Quem é nicolas tesla

Um dos grandes gênios no estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos foi o engenheiro Nikola Tesla, suas invenções mudaram o mundo.

Nikola Tesla foi um engenheiro elétrico que nasceu em 1856 na antiga Iugoslávia, mais precisamente na região da Sérvia, estudou na Universidade Técnica da Áustria e também na Universidade de Praga.

Em 1884 Tesla se mudou para os Estados Unidos da América e foi trabalhar na companhia de Thomas Edison, a Edison Machine Works. Tesla rapidamente se envolveu em vários projetos da companhia, dando soluções a diversos problemas, entre eles podemos citar os motores e geradores que ainda eram muito ineficientes, pois consumiam muita energia no seu funcionamento. Ele construiu o primeiro motor elétrico no ano de 1885, sua genialidade não tinha limites. Tesla patenteou grandes invenções como o transformador e o dínamo de corrente alternada.

Tesla se desentendeu com Thomas Edison, por achar que não estava sendo suficientemente valorizado, e acabou por fundar sua própria companhia, daí em diante a inimizade entre os dois só aumentou e durou até o fim de suas vidas. Além da briga pessoal, existia entre os dois uma disputa técnica, que estava relacionada ao melhor tipo de corrente a ser utilizado para a transmissão de energia elétrica. Edison apostava na corrente contínua, porém Tesla acreditava na melhor eficiência da corrente alternada, pois funcionaria melhor para transmissões de longas distâncias. O uso da corrente alternada tinha diversas vantagens sobre o uso da corrente contínua, pois essa causava grande aquecimento dos fios que a conduziam, visto que a potência dissipada é proporcional ao quadrado da intensidade da corrente, e quanto maior o número de consumidores, maior deveria ser a intensidade da corrente fornecida pelos geradores, e isso começava a provocar uma certa fragilidade do sistema, culminando em muitos estragos. Já a corrente alternada, apesar das inúmeras vantagens, tinha o problema de operar em altas voltagens, e isso era o que causava pânico em seus críticos, esse tipo de transmissão tinha o desafio de manter a potência de distribuição igual em todos os locais, para isso a voltagem ou tensão deveria ser a maior possível, e em consequência, a intensidade de corrente tinha que ser a menor possível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 1888, Tesla associou-se ao empresário George Westinghouse, numa disputa com a companhia de Thomas Edison para a concessão da construção da central elétrica das cataratas do Niágara, para fornecer energia à cidade de Buffalo, que ficava a 40 km de distância. A empresa de Westinghouse distribuía energia utilizando corrente alternada de alta voltagem, e mesmo com o temor de muitos, eles venceram a concorrência e conseguiram gerar energia a partir das Cataratas do Niágara e a transmitiram por longas distâncias, e isso se tornou possível também pelo fato de Westinhouse ter aperfeiçoado um dispositivo chamado de transformador, que tem a função de elevar a tensão e diminuir a intensidade da corrente, o uso desse dispositivo só é possível em correntes alternadas.

Tesla era uma pessoa extremamente dinâmica, enigmática, e até bastante místico, ele foi autor de muitas outras invenções, entre elas a famosa bobina de Tesla, que era um dispositivo com o qual ele pretendia transmitir eletricidade sem o uso de fios, essa bobina gerava campos magnéticos que se propagavam oscilantes por determinadas distâncias e poderia gerar um sistema de transmissão, embora Tesla tenha convencido muitos empresários da época a investirem nesse projeto, dando início até à construção de uma imensa torre que serviria a esse fim, o projeto acabou sendo abandonado e jamais saiu realmente do papel.

Nikola Tesla faleceu no ano de 1943 em Nova York, e podemos dizer que suas invenções revolucionaram alguns ramos da física, como o eletromagnetismo, e também não é exagero dizer que suas invenções mudaram o mundo.

*Créditos da imagem: Shutterstock e Geogios Kollidas

25 janeiro 2018

Atualizado 26 janeiro 2018

Quem é nicolas tesla

Legenda da foto,

Tesla foi um inventor, engenheiro e físico nascido em 1856; ele morreu aos 86 anos, mas algumas de suas previsões futuristas se concretizaram depois disso

Nikola Tesla foi um dos grandes inventores do século 19, ainda que nunca tenha chegado a ficar tão famoso quanto seu "arqui-inimigo", Thomas Edison - que, além de ter sido seu maior rival, também chegou a ser seu chefe.

No entanto, o trabalho do engenheiro nascido na Croácia (que, até então, fazia parte do Império Austro-Húngaro) de pais sérvios, que depois migrou para os Estados Unidos, foi vital para desenvolver os sistemas elétricos que usamos até hoje.

Tesla e Edison são considerados "gênios", e protagonizaram uma polêmica tecnológica épica - algo que se conhece hoje como "a guerra das correntes".

Edison defendia a corrente contínua (CC), que funcionava com uma potência de 100v e era difícil de converter para outras voltagens. Mas Tesla pensava que a corrente alternada (CA) era melhor, já que era mais fácil de ser transmitida por grandes distâncias.

E ainda que Tesla tenha ganhado essa "batalha", foi Edison quem deixou seu nome na história como o "pai da eletricidade".

Hoje, graças ao empresário sul-africano Elon Musk, seu nome está associado a carros elétricos, já que Tesla é o nome da empresa que ele co-fundou e que é especializada exatamente nesse produto.

Legenda da foto,

Tesla previu algumas outras tecnologias que se tornariam realidade nas décadas que o sucederam | Foto: Livraria do Congresso dos Estados Unidos

Mas é certo que Tesla, além de ter contribuído para desenvolver a eletricidade, vislumbrou algumas outras tecnologias que se tornariam realidade nas décadas que o sucederam.

