Que relação de sentido a conjunção se estabelece na construção do período?

A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.

As conjunções não são escolhidas aleatoriamente. Entre elas e as palavras, ou mesmo orações, há uma relação de sentido. É possível que haja várias conjunções que estabeleçam o mesmo sentido, por exemplo, as que indicam oposição (mas, porém, todavia, no entanto etc.), mas pode ser também que a mesma conjunção exerça sentidos diferentes. A conjunção subordinativa comoé um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.

Veja a seguir:

  Causal:

  • Introduz a oração subordinada causal;
  • Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".

Comparativa:

  • Introduz a oração subordinada comparativa;
  •  Pode ser substituída por "assim como".

Conformativa:

  • Introduz a oração subordinada conformativa;
  • Em seu lugar, é possível colocar a conjunção "conforme".

Veja alguns exemplos:

  • Como acordei tarde, cheguei atrasada no serviço.
  • Júlia estuda muito como eu.
  • Como foi determinado, não haverá plantão.

Perceba que em todos os exemplos a conjunção comoaparece. Não havendo diferenças gráficas na palavra destacada. Entretanto, essa conjunção produz efeitos de sentido diferentes, recebendo, por isso, classificações distintas.

A seguir, algumas dicas serão dadas para ajudá-lo na classificação da conjunção subordinativa como. Leia com atenção!

Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.

Se a oração subordinada vier em sua posição habitual, ou seja, depois da oração principal, a ideia será de comparação.

A partir de agora, antes de classificar as orações subordinadas, em que a conjunção subordinativa “como” aparece, pare e reflita. Use as observações, você verá que serão muito úteis.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva. Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc.

As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. Já, as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.

Observe:

  • O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios.
    e: conjunção coordenativa - liga orações independentes
  • Se o professor explicar o conteúdo, os alunos poderão resolver os exercícios.
    Se: conjunção subordinativa - liga orações dependentes

    As conjunções coordenativas são classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com o sentido das relações que estabelecem. Veja alguns exemplos:

    Classificação Sentido Principais conjunções
    Aditivas adição, soma e, nem, mas também
    Adversativas oposição, contraste mas, porém, contudo, todavia, entretanto
    Alternativas alternância, exclusão ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...
    Conclusivas conclusão explicação quer logo, pois (posposto ao verbo), portanto
    Explicativas justificativa pois (anteposto ao verbo), porque, que


    As conjunções subordinativas são classificadas em integrantes e adverbiais. As integrantes introduzem orações subordinadas substantivas. As adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais. Veja o quadro abaixo:

    Classificação Sentido Principais conjunções
    Integrantes sem valor semântico específico, apenas ligam orações que, se
    Causais causa, motivo porque, como, já que, visto que
    Condicionais condição se, caso, desde que, contanto que
    Consecutivas consequência que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que
    Comparativas comparação como, que (precedido de mais ou menos), assim como
    Conformativas conformidade como, conforme, segundo
    Concessivas concessão embora, se bem que, mesmo que, ainda que
    Temporais tempo quando, assim que, antes que, depois que
    Finais finalidade para que, a fim de que, que
    Proporcionais proporção à medida que, à proporção que


    Veja alguns exemplos de usos das conjunções:
  • "Este ano a olimpíada vai contar com a participação de 55.570 instituições públicas municipais, estaduais e federais. Por enquanto os alunos das escolas inscritas participam de oficinas de texto e desenvolvem prática nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião. Os textos para a seleção podem ser enviados até 18 de agosto." (Folha Online)
  • "Educação melhora, mas nível continua baixo no Brasil, mostra IDEB." (Folha Online)

    As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos. No entanto, estabelecem relações lógicas essenciais para a construção de textos coerentes e coesos.

Qual a importância das conjunções na construção dos sentidos dos períodos?

As conjunções têm a função de ligar palavras, elementos ou orações em um mesmo período, estabelecendo relação de sentido entre eles, que varia de acordo com o contexto.

Que relação de sentido a conjunção Para estabelece nesse período?

Resposta. Resposta: Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.

Que conjunção relaciona as orações do período?

As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. Já, as conjunções que relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada são chamadas de conjunções subordinativas.

Quais são as relações que as conjunções podem estabelecer?

As conjunções podem estabelecer uma relação de subordinação (conjunções subordinativas) ou de coordenação (conjunções coordenativas). Exemplo : Corri e me cansei – “Corri” é a primeira oração (com sentido completo). Me cansei é a segunda oração (também com sentido completo). Conjunção “e” liga as duas orações.