Qual o objetivo da criação dos blocos econômicos após a Segunda Guerra Mundial?

Qual o objetivo da criação dos blocos econômicos após a Segunda Guerra Mundial?
Blocos econômicos

Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.

É de extrema importância esclarecer aos alunos o principal objetivo para a formação dos blocos econômicos, outro aspecto elementar é a diferenciação entre os blocos existentes conforme suas características. Eles podem ser:

Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comercias entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).

União econômica e monetária – evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. É o atual estágio da União Europeia.

Após apresentar a diferenciação dos possíveis tipos de blocos econômicos, pergunte aos alunos sobre os blocos existentes. Em seguida, aponte os principais, que atualmente são:

APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático.
CARICOM – Mercado Comum e Comunidade do Caribe.
CEI – Comunidade dos Estados Independentes.
CAN – Comunidade Andina.
MCA – Mercado Comum Árabe.
MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.
NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
SADC – Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento.
UE – União Europeia.

Apresente os blocos econômicos e sua localização no mapa-múndi. Proponha a formação de grupos, nos quais, cada um ficará responsável pela caracterização de um bloco econômico, apresentando suas características econômicas, ano de fundação, países integrantes, tipo de bloco (zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária) e representatividade na economia global.

Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho oralmente e entregar um material escrito, contendo as peculiaridades inerentes ao assunto pesquisado. Após a entrega de todos os trabalhos escritos, junte-os e monte uma revista sobre blocos econômicos.
Disponibilize uma versão para cada aluno, uma vez que a mesma representa um conteúdo de autoria própria, fazendo com que ele se torne agente participativo do processo de ensino-aprendizagem, tendo seu trabalho reconhecido e valorizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Ouça este artigo:

Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.

Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.

Na época da Guerra Fria, o mundo estava dividido em dois grandes blocos econômicos, ideológicos e políticos, o que equivale a dizer que a ordem política internacional era bipolar: de um lado, estava o bloco capitalista chefiado pelos EUA, e do outro o socialista, liderado pela URSS. No início dos anos 90, com o fim do socialismo na maior parte do mundo, apenas um bloco, o liderado pelos EUA sobrevive, e passa a ser a norma no restante do mundo. Esta nova ordem que surgia foi entendida como monopolar, isto é, prevalece a vontade da última grande potência restante.

No aspecto econômico, apesar dos EUA continuarem a exercer sua hegemonia em muitas áreas, as últimas décadas testemunharam a formação de blocos econômicos regionais, isto é, associações de países, na sua maioria vizinhos, que passaram a manter relações econômicas privilegiadas entre si.

Os blocos econômicos atuais podem ser classificados em: zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Cada modalidade equivale a um grau de comprometimento maior de soberania, e cabe aos membros do bloco decidir qual nível é o mais adequado. A União Europeia é um exemplo de bloco que seguiu todos esses passos (já atingiu a união econômica e monetária), mas outros já formados não seguiram necessariamente essa ordem. O bloco econômico Mercosul por exemplo, é classificado como união aduaneira.

O primeiro bloco econômico foi criado na Europa, em 1956. Era formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, sendo conhecido pela sigla CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Esse grupo foi, logo depois, o embrião da moderna União Europeia (UE).

Exemplos de Blocos Econômicos:

  • ACP; (Associação de países da África, Caribe e Pacífico)
  • ACP-EU; (Acordo de Cotonou. Um acerto comercial entre a União Europeia)
  • AEC; (Associação dos Estados do Caribe)
  • AELC; (Associação Europeia de Livre Comércio)
  • ALADI; (Associação Latino-Americana de Integração)
  • ALALC; (Associação Latino-Americana de Livre Comércio)
  • ALBA; (Aliança Bolivariana para as Américas)
  • ALCA; (Área de Livre Comércio das Américas)
  • Aliança do Pacífico
  • APEC; (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)
  • ASEAN; (Associação de Nações do Sudeste Asiático)
  • CEFTA; (Acordo Cenro-Europeu de Livre Comércio)
  • CAFTA-DR; (Comunidade de Livre Comércio entre Estados Unidos Central e República Dominicana)
  • CAN; (Comunidade Andina de Nações)
  • CAO; (Comunidade da África Oriental)
  • CARICOM; (Comunidade do Caribe)
  • CARIFTA; (Associação de Livre Comércio do Caribe)
  • CEA; (Comunidade Econômica Africana)
  • CEDEAO; (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental)
  • CEEA; (Comunidade Econômica Eurasiática)
  • CEEAC; (Comunidade Econômica dos Estados da África Central)
  • CEI; (Comunidade dos Estados Independentes)
  • CEMAC; (Comunidade Econômica e Monetária da Africa Central)
  • IBAS; (Fórum de Diálogo Índia-Brasil- África do Sul)
  • COMECOM; (Conselho para Assistência Econômica Mútua)
  • COMESA; (Mercado Comum da África Oriental e Austral)
  • MERCOSUL; (Mercado Comum do Sul)
  • NAFTA; (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio)
  • OCDE; (Organização para a Cooperação e desenvolvimento Econômico)
  • OECO; (Organização dos Estados do Caribe Oriental)
  • SAARC; (Associação Sul- Asiática para a Cooperação Regional)
  • SADC; (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)
  • UA; (União Africana)
  • UAAA; (União Aduaneira da África Austral)
  • UE; (União Europeia)
  • UEMOA; (União Econômica e Monetária dos Oeste Africano)
  • UMA; (União do Magrebe Árabe)
  • UNASUL; (União de Nações Sul-Americanas)

Bibliografia:
O que são Blocos Econômicos. Disponível em: <http://blocos-economicos.info/mos/view/O_que_s%C3%A3o_Blocos_Econ%C3%B4micos/ >.
Blocos Econômicos. Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/ >.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/economia/blocos-economicos/

Exercícios e questões de vestibulares

Questão 01: (ADVISE 2009)

Dentro do cenário internacional a economia do mundo ocidental se transformou no sentido de formação de grandes blocos econômicos: União Européia (ex Comunidade Econômica Européia), Mercosul e Nafta. Estes blocos:

A)

Reforçam a idéia de comércio multilateral globalizado.

B)

São característicos de uma economia global que se regionaliza pelas disputas econômicas mais interrelacionadas.

C)

Não estão relacionados com a globalização pois são diferentes mercados fechados.

D)

São apenas dos países desenvolvidos que estão envolvidos.

E)

Representam a etapa de desenvolvimento da segunda revolução industrial na Europa.

Qual foi o objetivo da criação dos blocos econômicos?

A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado. Na atual economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros.

Quais são os objetivos do bloco?

Principais objetivos dos blocos econômicos Reduzir impostos de importação e exportação e impostos de tarifas alfandegárias entre países-membros. Melhorar a dinâmica econômica entre países-membros. Expandir o mercado consumidor dos países-membros para intensificar a economia em um contexto globalizado.

Qual é o objetivo de um bloco econômico Brainly?

Resposta: com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

Que razões levaram à criação de blocos econômicos e de associação entre os países?

Os blocos econômicos são associações criadas entre paíse, para que eles estabeleçam relações entre si. O principal objetivo é criar condições de dinaminizar e intensificar a economia no mundo globalizado, e na atual econômia, os blocos econômicos foram criados para facilitar o comércio entre os países membros.