Algumas de suas previsões mais notáveis estão listadas aqui:

1. O wifi

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Tesla previu que seria possível transmitir sinais telefônicos, documentos, arquivos musicais e vídeos em todo o mundo usando a tecnologia sem fio

A obsessão de Tesla com a tecnologia sem fio o levou a desenvolver várias invenções e teorias focadas na transmissão de dados.

Guillermo Marconi foi o primeiro a enviar mensagens em código morse pelo Oceano Atlântico, mas Tesla queria chegar mais longe.

O inventor chegou a escrever que, um dia, seria possível transmitir sinais telefônicos, documentos, arquivos musicais e vídeos em todo o mundo usando a tecnologia sem fio. Hoje, isso é possível por meio do wifi.

E ainda que o próprio Tesla nunca tenha chegado a tal descoberta, sua previsão se cumpriu na década de 1990, com a invenção da "World Wide Web", nosso conhecido www.

2. Celulares

Tesla revelou outro prognóstico futurista em uma entrevista à revista americana Colliers, em 1926.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O inventor falava de uma 'tecnologia de bolso' quando esse conceito ainda estava longe de se tornar realidade

Desenvolvendo sua ideia de que uma tecnologia seria capaz de transmitir imagens, músicas e até vídeos para o mundo todo, ele criou uma expressão, "a tecnologia de bolso", chegando a prever a invenção dos smartphones quase 100 anos antes de eles terem se tornado uma realidade.

"Poderíamos presenciar e escutar eventos como se estivéssemos neles", explicou à época.

Mas dificilmente Tesla teria imaginado que a telefonia móvel chegaria a ocupar um lugar tão importante em nossas vidas.

3. Drones

"E, em 1898, Tesla fez uma demonstração de um aparato "autômato", sem fios, controlado de forma remota.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Drones viraram realidade e são muito utilizados hoje em dia

Ainda antes do desenvolvimento da comunicação sem fio e da robótica - que permitiria, em última instância, o surgimento de dispositivos como o drone -, o cientista surpreendeu com a tecnologia, e muita gente pensou que havia um pequeno macaco controlando o sistema de dentro do objeto.

Tesla acreditou que, um dia, as máquinas controladas de maneira remota ocupariam um lugar importante na vida das pessoas - e se aproximou muito daquela que seria nossa realidade hoje.

4. Aviões comerciais de alta velocidade

Tesla imaginou aeronaves capazes de dar a volta ao mundo em grande velocidade e rotas comerciais entre países distintos, com a capacidade de levar muitos passageiros de um lugar para o outro.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Inventor afirmou que seria possível viajar de Londres a Nova York em poucas horas

"A aplicação mais valiosa da energia sem fio será a propulsão de máquinas voadoras sem combustível, livres de qualquer limitação, como as que existem nos atuais dirigíveis. Poderemos viajar de Nova York até a Europa em apenas poucas horas", garantia o inventor.

Naquela época, dizer uma coisa desse tipo soava como loucura. Mas Tesla, de novo, acertou. Ao menos ao que diz respeito à velocidade...já os aviões elétricos (sem combustível) ainda são um sonho futurista.

5. Empoderamento da mulher

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Sheryl Sandbergs, diretora de operações do Facebook, um exemplo do empoderamento da mulher no mundo da tecnologia

Em uma matéria publicada em 1926 pela revista Colliers, intitulada "When Woman Is Boss" (Quando a mulher é chefe, em tradução livre) e baseada no que o cientista, que na época tinha 68 anos, pensava sobre as mulheres, Tesla afirmou que elas usariam a tecnologia sem fio para obter melhor educação, emprego, até se tornarem o sexo dominante.

Ainda que seja difícil relacionar diretamente a tecnologia à emancipação das mulheres na vida social e política do último século, é evidente que elas conquistaram um espaço importante no setor tecnológico.

Alguns exemplos de mulheres ocupando cargos importantes em empresas líderes mundiais da tecnologia são a diretora executiva do Yahoo, Marissa Mayer, e a atual diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg.

Mulheres como elas também usam a tecnologia para se conscientizar sobre movimentos feministas globais. Campanhas como a #metoo, contra o assédio, são disseminadas pela internet e têm unido mulheres de todo o mundo em um movimento de empoderamento feminino que tem crescido bastante nos últimos anos.

Qual é a teoria de Tesla?

Tesla acreditou que, um dia, as máquinas controladas de maneira remota ocupariam um lugar importante na vida das pessoas - e se aproximou muito daquela que seria nossa realidade hoje.

Por que Nicolas Tesla foi injustiçado?

Ele queria mostrar como era perigoso sistema de corrente alternada e convencer a opinião pública de que não era segura para se ter em uma casa. A propaganda negativa foi tão forte que, na época, o estado de Nova Iorque passou a utilizar a eletrocussão por corrente alternada como método de execução de condenados.

Quem foi Nicolas Tesla e suas principais contribuições para o mundo?

Nikola Tesla foi um cientista sérvio-croata que ficou conhecido por suas importantes descobertas no campo da eletricidade. Seu trabalho foi fundamental para melhorar a transmissão de energia elétrica, por exemplo. Disputou a famosa guerra das correntes com Thomas Edison e a venceu.

O que Nicolas Tesla fez para o mundo?

Suas invenções foram focadas na utilização da eletricidade e magnetismo, entre eles: a lâmpada fluorescente, o motor de indução (utilizado em indústrias e em vários eletrodomésticos), o controle remoto, a Bobina Tesla, transmissão via rádio, o sistema de ignição utilizado nas partidas dos carros, a corrente alternada ...