Sabendo que duas cidades distam entre si 180º de longitude a distância entre elas em horas é de Alabama

Loading Preview

Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.

Loading Preview

Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.

O território brasileiro é marcadamente notado pela sua grande extensão. São 8.547.403 km², o que o torna o terceiro maior país das Américas e o quinto maior do mundo, atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Em razão da sua grandeza territorial, costuma-se dizer que o Brasil é um país com dimensões continentais.

O Brasil é um país cujo território é considerado contínuo, ou seja, não há nenhum domínio isolado do restante do país, com exceção de algumas poucas ilhas localizadas ao longo do Oceano Atlântico. Um exemplo de um país cujo território é descontínuo são os Estados Unidos, que possuem ilhas em diversas partes do mundo e o estado do Alaska, a milhares de quilômetros dos demais.

Do ponto de vista da localização, o Brasil situa-se no Continente Americano, mais precisamente na América do Sul. Localiza-se, também, em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: todo o seu território encontra-se no hemisfério ocidental (aquele que se localiza a oeste do Meridiano de Greenwich), a maior parte dele no Hemisfério sul (abaixo da Linha do Equador) e uma pequena parte no Hemisfério Norte. O seu território faz fronteira com todos os países sul-americanos, com exceção do Equador e do Chile. O litoral é banhado apenas pelo Oceano Atlântico.


Localização do Brasil no Mundo

O Brasil é composto por 26 estados e o Distrito Federal, onde se encontra a capital Brasília. Esses estados constituem o país enquanto uma República Federativa, ou seja, um Estado composto por três poderes: legislativo, executivo e judiciário.

Economicamente falando, o nosso país é o maior da América Latina – e também o terceiro maior entre todos os países das Américas –, encontrando-se entre os 10 maiores do mundo. Apesar disso, é considerado um países subdesenvolvido, de economia emergente, com recentes crescimentos econômicos registrados nas últimas décadas. Assim, o país integra o Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), um bloco econômico que envolve alguns países sul-americanos. É também considerado um dos BRICS (sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que não é um bloco econômico, mas um termo para designar aqueles países com grande potencial de crescimento e desenvolvimento.

O Brasil é considerado um país populoso, com a quinta maior população do mundo, ultrapassando os 190 milhões de habitantes recentemente. No entanto, seu território não é densamente povoado, ou seja, a quantidade de habitantes por km² é considerada baixa. Mesmo assim, algumas regiões são muito povoadas, em virtude da má distribuição da população ao longo do território, concentrada em maior parte na região Sudeste. Observe o mapa abaixo:


Mapa da densidade demográfica brasileira

Em razão dos processos de colonização e escravidão que marcaram a história do Brasil, a matriz étnica do país é muito ampla e variada, apresentando as mais diversas descendências, das quais se destacam aquelas provenientes de tribos indígenas, outras relacionadas a povos europeus e asiáticos, além de outras oriundas de diversas etnias africanas. Por esse motivo, o Brasil é considerado como um Estado Multinacional, ou seja, com várias nações diferentes.

O relevo brasileiro é geologicamente antigo, o que significa que as suas estruturas geológicas se formaram ao longo das primeiras eras de formação do planeta. Por esse motivo, o relevo é um pouco mais acidentado e as montanhas não são tão altas como em outros lugares, porque o seu espaço esteve mais tempo sendo moldado pelos agentes de modificação do relevo (águas, chuvas, ventos, etc.).

Como não nos encontramos próximos a áreas de encontro entre duas placas tectônicas, praticamente não se registram terremotos e vulcões. Além disso, por causa da nossa vegetação densa e da grande quantidade de biomas presente no território brasileiro, as condições de vida são consideradas biologicamente favoráveis, com pouquíssimos desertos e áreas inabitáveis.

Por fim, é importante destacar a importância do país em seus recursos naturais e humanos. Por esse motivo, temos que valorizar o território e as pessoas que nele habitam, propiciando uma melhor distribuição das riquezas aqui geradas.

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

a) Falso – O extremo norte do território brasileiro é “cortado” pela linha do Equador, fato que proporciona ao país ter uma parte da sua área localizada no Hemisfério setentrional e outra porção situada no Hemisfério meridional. 

b) Falso – Os extremos do Brasil no sentido leste-oeste são a Serra Contamana, no Acre, a oeste e Ponta do Seixas (Paraíba), a leste.

c) Verdadeiro – O território brasileiro está totalmente localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério ocidental.

d) Verdadeiro – A porção sul da área do Brasil é cortada pelo Trópico de Capricórnio. Essa linha imaginária passa pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

e) Verdadeiro – A linha do Equador (imaginária) passa no extremo norte do Brasil, mais precisamente nos estados do Amapá, Pará, Roraima e Amazonas. Com isso, o país possui 7% do território no Hemisfério setentrional (norte) e 93% no Hemisfério meridional (sul).

