermas. A presença do sistema vascular, que é formado pelo xilema e floema, contribuiu para o sucesso das plantas na ocupação do ambiente terrestre.

Qual a fase de geração das plantas vasculares?

  • No ciclo de vida das plantas vasculares, a principal fase de geração é o esporófito, que geralmente é diplóide, com dois conjuntos de cromossomas por célula. Apenas as células germinais e os gametófitos são haplóides.

Como as plantas vasculares evoluem?

  • As plantas vasculares apresentam tecido vascular que distribui recursos através da planta. Esta característica permite que as plantas vasculares evoluam para tamanhos maiores do que os possíveis para as plantas não vasculares , que não possuem esses tecidos condutores especializados e, portanto, estão restritas a portes relativamente pequenos.

Qual é o registo fóssil das plantas vasculares?

  • O registo fóssil conhecido das plantas vasculares está presente em formações datadas desde o Siluriano Médio até ao presente, ou seja desde há cerca de 425 milhões de anos.

Qual o primeiro grupo de plantas a ter vasos condutores?

Pteridófitas. As pteridófitas formam o grupo de vegetais que evoluíram a partir das briófitas. São criptógamas, não possuindo sementes, e formam o primeiro grupo contendo vasos condutores de seiva, conhecidos como xilema e floema.

Que grupo de plantas apresentam vasos condutores?

As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Qual foi o primeiro grupo de plantas que desenvolveu os vasos condutores possibilitando a formação das florestas sobre o continente?

Qual foi o primeiro grupo de plantas que desenvolveu vasos condutores, possibilitando a formação das florestas sobre o continente. Angiospermas.

Quais os grupos são as primeiras a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes?

Os fósseis mais antigos de plantas com vasos condutores são de cerca de 425 milhões de anos atrás. No Brasil são encontradas mais de 1000 espécies de pteridófitas, sendo possível citar como representantes desse grupo as samambaias e as cavalinhas.