Qual o método de separação de mistura utiliza um imã no processo que tipo de material é atraído pelos imãs?

A separação magnética apresenta, em seu conceito, basicamente a reflexão de sua nominação. O processo de separação de misturas heterogêneas sólidas sendo necessária a presença de substâncias com propriedades magnéticas.

Publicidade

Também conhecida igualmente como imantação, o processo exigirá a propriedade magnética a fim de consolidar a separação. Assim, cobalto, níquel e ferro são algumas das substâncias exigidas para utilizar o método.

Qual o método de separação de mistura utiliza um imã no processo que tipo de material é atraído pelos imãs?
(Imagem: Reprodução)

Uso da separação magnética

O uso se deve por objetivo de separação de uma mistura de caráter sólido, ou seja, formatado por um sólido combinado a outro sólido. Dessa maneira, é utilizado um ímã ou um eletroímã, cuja função será usufruir do poder de atração para separar as substâncias com propriedade magnética das demais.

Muito usufruída pela indústria alimentícia, o método garante que substâncias magnéticas não se misturem a grãos. Dessa forma, sob ação de um ímã poderoso, pequenas partículas metálicas, de níquel ou cobalto são retirados grãos dispostos.

Existem inúmeras formas de separações magnéticas. Evitando a contaminação, eles garantem a adaptação de acordo com a necessidade vigente na indústria.

Assim, além da indústria alimentícia, a separação magnética também é utilizada em benesse mineral. Um exemplo visual prático é realizar o próprio experimento em casa para observar o processo.

Experimento de separação magnética

Em um experimento básico uma ação do dia a dia pode ser muito bem ilustrada a separação magnética: reciclagem. Em um dos sacos, coloca-se papel, enquanto no outro o plástico.

Publicidade

Muitas vezes os papeis estão presos com clipes que os prende. Dessa forma, será necessária a retirada dos mesmos, colocar em um monte separado e, assim, dar continuidade ao processo de reciclagem.

Qual o método de separação de mistura utiliza um imã no processo que tipo de material é atraído pelos imãs?
(Imagem: Reprodução)

Por engano, acaba colocando os clipes metálicos no mesmo saco do plástico. Lembrando que tem um ímã na gaveta, não será necessário buscar um por um dentro da grande sacola com mais plástico do que pequenos clipes.

Utilizando o ímã, basta colocá-lo em contato próximo aos clipes, para que os mesmos sejam atraídos e assim separados magneticamente do plástico. Simples, não? Além de tudo, muito usual.

Publicidade

Referências

SALVADOR, Edgard e USBERCO, João. Química, volume único. 1ª edição, Editora Saraiva, São Paulo-SP, 2006. 672 p.

Qual o método de separação de mistura utiliza um imã no processo que tipo de material é atraído pelos imãs?

Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Separação Magnética. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/separacao-magnetica. Acesso em: 30 de October de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [FUVEST]

Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

a) decantação e liquefação.
b) sedimentação e destilação.
c) filtração e sublimação.
d) destilação e condensação.
e) flotação e decantação.

2. [ENEM]

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.

KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponível em: www.faperj.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).

Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente,

a) flotação e decantação.
b) decomposição e centrifugação.
c) floculação e separação magnética.
d) destilação fracionada e peneiração.
e) dissolução fracionada e magnetização.

Compartilhe

É muito difícil encontrar na natureza as substâncias em seu estado puro, mas quando estão misturadas elas não perdem suas características químicas. Sendo assim, é possível obter determinada substância usando um método específico de separação. Conheça então, alguns métodos utilizados para separar misturas heterogêneas:

Decantação: As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente separando-se da fase líquida. Isso acontece porque o sólido, sendo mais denso, sedimenta-se.

Filtração: Nesse processo, quando a mistura é despejada sobre o filtro, o sólido não dissolvido fica retido e a fase líquida passa livremente. Esse filtro contém uma superfície porosa que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida. Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc. Os filtros de papel são muito usados no preparo do café. A água para ser considerada potável tem que passar pelas velas dos filtros, que retêm os microorganismos causadores de doenças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ventilação: Esse método é usado, por exemplo, para separar a palha do grão de arroz. É aplicada uma corrente de ar, e a palha, que é mais leve, voa.

Sublimação: as substâncias participantes desse processo podem ser separadas das impurezas através da sublimação e posterior cristalização.

Separação Magnética: É um método que utiliza a força de atração do ímã para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais. Uma mistura de limalha (pó) de ferro com outra substância, pó de enxofre, por exemplo, pode ser separada com o emprego de um ímã. Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre.

Qual o método de separação de mistura utiliza um imã no processo?

A separação magnética é um processo de separação de misturas sólidas em que um dos componentes é um metal atraído por um ímã. Por exemplo, em uma mistura de sal de cozinha e raspas de ferro, a separação ocorrerá pela aproximação de um ímã, fazendo que o ferro seja atraído, separando-o do sal.

Como é usada a separação magnética?

No Brasil, é um método muito utilizado na área de processamento ou purificação de minérios, assim como na separação de componentes metálicos presentes no lixo que podem ser reciclados. Alguns exemplos de produtos obtidos a partir da separação magnética são: Cobalto, Ferro e Níquel.

O que é imantação ou separação magnética?

A imantação ou separação magnética é o método usado para separar dois sólidos. Um deles precisa sofrer atração de um ímã, ou seja, um dos dois componentes da mistura deve ser um material magnético.

Como funciona o processo de imantação?

A imantação é o processo pelo qual um material que não possui características magnéticas torna-se um ímã. Materiais como ferro e ligas metálicas compostas de alumínio, níquel, cobre e cobalto apresentam baixa resistência à imantação e são frequentemente utilizados na composição de ímãs permanentes.