Venlafaxina tomar de manhã ou a noite

Recomenda-se a administração de Cloridrato de Venlafaxina junto com alimentos, aproximadamente no mesmo horário todos os dias.

As cápsulas devem ser tomadas inteiras com algum líquido e não devem ser divididas, trituradas, mastigadas ou dissolvidas, ou podem ser administradas cuidadosamente abrindo-se a cápsula e espalhando todo o conteúdo em uma colher de purê de maçã.

Esta mistura de medicamento/alimento deve ser engolida imediatamente sem mastigar e deve ser seguida de um copo de água para assegurar a completa deglutição dos princípios ativos.

Depressão maior

A dose inicial recomendada de Cloridrato de Venlafaxina é de 75 mg, administrada uma vez por dia (1x/dia). Os pacientes que não respondem à dose inicial de 75 mg/dia podem beneficiar-se com o aumento da dose até, no máximo, 225 mg/dia.

Transtorno de ansiedade generalizada

A dose inicial recomendada de Cloridrato de Venlafaxina é de 75 mg, administrada uma vez por dia (1x/dia). Os pacientes que não respondem à dose inicial de 75 mg/dia podem beneficiar-se com o aumento da dose até, no máximo, 225 mg/dia.

Fobia social

A dose inicial recomendada de Cloridrato de Venlafaxina é de 75 mg, administrada uma vez por dia (1x/dia). Não há evidências de que doses maiores proporcionem algum benefício adicional.

Transtorno do pânico

Recomenda-se que a dose de 37,5 mg/dia de Cloridrato de Venlafaxina seja usada por 7 dias. A dose deve ser aumentada para 75 mg/dia. Os pacientes que não respondem à dose inicial de 75 mg/dia podem beneficiar-se com o aumento da dose até, no máximo, 225 mg/dia.

Descontinuando o Cloridrato de Venlafaxina

Recomenda-se a redução gradativa da dose ao descontinuar o tratamento com Cloridrato de Venlafaxina. Em estudos clínicos com Cloridrato de Venlafaxina cápsulas de liberação controlada, o medicamento foi descontinuado gradativamente reduzindo-se a dose diária até 75 mg a cada semana. O período necessário para a descontinuação gradativa pode depender da dose, da duração do tratamento e de cada paciente individualmente. Em alguns pacientes, a descontinuação pode precisar ocorrer muito gradualmente durante período de meses ou mais.

Uso em pacientes com insuficiência renal

A dose diária total de Cloridrato de Venlafaxina deve ser reduzida em 25% a 50% nos pacientes com insuficiência renal com taxa de filtração glomerular (TFG) de 10 a 70 mL/min.

A dose diária total de Cloridrato de Venlafaxina deve ser reduzida em até 50% nos pacientes em hemodiálise.

Devido à variabilidade individual no clearance nesses pacientes, doses individuais podem ser aconselhadas.

Uso em pacientes com insuficiência hepática

A dose diária total de Cloridrato de Venlafaxina deve ser reduzida em até 50% em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada. Em alguns pacientes, reduções maiores que 50% podem ser adequadas.

Devido à variabilidade individual no clearance, doses individuais podem ser aconselhadas.

Uso em crianças e adolescentes

Não há experiência suficiente com o uso de Cloridrato de Venlafaxina em pacientes com menos de 18 anos de idade.

Uso em Idosos

Não há recomendação específica para ajuste da dose de Cloridrato de Venlafaxina de acordo com a idade do paciente.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Venlafaxina tomar de manhã ou a noite

Venlafaxina (Oral) (substância ativa)

Referência: Efexor XR (Wyeth)

Genérico: assinalado com G

Similar: Alenthus XR (Medley); Venlaxin (Eurofarma); Venlift OD (Torrent)

cloridrato de venlafaxina equivalente a venlafaxina 

Uso oral

Cápsula de liberação prolongada 37,5 mg: Efexor XR; G

Cápsula de liberação prolongada 75 mg: Efexor XR; G

Cápsula de liberação prolongada 150 mg: Efexor XR; G

O que é

antidepressivo [inibidor seletivo da recaptação da serotonina e norepinefrina].

Para que serve

depressão maior.

Como age

inibe de forma potente a recaptação da serotonina, menos potentemente a recaptação da norepinefrina e fracamente a recaptação da dopamina. Absorção: gastrintestinal, rápida e boa; alimentos praticamente não alteram. Biotransformação: no fígado; metabólito (O- desmetilvenlafaxina) com potência semelhante à Venlafaxina. Ação - início: pode exigir 4 ou mais semanas. Eliminação: urina (87%, 5% como Venlafaxina); fezes (2%).

