Quando começa a dor lombar na gravidez?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Durante a gravidez, o corpo passa por muitas mudanças e é normal sentir alguns desconfortos, como na região lombar. Se você sente dor nas costas, você não está sozinha. Esta é uma queixa muito comum entre as grávidas: de 50 a 80% relataram dor na coluna vertebral em algum período da gravidez.

Dor nas costas é muito comum durante a gestação (Foto: ThinkStock)

Geralmente, a área mais acometida é a lombar, mas a dor também pode se espalhar para a cervical e dorsal, afetando o pescoço e a parte superior das costas, como explica Raphael Marcon, ortopedista chefe do grupo de coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A intensidade das dores pode variar, desde leves até fortes. Para mães que trabalham muito tempo em pé, o desconforto pode piorar ao longo do dia. Mas não se preocupe, existem práticas que podem ajudar a aliviar e até mesmo prevenir a dor nas costas durante a gravidez. Com intuito de esclarecer as dúvidas sobre as causas e formas de amenizar o incômodo na região, a CRESCER conversou com especialistas em ortopedia, obstetrícia e pilates, que falaram sobre as principais recomendações para as gestantes. Confira abaixo:

O que causa a dor nas costas durante a gravidez?

Existem três fatores principais na origem desta dor. O primeiro deles é o mais óbvio: o peso da barriga. “O aumento de peso gera uma mudança no centro de gravidade da grávida, por conta do crescimento do abdômen. Então, ocorre uma alteração na biomecânica da coluna, afetando a postura e causando desconforto”, diz o ortopedista Raphael Marcon. Isso faz com que haja uma sobrecarga na musculatura que sustenta a coluna, sobretudo, na região lombar, complementa a ginecologista Aline Monteiro, associada da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

O outro fator está relacionado às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação e provocam a maior elasticidade dos tecidos. “Dentre essas, podemos citar o hormônio relaxina, que promove maior flexibilidade das articulações, e o hormônio progesterona, que também proporciona o relaxamento da região, acometendo principalmente a coluna lombar”, relata Aline Monteiro. Por último, a ginecologista explica que há também a chamada dor ciática, que é causada pela compressão do nervo ciático e pode ser irradiada para a perna.

Quando as dores começam a surgir?

O momento em que as dores se manifestam pode variar muito de mulher para mulher. “As dores começam no início da gravidez e com o aumento do volume uterino podem piorar”, aponta Aline Monteiro. Não existe um mês exato, mas a dor tende a se tornar mais intensa à medida que a gravidez vai progredindo.

Além disso, a forma como o organismo lida com a gestação pode influenciar no surgimento dos incômodos. “Algumas mulheres enfrentam mudanças muito grandes no corpo, então, provavelmente, elas vão sentir mais dor. Já outras, passam a gravidez com mudanças bem menos acentuadas. Isso também é um fator que precisa ser levado em consideração”, adiciona Raphael Marcon.

Quem tem maior predisposição?

Normalmente quem tem dores mais fortes nas costas ao longo da gestação são as mulheres que já apresentam antecedentes de problemas na região lombar. “Aquelas que têm, por exemplo, alterações nos discos de algum processo degenerativo prévio, o que não é incomum, já vão estar mais predispostas a ter uma piora desse quadro durante a gravidez”, diz o ortopedista. Também existem estudos que relacionam a dor nas costas com sobrepeso, sedentarismo e idade avançada. Por isso, mulheres com estas características podem ser mais afetadas.

É possível que as dores sejam mais intensas no caso de gestação de múltiplos?

De acordo com Raphael Marcon, no caso de gestação de múltiplos, o corpo da grávida passa por alterações ainda mais intensas, por isso, há maiores chances de ter desconforto acentuado na lombar. “As dores nas costas podem ser mais intensas em gestações gemelares, por exemplo, ou quaisquer outras condições em que o útero fica mais sobre distendido, como se houver aumento do líquido amniótico na gravidez”, complementa Aline Monteiro.

Como aliviar a dor nas costas?

Principalmente as grávidas que trabalham muito tempo de pé ou muito tempo sentadas, as dores nas costas podem piorar. “O ideal é que elas não fiquem muito tempo na mesma posição, justamente para que as estruturas musculares não entrem em fadiga”, destaca Raphael Marcon.

Por isso, o ortopedista reforça que é importante tentar se policiar e fazer algumas pausas ao longo do dia para se movimentar um pouco. “Para quem trabalha sentada, por exemplo, o recomendado é que a cada 60 minutos, tire 10 para levantar, andar um pouco, alongar e depois voltar para a posição. A mesma coisa para quem está de pé, tentar sentar, fazendo intervalos”, explica.

Caso isso não funcione, as grávidas podem recorrer a analgésicos - claro que sempre com a orientação do obstetra que está acompanhando a gestação. Mas os medicamentos permitidos para elas são bem mais limitados do que para os pacientes não grávidos. Por isso, uma saída é buscar recursos alternativos, como os “meios físicos”. “Para aliviar as dores, a grávida pode usar uma compressa morna ou deixar a água quente do chuveiro cair na região. Massagem também pode ajudar”, diz Aline Monteiro.

Outro recurso alternativo que costuma funcionar é praticar exercícios e fazer alongamentos. Movimentar o corpo e trabalhar o condicionamento físico contribui muito para desfazer as tensões que estão incomodando. Segundo os especialistas, acupuntura, fisioterapia, yoga e pilates podem ser muito benéficos para amenizar o desconforto.

