Qual o papel da Filosofia da Educação na formação docente do pedagogo?

Qual o papel da Filosofia da Educação na formação docente do pedagogo?

Qual o papel da Filosofia da Educação na formação docente do pedagogo?
A importância do processo de ensino-aprendizagem
Créditos da Imagem: Mshipp   Via: Compfight

De origem grega, a palavra filosofia deriva dos termos “filos” (amor ou amigo) e “sofia” (sabedoria, conhecimento). Essa área do saber surgiu com a missão de buscar explicações diferentes daquelas apresentadas pela mitologia para fatos cotidianos e fenômenos da natureza. Basicamente, a filosofia visa provocar a capacidade de pensar a respeito dos vários campos do conhecimento, inclusive sobre o setor educacional.

A dimensão filosófica na educação é inquestionável. Afinal, o papel do educador se compara à função de um filósofo, que tem a tarefa de instigar (em si mesmo e nos outros) o pensamento reflexivo e crítico em relação aos problemas que a realidade vivida apresenta, a fim de encontrar soluções racionais e eficazes para tais questionamentos.

A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos. A partir dessa constatação, pode-se dizer também que ela exerce enorme influência no processo de ensino-aprendizagem promovido nas escolas, estimulando a curiosidade, a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes.

Buscar informações sobre Filosofia da Educação é fundamental para quem deseja atuar como educador e para quem deseja conhecer um pouco mais sobre educação. Fazer cursos online sobre o tema é uma das formas mais práticas de obter conhecimentos ligados a essa área.

Qual o papel da Filosofia da Educação na formação docente do pedagogo?
A filosofia se mostra essencial na formação do educador
Créditos da Imagem: Cybrarian77   Via: Compfight

Na Prime Cursos, é possível acompanhar gratuitamente o curso de Filosofia da Educação, que aborda o sentido da filosofia para a educação, a concepção de educação, a educação e o senso comum, as tendências pedagógicas, a pedagogia progressista e muitos outros assuntos relevantes. Assim como nos demais cursos com certificado opcional oferecidos pela Prime, nesse programa de qualificação, o aluno pode solicitar seu certificado após a conclusão dos estudos.

Tese de Doutorado

DOI

10.11606/T.48.2010.tde-20042010-141235

Documento

Autor

Nome completo

Marilene de Melo Vieira

E-mail

Unidade da USP

Área do Conhecimento

Data de Defesa

Imprenta

São Paulo, 2010

Orientador

Banca examinadora

Severino, Antonio Joaquim (Presidente)
Gadotti, Moacir
Ribeiro, Maria das Gracas Marcelo
Saviani, Dermeval
Valle, Lilian de Aragão Bastos do

Título em português

Filosofia da educação na formação do pedagogo: discurso de autonomia e fabricação de heteronomia

Palavras-chave em português

autonomia e interrogação sem limites
Filosofia da Educação

Resumo em português

Esta tese teve por objetivos analisar a possibilidade de a disciplina Filosofia da Educação contribuir para que os educandos construam sua autonomia e propor diretrizes para seu projeto. Teoricamente, a investigação apoia-se no processo de autocriação da sociedade e da fabricação de seus indivíduos, nas dimensões imaginárias e conjuntistaidentitária. Para melhor compreensão da disciplina, buscaram-se a sua instituição na formação dos educadores, com análise do monopólio legislativo do Estado na educação; a institucionalização da formação dos professores e a tentativa de cientismo da educação. Elegeram-se como material empírico da proposta, as disciplinas de Filosofia da Educação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, que guardavam, em geral, identificação/semelhança com seus congêneres em outras instituições, bem como entrevistas com dirigentes acadêmicos e professores que as ministravam. Em virtude de a organização, estrutura e conteúdo dessas disciplinas não potencializarem a interrogação e nem a possibilidade de construção de sua autonomia pelos educandos, consistindo tão-somente em discurso de autonomia e fabricação da heteronomia, este trabalho fundamentou-se no pensamento de que a única Filosofia da Educação que pode contribuir para a construção do sujeito reflexivo e deliberante, e do espaço democrático, é a que se interroga incessantemente. Propuseram-se, então, para tal disciplina, entre outras, as diretrizes referentes à instalação de uma crise das verdades e das certezas dos educadores, dos educandos e a aspiração de autonomia/cidadania/democracia.

Título em inglês

Philosophy of Education: discourse of autonomy and fabrication of heteronomy.

Palavras-chave em inglês

Philosophy of Education. Autonomy and Limitless Questioning

Resumo em inglês

This thesis aims to analyze if the Philosophy of Education course can help students build their autonomy proposing guidelines for their projects. Theoretically, the investigation is based on the societys process of self-creation and fabrication of its individuals, in imaginary and conjunctionist-identitary dimensions. For further comprehension of the course, its institution was sought in the education of the teachers, analyzing the State Law monopoly in education. The empiric material chosen for this proposal were the Philosophy of Education courses for the Major in Education at the Federal University of Viçosa (Minas Gerais, Brazil), keeping, in general, identity/similarity with its similar courses in other institutions, as well as interviews with the academic directors and professors who teach it. Since the organization, structure and syllabus of these courses do not leverage questioning nor enable students to build their autonomy, consisting merely of the discourse of autonomy and fabrication of heteronomy, this research was based on the reckoning that the only Philosophy of Education that can contribute to the construction of the reflexive and deliberant subject and of the democratic space is that which questions itself incessantly. Then, among other ones, the guideless proposed for this course referred to the placing of a crisis of truths and certainties of both the teachers and the students, as well as the desire for autonomy/citizenship/democracy.

AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.

Data de Publicação

2010-05-10

Qual o papel da Filosofia da Educação na formação do pedagogo?

Com isso, ressalta-se a importância que a Filosofia da Educação tem nos processos formativos do Pedagogo posto que ela proporciona ao estudante, futuro professor, acompanhar de modo crítico e reflexivo a atividade educacional, compreendendo e explicitando os seus fundamentos e, ao mesmo tempo, entendendo a sua formação ...

Qual a importância da Filosofia para a Educação e qual papel deve exercer o professor para que ele de fato consiga auxiliar o aluno a construir seus próprios conhecimentos?

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

Qual é o papel da Filosofia na prática educativa?

O grande papel da filosofia na educação é em primeiro lugar, desenvolver, e ao mesmo tempo, impulsionar em especial nossos sujeitos alunos ao conhecimento. O próprio significado da filosofia em si, já diz respeito a sabedoria. Ou seja, a busca da sabedoria.

Qual a importância da Filosofia da Educação para uma pedagogia além das salas de aula?

A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, ...