Quando vc e comparado com perola

Guia para Estudo das Escrituras

  • Ver também Cânone; Escrituras; Smith, Joseph, Jr.

O reino de Deus na Terra é comparado a uma “pérola de grande valor” (Mt. 13:45–46).

A Pérola de Grande Valor é também o nome dado a um dos quatro volumes de escritura chamados de “obras-padrão” de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A primeira edição da Pérola de Grande Valor (em inglês) foi publicada em 1851 e continha algumas escrituras que agora se encontram em Doutrina e Convênios. As edições publicadas desde 1902 contêm (1) trechos da tradução feita por Joseph Smith, do Gênesis, o livro de Moisés, e do capítulo 24 de Mateus, denominado Joseph Smith—Mateus; (2) a tradução de Joseph Smith de alguns papiros egípcios por ele obtidos em 1835, chamada livro de Abraão; (3) um trecho da história da Igreja, escrita pelo Profeta em 1838, chamado Joseph Smith—História; e (4) as Regras de Fé, que são treze declarações da crença e doutrina da Igreja.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.

Reflexão – “As primícias do reino de Deus”

Neste Evangelho Jesus nos revela duas características da vivência do reino dos céus aqui na terra. Na primeira parábola, o reino dos céus é comparado a um tesouro escondido no campo e que é encontrado por um homem. Na segunda parábola, o reino dos céus é comparado a um comprador que procura pérolas precisas e encontra uma de grande valor. Podemos perceber, então, que o reino dos céus pode ser encontrado sem que o procuremos e é achado quando o buscamos. Nas duas realidades, porém, os seus personagens só se apossam da descoberta, depois que vendem todos os seus bens. O tesouro e a pérola constituem a vivência do reino dos céus desde já, aqui na terra. O reino dos céus está escondido no campo do nosso coração e, de acordo com o projeto de Deus para a nossa vida, podemos reconhecê-lo enquanto caminhamos ou encontrá-lo porque o buscamos. No entanto, há um momento de discernimento e desapego para que nós possamos verdadeiramente vivenciar o reino dos céus. Dependendo de cada um, muitas vezes precisamos vender o que possuímos da mentalidade do mundo, optar por algumas realidades que não condiz com os ensinamentos de Jesus, enfim, nos desapegarmos de tudo o que é

empecilho para a sua vivência. Por isso, a conquista do reino de Deus é como o processo de conversão, de mudança e transformação firme e gradual que vai se manifestando por meio do nosso modo de ser e de agir. Quando nós descobrimos que dentro de nós há a riqueza do reino de Deus, do amor do céu, aos pouquinhos nós vamos substituindo o que há em nós, as coisas que nos prendem na vida e são nossas inimigas, e vamos nos apossando da riqueza que gera, amor, paz, alegria, consolo, fortaleza, mansidão, compreensão, esperança, vitória, felicidade, mesmo no meio das dificuldades. – Você já sente em as primícias do reino de Deus? – Você ainda continua procurando “pérolas preciosas” para comprar ou já encontrou este tesouro? - O que você tem feito com esse tesouro? O que existe em você que se compara à pérola preciosa? - Qual é a percepção do reino dos céus em você? – Você demonstra ao mundo que o reino de Deus está no seu coração?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

Quando vc e comparado com perola
Você sabe como é formada a pérola no interior da ostra?

Primeiro, um parasita ou areia invade a ostra. Depois de perfurar a concha, a substância invasora entra em contato com o manto, que é um tecido de defesa da ostra, causando uma irritação no interior do molusco.

Esse manto se defende, imediatamente, dobrando-se sobre a substância estranha até deixá-la completamente isolada, formando uma camada protetora. Tal defesa se completa com a secreção do nácar (ou madrepérola), que é a mesma substância com a qual a concha é produzida.

Mesmo após o isolamento da fonte do incômodo, a pérola continua crescendo, pois a ostra não pára de secretar o nácar. E quanto mais redonda fica essa ‘proteção’, mais rara e, consequentemente, mais valiosa é a pérola.

Até o século XVII, não havia tecnologia para polimento de pedras preciosas como rubis e esmeraldas, justamente por isso um dos maiores símbolos de riqueza e poder era a pérola. 

O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou”. (Mateus 13:45-46)

Na parábola* contada por Jesus, nos dois versos acima, o reino de Deus é comparado a essa pérola de grande valor. Jesus, de forma muito sábia, pregava suas boas novas a partir de objetos e situações do cotidiano das pessoas. Na época de seus ensinos, a pérola era muito valiosa, então, compará-la com o reino de Deus certificava a importância desse reino.

