Relacione as regiões da América com as características de cada uma delas

A América Latina é concebida a partir de duas principais divisões regionais: uma obedece ao critério da localização e posição geográfica, outra obedece a critérios culturais e econômicos. A primeira divide o continente em América do Sul, Central e do Norte. A segunda divide em América Latina e Anglo-saxônica.

Divisão Física

Tendo como critério a posição física dos continentes no que se refere às suas respectivas latitudes e respeitando, ainda, as divisões político-nacionais, a América é dividida em América do Norte, Central e do Sul.

A América do Norte é composta por Estados Unidos, Canadá e México.

A América Central é formada por Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

Já da América do Sul fazem parte: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Além da posição latitudinal, nota-se também a configuração dos formatos do continente americano, notadamente marcado por duas grandes porções de terras ligadas por outra parte menor. Além disso, nessa divisão, cada parte encontra-se sobre uma placa tectônica distinta.

Divisão sociocultural

A divisão sociocultural da América divide esse continente em América Anglo-Saxônica e América Latina. Na primeira região, encontram-se apenas Estados Unidos e Canadá; na outra, todos os demais países do continente americano. É comum ouvir que os principais critérios dessa divisão são o idioma e a diversidade étnica, entretanto, isso não é totalmente verdadeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os idiomas da América Anglo-Saxônica, de acordo com essa divisão, seriam aqueles de origem inglesa ou saxônica, no caso o Inglês. No entanto, uma parte do Canadá fala o Francês – língua de origem latina –, que é, inclusive, um dos idiomas oficiais do país. Além disso, alguns estados dos EUA adotam outros idiomas oficiais além do inglês, como o próprio Francês e o Espanhol, outra língua de origem latina.

Além disso, nem todos os países da América Latina utilizam idiomas de origem latina. É o caso, por exemplo, do Suriname, que fala Holandês, e de alguns países da América Central que adotaram o inglês como idioma oficial. Isso sem contar as inúmeras línguas pré-colombianas utilizadas por povos indígenas, algumas delas também adotadas oficialmente (como o guarani, no Paraguai).

Essa divisão das Américas, por sua vez, também não obedece à distribuição étnica da população, como muitos autores argumentam, uma vez que desconsidera uma infinidade de etnias, muitas delas nativas, que habitam o continente.

Na verdade, o principal fator que divide essas duas Américas é o econômico. Enquanto os anglo-saxões possuem economias mais desenvolvidas, os latinos apresentam economias subdesenvolvidas ou emergentes.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

A América Central é uma subdivisão do continente americano, sendo composta por 20 países. Marque a alternativa que não é composta apenas por países da América Central.

a) Honduras, Guatemala, Trinidad e Tobago

b) Granada, Panamá, El Salvador

c) México, Cuba, Costa Rica

d) Nicarágua, Bahamas, Haiti

e) Jamaica, República Dominicana, Barbados

Com extensão territorial de 735.612 quilômetros quadrados, a América Central possui 193,3 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica de 106,4 habitantes por quilômetro quadrado. Marque a alternativa que indica o país mais populoso da América Central.

a) Guatemala

b) Costa Rica

c) Cuba

d) México

e) Jamaica

Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

a) Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.

b) A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.

c) O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular.

d) O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.

e) A América Central é mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.

Sobre os aspectos físicos da América Central, marque a alternativa incorreta.

a) A América Central Continental corresponde ao istmo que liga a América do Norte à América do Sul.

b) A América Central possui relevo montanhoso e vários vulcões ativos, além de frequentes terremotos.

c) Na América Central o clima predominante é o tropical úmido.

d) A Costa Rica é o país responsável por proporcionar acesso terrestre entre a América Central e a América do Sul.

e) Localizada ao norte da linha do Equador, a América Central pertence ao Hemisfério setentrional.

Discorra sobre as principais características da economia da América Central e quais as mais importantes produções agrícolas desse subcontinente.

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – Honduras e Guatemala são países da América Central Continental, Trinidad e Tobago está localizado na América Central Insular.

b) Falso – Todas essas três nações integram a América Central.

c) Verdadeiro – Cuba e Costa Rica são países centro-americanos, porém o México é um país da América do Norte.

d) Falso – Nicarágua, Bahamas e Haiti são países da América Central.

e) Falso – Esses três países pertencem à América Central Insular.

