Qual o número de moléculas que representa a substância com maior quantidade de átomos?

Índice

Introdução

Hoje, sabemos que toda matéria é constituída por partículas minúsculas denominadas átomos. A união desses átomos, através de ligações químicas, formam as moléculas.

Em 1808, o cientista britânico John Dalton formulou, por meio de experimentos, uma teoria atômica, a fim de explicar a constituição da matéria.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Qual o número de moléculas que representa a substância com maior quantidade de átomos?

O que diz a teoria atômica de Dalton?

As principais premissas da teoria de Dalton são:

  • Toda matéria é constituída de pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis, chamadas átomos;
  • Um elemento químico é um conjunto de átomos que apresentam a mesma massa, mesmo tamanho e mesmas propriedades químicas;
  • Átomos de elementos químicos diferentes possuem massas, tamanhos e propriedades diferentes;
  • A combinação de átomos de elementos diferentes, em proporções de números inteiros, dá origem a substâncias diferentes;
  • Os átomos não podem ser criados nem destruídos. As reações químicas não passam de uma reorganização dos átomos para gerar novas substâncias.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Quais são as diferentes formas de representação das moléculas?

Por volta de 1810, o químico sueco Berzelius organizou a notação química, que é utilizada até hoje, introduzindo como símbolo dos elementos químicos as iniciais de seus nomes em latim.

Assim, o ouro, que em latim é aurum, recebeu o símbolo Au. A prata, que em latim é argentum, recebeu o símbolo Ag. O ferro, que em latim é ferrum, recebeu o símbolo Fe. O cobre, que em latim é cuprum, recebeu o símbolo Cu. E assim por diante.

As moléculas são o agrupamento de dois ou mais átomos que formam uma substância. São representadas por meio de símbolos e índices numéricos. Essa representação é denominada fórmula e representa a constituição de cada elemento que forma a substância.

O número de átomos de cada elemento presente em uma molécula foi indicado por Dalton por meio de um índice numérico, associado aos símbolos.

Veja os exemplos a seguir.

O que é substância simples e composta?

As substâncias podem ser simples ou compostas.

As substâncias simples são aquelas formadas por átomos de um mesmo elemento químico. Exemplos: gás hélio (He), gás oxigênio (O2), gás ozônio (O3), fósforo (P4), dentre outros.

Já as substâncias compostas são formadas por moléculas contendo dois ou mais elementos químicos diferentes. Exemplo: água (H2O), gás cianídrico (HCN), gás carbônico (CO2), dentre outros.

O que é ligação covalente ou molecular?

Moléculas são estruturas eletricamente neutras, ou seja, não há perda nem ganho de elétrons, mas sim o compartilhamento de pares eletrônicos entre dois átomos.

Cada par eletrônico é constituído por um elétron de cada átomo envolvido na ligação e pertencente, simultaneamente, aos dois elementos. Esse tipo de ligação molecular é também chamado de ligação covalente, e ocorre entre átomos que tendem a receber elétrons.

Como saber qual é a geometria molecular?

As moléculas são formadas por átomos unidos por meio de ligações covalentes, e a disposição espacial dos núcleos desses átomos determinará as diversas formas geométricas para as moléculas.

Para determinar a geometria molecular, deve-se considerar a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, que se baseia na ideia de que os pares eletrônicos ao redor do átomo central se comportam como nuvens eletrônicas e se repelem, de forma a se posicionarem com a maior distância angular possível.

Assim, uma nuvem eletrônica pode corresponder a:

  • uma ligação covalente simples: – ou →
  • uma ligação covalente dupla: =
  • uma ligação covalente tripla: ≡
  • um par de elétrons não ligantes: ··

A tabela abaixo apresenta as geometrias que as moléculas podem apresentar, de acordo com a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência.

Exercício de fixação

PUC-RS/2012

John Dalton foi o responsável por introduzir no âmbito da ciência a teoria atômica, nos primeiros anos do século XIX. Nessa época, ainda não se conseguia saber quantos átomos de cada elemento entravam na composição das moléculas simples.

Hoje, sabemos que a fórmula da molécula da água é H2O e que a da amônia é NH3. Dalton supôs que as moléculas mais simples eram combinações 1:1; assim, a água seria HO e a amônia, NH.

Dalton introduziu uma escala de massas atômicas baseada no hidrogênio, que tinha massa 1. Na época de Dalton, acreditava-se que, em massa, a água tinha 1/8 de hidrogênio, e que a amônia tinha 1/6 de hidrogênio. Com isso, foi possível concluir que as massas atômicas do oxigênio e do nitrogênio valiam, respectivamente:

A 7 e 5.

B 8 e 6.

C 9 e 7.

D 16 e 14.

Qual o número da molécula que representa a substância com maior quantidade de átomos?

A constante de Avogadro é igual a 6,022 . 1023 e corresponde ao número de entidades (átomos, moléculas, íons etc.) existente em 1 mol de substância.

Como saber a quantidade de átomos em uma molécula?

Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.

Quantos átomos tem na molécula?

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).

Qual é a maior molécula que existe?

As "buckyballs" são compostas por 60 átomos de carbono, arranjados em estruturas esféricas, tridimensionais. O padrão alternado de hexágonos e pentágonos lembra o formato de uma bola de futebol.