Jesus veio trazer um reino espiritual. E, sutilmente, ensinou sobre renúncia com essa parábola. Ou seja, as pessoas (negociante) procuram, entre tantas coisas, algo de valor (pérolas preciosas) para preencher seus corações. Entretanto, quando encontram-se com Jesus, com seus ensinamentos e os entendem (a pérola de grande valor), sentem-se tão realizadas que renunciam suas vontades para cumprir a vontade de Deus e seguir os passos de Jesus.

Em seus ensinamentos, Jesus nos pede para não nos preocuparmos com as coisas terrenas e passageiras, em contrapartida, ele diz:

Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33)

Então, sobretudo, importante é obedecer aos mandamentos de Deus, buscando seu reino. Seja na vida pessoal, profissional, amorosa, estudantil etc, mais importante é que essa pérola de grande valor seja buscada  – e encontrada  – por nós.

Tente imaginar o que há de mais valoroso para você. Pensou? Pois é, de acordo com a Palavra de Deus, o reino tem ainda mais valor. Aprendemos, com isso, que nada há de mais importante que a presença de Deus reinando em nossas vidas e através de nós. Que sejamos ‘negociantes’, que saibamos abrir mão de tudo o que nos impede de viver uma vida dedicada a buscar o reino de Deus.

Mais importante é o reino, a maravilhosa pérola de imensurável valor.

- Tathi (@DiarioDaTathi)

Disse Jesus: "O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".

RESUMO DA PARÁBOLA

Nesta passagem, Jesus fala de um comerciante de pérolas. Ao encontrar uma pérola de grande valor, aquele homem vende todas as pérolas que possuía e a compra.

O QUE PODEMOS APRENDER

Nesta parábola da pérola preciosa, Jesus indica que todos nós somos aquele comerciante, e a pérola preciosa é o próprio Cristo. Antes de conhecer a Jesus, vemos a nossa vida como se fôssemos donos de pérolas valiosíssimas. Porém, quando nos deparamos com a grande pérola que é Jesus, nosso entendimento muda e passamos a entender que aquilo que nós julgávamos ser precioso, na verdade, não tem valor algum perto da grandeza de Cristo e dos verdadeiros tesouros que Ele pode nos dar.

Quando o homem vende tudo o que tinha para adquirir a pérola mais bonita e mais valiosa, ele reconhece que não há nada melhor e mais importante do que aquela preciosidade. Assim acontece quando recebemos a nossa salvação em Jesus. A alegria toma conta do nosso coração a tal ponto, que o nosso único desejo é desfazer de tudo o que temos, só para termos Cristo conosco.

O apóstolo Paulo, antes de sua conversão, era um homem íntegro, obediente a lei e se considerava um homem justo, mas, depois que Jesus apareceu no seu caminho e ele viu a luz da Sua Glória, ele caiu do cavalo e Jesus se revelou a ele. (Atos 9:3-6). À partir dessa experiência, Paulo entendeu que todo o seu "currículo" social, espiritual e sua justiça própria, não eram nada comparado com o conhecimento que ele teve de Jesus. Veja:

"O que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé" (Filipenses 3:7-9).

PARA REFLETIR

Aquele comerciante sabia que aquela pérola não era uma imitação; uma peça barata como as usadas nas bijuterias. Eu acredito que antes, ele aprendeu tudo o que foi preciso sobre pérolas, caso contrário, poderia ser enganado com facilidade. O mesmo acontece com a gente. Para conhecer o valor de Jesus Cristo e reconhecer o seu valor, precisamos nos aprofundar no "assunto". E esse tipo de ensinamento é oferecido através da leitura da Bíblia. Se você não souber de fato quem é Jesus, poderá ser enganado por uma "imitação barata" dEle. Há também os casos daqueles que conhecem o valor de Jesus, mas não têm coragem suficiente para se desfazer das outras pérolas. Veja o caso de um jovem rico:

"Jesus olhou para ele e o amou. ‘Falta-lhe uma coisa’, disse ele. ‘Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me’. Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas” (Marcos 10:21-22).

Aquele rapaz queria seguir Jesus, ou seja, ele queria aquela Pérola preciosa para ele. No entanto, ele não estava disposto a abrir mão das suas "pérolas" que eram as suas riquezas materiais.
E você? É como o jovem rico que, mesmo sabendo do valor de Jesus, tem escolhido outras pedras que considera preciosas? Ou você é como o Apóstolo Paulo, que entregou tudo o que tinha para que Jesus fosse o seu único Tesouro?

AGORA É COM VOCÊ

Durante o estudo dessa parábola de Jesus você conseguiu observar mais alguma mensagem? Ela falou ao seu coração de uma maneira especial? O que você aprendeu nessa parábola de Jesus que pode ser aplicado em sua vida?

LEIA TAMBÉM:
Outras Parábolas de Jesus
Esboços de pregação
Frases evangelicas