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – A Guatemala é o país com maior concentração populacional da América Central: 14.026.947 habitantes.

b) Falso – A Costa Rica possui 4.578.945 habitantes.

c) Com 11.204.180 habitantes, Cuba é o segundo país mais populoso da América Central.

d) Falso – O México possui população de 109.610.036 habitantes, no entanto, essa nação não integra a América Central.

e) Falso – A Jamaica possui 2.718.763 habitantes.

a) Falso – Com 735.612 quilômetros quadrados, a América Central é menor que a América do Sul (17.828.230 km²) e a América do Norte (23.491.085 km²).

b) Verdadeiro – A agricultura é responsável por empregar a maioria da população local, além de ser uma das principais fontes de receitas desses países. O turismo se destaca na região do Caribe.

c) Verdadeiro – A América Central Continental corresponde ao istmo que liga os territórios da América do Norte à América do Sul. A América Central Insular é composta por milhares de ilhas existentes no mar das Antilhas ou do Caribe.

d) Falso – O Haiti é o país economicamente mais pobre de todo o continente americano. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o menor da América: 0,532.

e) Verdadeiro – Com densidade demográfica de 106,4 habitantes por quilômetro quadrado, a América Central é mais povoada que a América do Sul (21,8 hab/km²)  e a América do Norte (19,4 hab/km²).

a) Verdadeiro – A América Central Continental corresponde a uma estreita faixa de terra que liga dois grandes territórios (istmo): México (América do Norte) e Colômbia (América do Sul).

b) Verdadeiro – O relevo da América Central é bastante acidentado, formado por conjuntos montanhosos. Essa porção do continente americano está localizada em zonas convergentes de placas tectônicas, sendo frequentes as ocorrências de atividade vulcânica e terremotos.

c) Verdadeiro – O clima dominante na América Central é o tropical úmido, com elevadas temperaturas e índices pluviométricos também elevados.

d) Falso – A Costa Rica não possui fronteira terrestre com nenhuma nação sul-americana, portanto, esse país não proporciona acesso terrestre com a América do Sul.

e) Verdadeiro – Todo o território centro-americano está situado ao norte da linha do Equador, portanto, ele está localizado no Hemisfério setentrional (Hemisfério norte).

A economia da América Central baseia-se nas atividades agrícolas e turísticas.
Os produtos agrícolas com grandes cultivos e destinados à exportação são: banana, cana-de-açúcar, algodão e tabaco. Outros produtos de destaque são milho, café, feijão e frutas.

A mineração é uma atividade de fundamental importância para alguns países da América Central: A Jamaica é um dos maiores produtores mundiais de bauxita; Trinidad e Tobago é produtor de petróleo; o ouro é extraído de terras da Guatemala.

A indústria é pouco desenvolvida, atuando nos segmentos de processamento de produtos agrícolas.

As belezas naturais dos países localizados nas ilhas do Caribe atraem milhões de turistas. O turismo tem se desenvolvido nas últimas décadas, sendo uma das principais fontes de receitas econômicas. 

Quais são as principais características da América?

É o segundo maior continente do mundo ocupando mais de 42.000 km², cerca de 8% da área terrestre e 28,5% das terras emersas. É banhado, ao norte, pelo oceano glacial Ártico; ao sul, pelo oceano glacial Antártico; a leste, pelo oceano Atlântico; e, a oeste, pelo oceano Pacífico.

Quais são as principais características da América do Norte Central e do Sul?

Divisões regionais da América Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.

E formado por três países de grande extensão territorial?

América do Norte é formada por três países e localiza-se na parte setentrional do continente americano..
Canadá, que é o maior país do subcontinente;.
Estados Unidos; e..
México, que é o menor deles..

Qual e a região menos populosa das Américas?

Por outro lado, o país menos populoso da América é a Guiana, na América do Sul, com uma população de 777.859 mil habitantes. Já o menor país da América é São Cristóvão e Neves, na América Central, com 261 km². Os Oceanos que banham o continente americano são o Pacífico e o Atlântico.