Quantas perguntas DEUS fez a Jó

Deus responde a Jó e mostra-lhe sua grandeza e sabedoria

38 Depois disto, o Senhor respondeu a Jó de um redemoinho e disse: 2 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos como homem; e perguntar-te-ei, e, tu, responde-me.

4 Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. 5 Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 7 quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?

8 Ou quem encerrou o mar com portas, quando trasbordou e saiu da madre, 9 quando eu pus as nuvens por sua vestidura e, a escuridão, por envolvedouro? 10 Quando passei sobre ele o meu decreto, e lhe pus portas e ferrolhos, 11 e disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se quebrarão as tuas ondas empoladas?

12 Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada ou mostraste à alva o seu lugar, 13 para que agarrasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela? 14 Tudo se modela como o barro sob o selo e se põe como vestes; 15 e dos ímpios se desvia a sua luz, e o braço altivo se quebranta.

16 Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo? 17 Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte? 18 Ou com o teu entendimento chegaste às larguras da terra? Faze-mo saber, se sabes tudo isto.

19 Onde está o caminho da morada da luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar, 20 para que as tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas da sua casa? 21 Decerto, tu o sabes, porque já então eras nascido, e porque é grande o número dos teus dias!

22 Ou entraste tu até aos tesouros da neve e viste os tesouros da saraiva, 23 que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?

24 Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental sobre a terra? 25 Quem abriu para a inundação um leito e um caminho para os relâmpagos dos trovões, 26 para chover sobre uma terra onde não há ninguém e no deserto, em que não há gente; 27 para fartar a terra deserta e assolada e para fazer crescer os renovos da erva? 28 A chuva, porventura, tem pai? Ou quem gera as gotas do orvalho? 29 De que ventre procede o gelo? E quem gera a geada do céu, 30 quando debaixo de pedras as águas se escondem, e a superfície do abismo se coalha?

31 Ou poderás tu ajuntar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os atilhos do Órion? 32 Ou produzir as constelações a seu tempo e guiar a Ursa com seus filhos? 33 Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes dispor do domínio deles sobre a terra?

34 Ou podes levantar a tua voz até às nuvens, para que a abundância das águas te cubra? 35 Ou ordenarás aos raios que saiam e te digam: Eis-nos aqui? 36 Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem à mente deu o entendimento? 37 Quem numerará as nuvens pela sabedoria? Ou os odres dos céus, quem os abaixará, 38 quando se funde o pó numa massa, e se pegam os torrões uns aos outros?

39 Porventura, caçarás tu presa para a leoa ou satisfarás a fome dos filhos dos leões, 40 quando se agacham nos covis e estão à espreita nas covas? 41 Quem prepara para os corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem que comer?

Jó conheceu ali o descontrole, mas jamais a blasfema. Conheceu a Deus pelo que ele é não pelo que pode dar ou retirar do homem. Não deixou seu Deus de forma alguma, não lhe imputou culpa. Apenas calou-se e o adorou na pobreza e na desgraça aparente de sua vida.

Qual era o conhecimento de Jó a cerca de Deus?

Jó falou muitas coisas sem o pleno conhecimento de Deus, ele disse: “Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” e, porque ele falou tantas coisas sem conhecer, atribuindo a Deus atos que Ele nunca havia feito, Jó se arrepende, e diz: “Eu te conhecia só de

O que Deus queria ensinar a Jó?

O livro de Jó contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de Jó nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

Porque se diz paciência de Jó?

expressão Comportamento que faz suportar com resignação os maiores sofrimentos, injúrias e injustiças; em referência ao personagem bíblico Jó, que passou por provações e sofrimentos, mantendo-se fiel à sua fé.

Qual era a principal queixa de Jó em seu discurso?

Para Elifaz, Bildade e Zofar, é um grande pecado a postura questionadora de Jó. Deus continua falando do Seu próprio poder, e desafia Jó: “aquele que contende com o Todo-Poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa! ”. Jó então se humilha, diz que é indigno e que não tem mais o que responder.

Porque Deus tirou as coisas de Jó?

Porque Jó foi fiel, Deus restitui-lhe os seus bens. Não havendo chegado a fé na ressurreição, o povo precisava desse tipo de consolação: precisava acreditar num Deus que restitui os bens, a saúde, a vida.

Como Jó conheceu a Deus?

Ele confessou a sua ignorância, e que o seu conhecimento anterior do Senhor, era bem menor do que aquele que lhe foi permitido ter agora por tudo que aprendera na sua aflição, de modo que disse que antes conhecia somente de ouvir, mas que agora também pelo que via com os olhos, ou seja, havia adquirido um conhecimento

Qual é a história de Jó?

Segundo o relato, Jó era neto de Esau e filho de Zerá, tendo casado com uma mulher árabe, com quem teve um único filho chamado Henon e, teria vivido na terra de Uz. Dos reis que reinaram em Hedom, país também governado por ele (Gênesis 36:33), o primeiro foi Balaque, filho de Beor, e sua capital chamava-se Denaba.

O que é rasgar o manto?

Qual o significado de rasgar o manto? A prática de rasgar as roupas, nas culturas orientais, mostrava emoções fortes, geralmente angústia, tristeza ou remorso. O mesmo ato por Esdras mostrou seus sentimentos de vergonha e remorso quando soube do pecado do povo em fazer casamentos com os povos pagãos.

Qual é o significado do nome Jó?

Significa hostilizado e indica uma pessoa paciente diante das adversidades. Refere-se ao patriarca bíblico que sofreu muito mas nunca se voltou contra Deus. Não é um nome que traga uma vibração de alegria.

O que a Bíblia diz sobre a paciência de Jó?

(Jó, 1,20-22). Essa fidelidade inabalável de Jó comoveu o coração de Deus. Jó é conhecido como o homem da paciência. Soube esperar o tempo de Deus.

O que significa a palavra paciência na Bíblia?

No âmbito religioso, a paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, tendo paciência, pois, no momento certo será recompensado com coisas boas.

Para que serve a paciência?

Paciência é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente na tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incómodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar.

Quais perguntas Deus fez para Jó?

1 Depois disso o Senhor respondeu a Jó de um redemoinho, e disse:.
2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento?.
3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber..
4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra? ... .
5 Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes?.

Quantas indagações Jó fez a Deus?

O Senhor respondeu às perguntas de com uma chuva de outras perguntas. Foram aproximadamente setenta e três indagações, distribuídas em duas séries, por meio das quais o Senhor se apresentou a como Deus de Sabedoria e Poder, Criador e Sustentador de todo o universo.

Quanto tempo durou o silêncio de Deus para com Jó?

400 anos! Esse é o tempo que decorre entre o fim do Antigo Testamento e os acontecimentos do Novo Testamento. Esse tempo é conhecido como Período Interbíblico, que marca o silêncio profético de Malaquias até a pregação de João Batista.

Porque Deus chamou atenção de Jó?

Chama-nos a atenção o fato de que foi Deus quem definiu a como reto e íntegro. Considerando que a integridade genuína de é essencial ao significado do livro, ressaltá-la é de máxima importância à mensagem que apresenta. levava a vida espiritual e o relacionamento com Deus a sério.