Como se usa

Uso oral – Doses

•doses em termos de Venlafaxina.

•tomar o medicamento com alimento, para diminuir irritação

gastrintestinal.

Comprimido adultos

iniciar com 75 mg por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas; de acordo com a resposta clínica, a dose pode ser aumentada, em intervalos de pelo menos 4 dias, em até 75 mg por dia até atingir uma dose de 225 mg por dia.

Limite de dose para adultos: 375 mg por dia.

Idosos: mesmas doses de adultos; alguns médicos preferem doses menores e aumentos mais graduais.

Crianças: eficácia e segurança não estabelecidas até os 18 anos de idade.

Cápsula de liberação prolongada

• engolir inteiro, sem abrir ou mastigar.

Adultos

iniciar com 75 mg, em dose única pela manhã ou ao anoitecer; de acordo com a resposta clínica, a dose pode ser aumentada, em intervalos de pelo menos 4 dias, em até 75 mg por dia até uma dose máxima de 225 mg por dia.

Idosos: mesmas doses de adultos.

Crianças: eficácia e segurança não estabelecidas até os 18 anos de idade.

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe C

Amamentação

não se sabe se é eliminado no leite; problemas não documentados.

Não usar o produto

paciente que esteja recebendo IMAO (inibidor da monoamina-oxidase).

Avaliar riscos x Benefícios

diminuição da função do fígado (pode exigir diminuição da dose de 50% ou mais); diminuição da função renal (pode exigir diminuição da dose de 25 a 50%); doença cardíaca ou problemas de pressão (pode agravar a hipertensão ou a hipotensão); história de convulsões (se ocorrer convulsão, suspender a Venlafaxina); história de dependência ou abuso de drogas; história de mania (pode haver ativação da hipomania ou mania); perda de peso (pode agravar); problema neurológico (risco de convulsão).

Reações mais comuns (sem incidência definida)

Comprimido

Gastrintestinal: boca seca; constipação intestinal; perda do apetite; náusea.

Sistema nervoso central: fraqueza; nervosismo; sonolência; suores; tontura.

Cápsula de liberação prolongada

Gastrintestinal: boca seca; constipação intestinal; perda do apetite; náusea; vômito.

Sistema nervoso central: fraqueza; insônia; nervosismo; sonolência; suores; tontura.

Atenção com outros produtos

A venlafaxina

•pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica (ver Apêndice) (rara, mas potencialmente fatal) com: serotoninérgico (ver Apêndice).

•pode apresentar efeitos adversos graves com: IMAO (inibidor da monoamina-oxidase, incluindo a furazolidona, procarbazina e selegilina) (aguardar pelo menos 14 dias de intervalo entre a interrupção do IMAO e o uso da Venlafaxina. Aguardar pelo menos 7 dias entre a interrupção da Venlafaxina e a utilização de um IMAO); moclobemida (aguardar 7 dias de intervalo entre os dois produtos).

Outras considerações importantes

•não ingerir bebida alcoólica.

•cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção.

•cuidado ao se levantar; pode ocorrer tontura ou “apagamento”.

•contatar o médico antes de suspender a medicação; pode requerer semanas de redução gradativa.

•para minorar a secura da boca, pode-se mascar goma ou chiclete sem açúcar.

•pacientes com tendência suicida devem ter supervisão constante particularmente no início do tratamento; não devem ter acesso a grandes quantidades do produto.

•checar periodicamente: pressão arterial.

O que acontece se tomar venlafaxina à noite?

O medicamento pode influenciar no sono, causando tanto sonolência quanto insônia. Geralmente a insônia ocorre nos primeiros dias de uso de tratamento, se normalizando depois. A sonolência pode ser controlada de acordo com o horário da dosagem, para que o medicamento seja administrado perto do horário de dormir.

Como tomar venlafaxina para dormir?

A cápsula de venlafaxina deve ser tomada por via oral, junto com uma refeição, sempre no horário orientado pelo médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose.

Porque venlafaxina emagrece?

Um dos efeitos esperados da venlafaxina é no controle da ansiedade e compulsão alimentar. Ela tambem tem como efeito colateral a alteração do apetite. Ou seja, voce pode estar emagrecendo sim pelo uso da venlafaxina.

Pode tomar venlafaxina 2 vezes ao dia?

Se a venlafaxina for de liberação controlada (várias marcas são, verifique o que consta na bula), pode tomar uma vez ao dia. Caso contrário, tome duas vezes. Mas, se for muito difícil, mesmo estas podem ser ingeridas uma vez ao dia.