Que características influenciam a ocorrência de clima quente na maior parte do território brasileiro?

Os climas do Brasil são bastante diversificados devido à extensão territorial e as diferentes características de cada região. Os climas do Brasil são: tropical, equatorial, tropical de altitude, semiárido, tropical atlântico e subtropical.

O clima corresponde às variações do tempo em um determinado local e diversos fatores influenciam sua dinâmica, como por exemplo, a formação vegetal, as correntes marítimas, o relevo e as massas de ar.

A maior parte do Brasil está localizada entre os trópicos de câncer e capricórnio e por esse motivo é denominada intertropical. Em geral, as áreas intertropicais são de clima quente e úmido e a amplitude térmica se reduz à medida que se aproxima da linha do Equador.

Tipos de clima do Brasil

Veja no mapa a distribuição dos climas do Brasil:

Que características influenciam a ocorrência de clima quente na maior parte do território brasileiro?

Entenda o que é clima.

Clima tropical

O clima tropical é semi-úmido e ocorre na região central do Brasil, predominantemente no Centro-Oeste. Esse clima tem estações bem definidas, com invernos amenos e secos, e verões quentes e chuvosos.

A temperatura média é superior a 20º C e o índice pluviométrico varia entre 1.000 mm e 1500 mm por ano.

Saiba mais sobre clima tropical.

Clima Equatorial

O clima equatorial acontece nas áreas próximas à linha do Equador. Sua área corresponde à Amazônia Legal e abrange os seguintes estados: Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e partes do Maranhão, Roraima e Mato Grosso.

Caracterizado por clima quente e úmido, com temperaturas médias entre 24º C e 26º C. A umidade do ar é elevada e as chuvas são abundantes, podendo atingir cerca de 2.500 mm por ano.

Saiba mais sobre clima equatorial.

Clima tropical atlântico

O clima tropical atlântico é o clima da região litorânea do Brasil, que vai do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. Tem temperatura média entre 18º C e 26º C e índice pluviométrico com média de 1.200 mm por ano.

No sul e no sudeste as chuvas acontecem com mais frequência no verão, já no nordeste o período chuvoso é durante o inverno.

Clima semiárido

O clima semiárido ocorre no sertão nordestino e é bastante seco devido à escassez de chuvas, que acontecem de forma irregular. A temperatura nessa região é alta, com média de 27º C e amplitude térmica de 5º C.

Saiba mais sobre a caatinga.

Clima Subtropical

É o clima característico da região sul e é chamado de subtropical por ocorrer em regiões abaixo do trópico de capricórnio. Além dos estados da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, partes de São Paulo e Minas Gerais também apresentam esse clima.

Os invernos são rigorosos e os verões são quentes e a média de temperatura da região é inferior a 18º C, com amplitude térmica entre 9º C e 13º C. No clima subtropical as chuvas são abundantes e os índices pluviométricos variam entre 1.500 mm e 2.000 mm por ano.

Saiba mais sobre clima subtropical.

Clima tropical de altitude

É o clima predominante das regiões serranas do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas na região são baixas, a média anual de temperaturas é inferior a 18º C e é no verão que as chuvas ocorrem com mais intensidade.

Veja também o significado de zona intertropical e temperatura e conheça outros tipos de clima.

O clima do território brasileiro é caracterizado pela elevada variabilidade registrada ao longo de sua extensão. No norte, temos um clima equatorial, mais úmido. No nordeste e em parte do sudeste, predomina o semiárido, mais seco. No sul, o clima é o subtropical úmido, mais frio. Mas a maior parte do nosso território caracteriza-se pelo clima tropical, com verões quentes e úmidos e invernos secos e frios.

Assim, considerando essa variedade, bem como o fato de o Brasil possuir dimensões continentais, percebe-se que o clima no país é influenciado por várias massas de ar, que possuem diferentes dinâmicas e interações que sofrem transformações ao longo do ano.

É importante perceber que as massas de ar resguardam as características das regiões de onde elas surgem. Por exemplo: uma massa originada em uma zona muito fria e úmida será igualmente fria e úmida.

O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).

Durante o verão, as quatro primeiras massas supracitadas vão compor a totalidade da influência climática. Dentre elas, apenas a mTc é completamente seca, isso porque as outras massas de ar vêm de ambientes úmidos (a floresta amazônica e os oceanos). Em razão dessa configuração, o verão no Brasil acaba herdando as características dessas massas, quais sejam: elevada umidade e altas temperaturas, tornando o clima quente e chuvoso durante esse período. Observe o mapa:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Que características influenciam a ocorrência de clima quente na maior parte do território brasileiro?

Durante o verão, as massas de ar quente exercem maior influência no clima brasileiro

Durante o inverno, a massa Polar atlântica (mPa) passa a exercer maior influência sobre o espaço brasileiro, restringindo a mEc à Amazônia, sendo as demais empurradas para fora do país, embora a mEa continue atuando no litoral nordestino e a mTa no litoral sudeste. Tal dinâmica deixa o inverno mais frio, de forma que as menores temperaturas são registradas na região Sul e as maiores ao norte, principalmente em razão da proximidade com a Linha do Equador, conforme podemos notar no mapa abaixo:

Que características influenciam a ocorrência de clima quente na maior parte do território brasileiro?

Durante o inverno, a massa Polar atlântica exerce maior influência, diminuindo as temperaturas

Agora que compreendemos como funciona a dinâmica das massas de ar no Brasil, fica mais fácil entender as explicações meteorológicas que vemos nos telejornais referentes às mudanças no clima. No entanto, ainda é preciso lembrar que existem os microclimas, isto é, aquelas variações climáticas que se alteram por questões mais locais, como a altitude de uma cidade ou o índice de poluição de sua zona urbana.

Qual características influenciam a ocorrência de climas quentes na maior parte do território brasileiro?

No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.

Quais são os fatores que explicam a ocorrência de climas quentes no Brasil?

A latitude, a maritimidade e as massas de ar são os principais fatores condicionantes dos climas no Brasil.

Quais são as principais características do clima quente?

Climas quentes. Os climas quentes encontram-se entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio. Os climas que estão nessa faixa são caracterizados pelas temperaturas sempre altas (superiores a 18 °C, em média), e a distribuição desigual das chuvas.

Qual e o clima que predomina na maior parte do território brasileiro?

Clima tropical - Regime ocupa grande parte do Brasil.