São características das colônias de povoamento?

(MACKENZIE) São características das Colônias de Povoamento implantadas no Continente Americano a partir do século XVII:

A

trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e Pacto Colonial.

B

pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão de obra livre.

C

grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na Metrópole, monocultura e trabalho escravo.

D

trabalho escravo, produção voltada para a exportação, economia limitada pelo Exclusivo Colonial e Iatifúndio monocultor.

E

pequenas plantações de subsistência, monocultura, ação colonizadora baseada nas propostas mercantilistas e mão de obra livre.

Home » História Geral » O Que é uma Colônia de Povoamento?

http://www.clickescolar.com.br/wp-content/uploads/2018/04/O-QUE-E-UMA-COLONIA-DE-POVOAMENTO_.mp4

Uma colônia de povoamento é o modelo de colonização baseado na ocupação do território e da construção de uma sociedade economicamente ativa no local. O objetivo de uma colônia de povoamento não é apenas explorar as riquezas da terra conquistada como na colônia de exploração, mas buscar desenvolver a região e aprimorar suas estruturas para o benefício dos próprios colonizadores e dos novos povos que lá se estabelecem.

Alguns exemplos de colônias de povoamento são as colônias que ficavam no Norte e no Centro dentre as Treze Colônias Inglesas da América do Norte, as colônias do Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Leia também:

Colonização Portuguesa

Dois Tipos de Colônias

Organização Política do Brasil-Colônia

Qual é a diferença entre colônia de povoamento e colônia de exploração?

Na colônia de exploração a intenção é explorar ao máximo as riquezas da terra e comercializá-las no mercado externo para enriquecer a metrópole, enquanto a intenção da colônia de povoamento é ocupar a terra e desenvolver uma atividade econômica local para o consumo interno da sociedade que ali vai se formando e se desenvolvendo.

Na colônia de exploração é utilizado o trabalho escravo em grandes propriedades, enquanto na colônia de povoamento há liberdade de trabalho e política atrativa aos trabalhadores.

Quais são as características de uma colônia de povoamento?

Uma colônia de povoamento não faz parte do balanço comercial de sua metrópole e por isso não é completamente dependente dela. Por essa razão o seu Pacto Colonial é mais fraco. Suas características incluem:

  • O estabelecimento do homem no solo, construção de uma sociedade e de todos os elementos necessários para tal, como escolas, fábricas e igrejas;
  • Mercado interno e economia de subsistência;
  • Autonomia comercial e liberdade para trabalhar;
  • Independência política, postura de liberdade e voz ativa dos trabalhadores na participação política e nas decisões sobre o futuro da terra;
  • Policultura, que é a criação de vários tipos de produtos agrícolas na terra e a existência paralela de um comércio que produz para mercados tanto internos quanto externos, além das manufaturas;
  • Produtos que se assemelham aos de sua metrópole.

Como se forma uma colônia de povoamento?

O estabelecimento de uma colônia de povoamento é feito a partir do deslocamento de um povo de sua nação de origem para outro território, promovido pelo Estado nacional, após a descoberta e conquista das novas terras.

Nesse processo, a população que já reside nesse novo território é submetida ao controle dos novos colonizadores locais, retirada à força ou mesmo completamente destruída através do genocídio, ou seja, o extermínio de um determinado povo através de assassinatos.

A terra, então, é desenvolvida com a formação de fazendas de pequeno e médio portes, e assim as atividades econômicas começam a girar em torno da produção agrícola para suprir as necessidades internas da colônia.

Uma colônia de povoamento geralmente resulta em nações desenvolvidas e de primeiro mundo, como os Estados Unidos, por exemplo. A situação de um determinado povo e local é um reflexo direto de suas formações históricas.

Atualizado em: 04/09/2019 na categoria: História Geral

A Colônia de Povoamento desenvolveu os países onde ocorreu, como os Estados Unidos. Diferente da Exploração, aplicada em quase todo o Brasil.

São características das colônias de povoamento?

A Colônia de Povoamento é um dos dois tipos de colonização, ao lado da colônia de exploração.

Vigorou na história da conquista da América do Norte, da Nova Zelândia, Austrália, etc. Na América do Norte foi utilizada pelos ingleses na colonização dos Estados Unidos e Canadá.

A Colônia de Povoamento, além de povoar o território, desenvolvia a terra para suprir as necessidades de seus moradores.

Esse sistema gerava uma autonomia comercial e emancipação do sistema econômico do país.

A Colônia de Povoamento no Brasil

Esse sistema de colonização foi aplicado em parte do Brasil após a Colônia de Exploração, que não favorecia o desenvolvimento da economia interna.

Após a implantação da Colônia de Povoamento, desenvolveu-se o mercado interno, pois antes o lucro ia só para Portugal.

O grande sucesso desse sistema foi em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a partir do século XVIII, quando os imigrantes fizeram a região prosperar.

São características das colônias de povoamento?

A Colônia de Exploração não favorecia a região

A Colônia de Exploração beneficiava apenas Portugal, que obtinha lucro da exploração dos recursos da região conquistada.

Nesse sistema, o mercado interno ficava muito enfraquecido. O lucro de tudo era mandado para Lisboa, com o intuito de suprir as necessidades do mercado europeu.

A forma de colonização interfere no futuro das nações

As Colônias de Povoamento eram terras usadas para moradia e subsistências dos colonizadores. Esses locais foram descobertas e desenvolvidas com o povoamento e o aprimoramento de suas estruturas básicas.

O modelo de colonização foi aplicado no Norte e Centro das 13 Colônias Britânicas e em outros países como Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Os Estados Unidos foram uma Colônia de Povoamento, uma vez que receberam refugiados de guerra que lá trabalharam e geraram frutos.

São características das colônias de povoamento?

O Brasil foi Colônia de Exploração, já que a intenção portuguesa era só enriquecer com nossos recursos naturais e retornar à metrópole.

Os resultados dos dois sistemas de colonização são facilmente notados.

Enquanto os Estados Unidos se desenvolveram e agora são uma potência mundial, o Brasil é uma nação em desenvolvimento.

Você gostou de ler sobre a Colônia de Povoamento? Não deixe então de ler sobre como o ciclo do açúcar financiou a colonização brasileira.

Fonte: Info Escola, Toda Matéria, Estudo Prático, Click Escolar, Colégio Web, Cola da Web.

Quais são as características das colônias de povoamento?

Características da Colônia de Povoamento Esse grupo de religiosos tinha um ideal fixo: reproduzir na América o modo de vida que tinham na Inglaterra; Tinham um mercado interno; Realizavam investimento econômico na própria colônia, visando o desenvolvimento da população.

Quais as características das colônias de povoamento e exploração?

A colônia de povoamento é um dos dois tipos de colonização, ao lado da colônia de exploração. ... Colônia de Exploração..

Quais são as características da colônia?

A colônia é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie estão unidos fisicamente, formando uma unidade estrutural e funcional. Os indivíduos de uma colônia não podem ser separados, uma vez que essa separação pode desencadear a morte de toda a colônia.

Quais são as características da colônia de exploração?

Essa forma de colonização é caracterizada pela extração dos bens e recursos naturais disponíveis na colônia em benefício da metrópole. Esses territórios eram utilizados como fonte de riqueza para as nações europeias. A colônia de exploração não era vista pela metrópole como um território passível de ser povoado.