Como o pilates pode ajudar a diminuir a dor nas costas durante a gestação?

“Para fazer os exercícios de pilates, é preciso manter o alinhamento da coluna e trabalhar bem a respiração. Isso diminui a tensão dos músculos e ligamentos, corrigindo a postura e melhorando as dores”, aponta Natália Lima, doula e instrutora de pilates do Studio TATVA, que conduz um curso especializado para gestantes. “Além de tudo, também aumenta a disposição durante a gravidez”, acrescenta.

Mas, antes de começar, é importante lembrar que para que a gestante pratique qualquer atividade física, ela precisa do aval do médico, alerta a instrutora de pilates. Diversos fatores precisam ser analisados para garantir a segurança da mulher, como histórico de saúde e fase da gravidez. Outra questão é a gestação de múltiplos, essas mães requerem um cuidado redobrado. “É natural que elas tenham maiores dificuldades devido ao peso, desconforto e deslocamento do centro. Então, para isso, alguns exercícios devem ser modificados ou adaptados”, explica Natália Lima.

Os exercícios recomendados são aqueles que alinham e alongam a região lombar e pélvica. “Além disso, exercícios que movimentam a circulação são ótimos. Os mais indicados seriam os que trabalham a panturrilha, afinal ela é considerada o nosso segundo coração”, diz a especialista. Conheça algumas práticas que podem ajudar a aliviar a dor - lembrando que é indicado que as grávidas façam pilates sempre sob supervisão de instrutores capacitados para isso, pois cada gestante pode precisar de uma adaptação específica.

(GALERIA)

Dicas para a hora de dormir

Dependendo de qual trimestre você está, encontrar uma posição confortável para dormir pode ser muito difícil, principalmente para as grávidas que apresentam fortes dores nas costas. Segundo especialistas, o mais recomendado é dormir de lado. “Assim, não há tanta compressão dos vasos e a coluna fica sob menos pressão. Além disso, é uma posição bem mais fisiológica para um sono mais tranquilo”, aponta Raphael Marcon. Colocar um travesseiro entre as pernas também pode deixar a grávida mais confortável.

Natália Lima adiciona que praticar exercícios de pilates com ênfase no alongamento durante o dia pode ajudar a dormir melhor à noite. “Praticar exercícios de respiração também contribui para aliviar a dor, pois isso faz com que aumente o número de neurotransmissores, o que gera um maior relaxamento muscular e dos ligamentos”, diz a instrutora.

Quando buscar atendimento médico?

É necessário buscar ajuda médica caso as dores estiverem muito intensas e nenhum dos métodos mencionados acima funcionarem para amenizá-las. Também é importante procurar ajuda se perceber os “sinais de alarme”. “Dor no ciático ou dor que não regride com o uso dos analgésicos recomendados pelo obstetra, situações em que a dor deixa de ter o padrão usual e passa a ter um padrão diferente, com mais grave intensidade, por exemplo. Essas são algumas circunstâncias que podem requerer atendimento profissional”, destaca o ortopedista.

É possível evitar a dor nas costas durante a gravidez?

De acordo com Raphael Marcon, a melhor forma de prevenir as dores nas costas é planejar a gravidez e começar a preparar o condicionamento físico antes da gestação. “Se a mãe já tem algum antecedente de dor nas costas por outras razões, é importante que ela se prepare como um paciente de dor nas costas, ou seja, já fazer um trabalho de reforço muscular local para, durante a gravidez, tentar manter essa rotina”, ressalta.

Natália Lima concorda que manter uma vida ativa ajuda a evitar os incômodos: “Assim, a mãe terá uma gestação mais saudável, gerando mais disposição e menos dores”. Mas é importante reforçar que o obstetra deve sempre estar ciente da prática de exercícios da grávida. “Os médicos poderão dizer até quando ela pode manter esse trabalho de condicionamento para que também, por outro lado, isso não gere algum prejuízo para a gravidez”, aponta Marcon.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

Como é a dor na lombar no início da gravidez?

É muito comum a gestante começar a sentir dor nas costas logo no início da gravidez devido ao aumento da progesterona e de relaxina na corrente sanguínea, que faz com que os ligamentos da coluna e do sacro fiquem mais frouxos, o que promove a dor, que pode ser no meio das costas ou na parte final da coluna.

Quando começam as dores nas costas na gravidez?

A dor nas costas durante a gravidez é algo bastante frequente, especialmente a partir do terceiro trimestre. Este mal-estar é provocado por um conjunto de fatores devido às alterações hormonais que as mulheres sofrem ao longo do desenvolvimento da gravidez.

Quando a dor lombar pode ser gravidez?

A dor de costas pode ser um sintoma de ovulação mas é mais comum no 3º trimestre da gravidez devido ao crescimento uterino e mudança da postura da gestante. Durante a ovulação, o corpo da mulher sofre uma série de alterações com o objetivo de se preparar para uma eventual fecundação e gravidez.

Onde localiza a dor lombar na gravidez?

Existem dois padrões comuns de dor lombar na gravidez: a dor lombar que ocorre na região das vértebras lombares, e a dor pélvica posterior (sentida atrás da sua pelve). Algumas mulheres têm sintomas de ambos os tipos de dor lombar.

Toplist

Última postagem

Tag