Voltar a questão

Linha do Equador é o nome dado à linha imaginária traçada na posição horizontal e que circunda o planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios: Norte (setentrional ou boreal) e Sul (meridional ou austral). Corresponde ao paralelo de 0º, com base no qual são determinadas as latitudes — distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Veja também: Clima equatorial — o clima encontrado em regiões de baixa latitude próximas à Linha do Equador

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Linha do Equador

  • É uma linha imaginária traçada horizontalmente e que divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

  • Corresponde à maior circunferência traçada no plano horizontal do planeta.

  • Possui 40.075 quilômetros de extensão e atravessa 13 países, entre eles o Brasil.

  • Em muitos lugares por onde ela passa, há um monumento indicando.

  • É o marco zero para a determinação das latitudes, representa o paralelo de latitude de 0º.

Localização da Linha do Equador

A Linha do Equador é uma linha imaginária, chamada também de paralelo, localizada exatamente no centro do planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios idênticos. Ela corresponde, assim, à maior circunferência que pode ser traçada no plano horizontal da esfera terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Países em que a Linha do Equador está presente

O paralelo de 0º, ou Linha do Equador, atravessa 13 países em quatro continentes:

  • América;

  • África;

  • Ásia;

  • Oceania.

E os países são:

Em diversos municípios pertencentes a esses países, foi construído um monumento demarcando o exato local em que a Linha do Equador atravessa, tornando-se assim pontos turísticos tanto para visitantes de fora daquela localidade quanto para os próprios moradores.

A linha amarela no chão indica a passagem do paralelo de 0º e é possível identificar no gramado a posição dos hemisférios Sul (S) e Norte (N).

A Linha do Equador possui 40.075 quilômetros de extensão. Ela está posicionada na região mais larga do globo terrestre, com raio equatorial medindo aproximadamente 6378 quilômetros.

Função da Linha do Equador

Uma das principais funções da Linha do Equador é a divisão do planeta Terra em dois hemisférios idênticos, nomeados de acordo com a sua posição:

  • Hemisfério Norte, chamado também de Setentrional ou Boreal;

  • Hemisfério Sul, chamado também de Meridional ou Austral.

A Linha do Equador representa ainda o paralelo de referência para a determinação das latitudes, sendo por isso demarcado como o paralelo de 0º. A latitude nada mais é do que a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Em ambos os hemisférios, as latitudes são medidas até 90º, e os valores aumentam quanto maior for a distância da Linha do Equador.

Fundamental para o estabelecimento das coordenadas geográficas, a Linha do Equador também demarca a região da superfície terrestre que recebe maior índice de luz solar durante o ano e, por conta disso, perpassa pelas áreas mais quentes do planeta.

Além disso, esse paralelo se torna importante para:

  • o estudo da distribuição de calor no planeta Terra e de fenômenos climáticos e atmosféricos;

  • a compreensão da existência de diferentes zonas climáticas, uma vez que é utilizado como referência tanto para a localização quanto na definição de nomenclaturas.

Saiba mais: Solstícios e equinócios — eventos relacionados à inclinação da Terra que marcam o início das estações do ano

Linha do Equador no Brasil

O Brasil é um dos países que têm o seu território “cortado” pela Linha do Equador. Esse paralelo passa somente pela região Norte do país, cruzando ao todo quatro estados:

  • Amazonas;

  • Roraima;

  • Pará;

  • Amapá.

Além disso, destaca-se alguns aspectos interessantes:

  • Somente uma capital brasileira é atravessada pela Linha do Equador, que é a cidade de Macapá, sede do governo amapaense.

  • Somente a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, é a sede estadual que fica inteiramente no Hemisfério Norte.

Relação de paralelos e meridianos com a Linha do Equador

Paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, sendo, portanto, um sistema cartográfico e que apresenta diferentes objetivos, entre os quais está a determinação das coordenadas geográficas.

Os paralelos são linhas dispostas horizontalmente na esfera terrestre. Cada um deles forma, portanto, um círculo completo. Dessa forma, a Linha do Equador é o paralelo central, com medida de 0º, a partir do qual tem início a contagem das latitudes. Além dele, existem outros quatro paralelos importantes, chamados de paralelos notáveis, que são:

  • No Hemisfério Norte: Trópico de Câncer (23º27’) e Círculo Polar Ártico (66º33’);

  • No Hemisfério Sul: Trópico de Capricórnio (-23º27’) e Círculo Polar Antártico (-66º33’).

Os meridianos, por sua vez, são linhas traçadas na vertical, formando assim semicírculos de mesmo tamanho. Eles dividem o planeta em Hemisfério Ocidental ou Oeste, e Hemisfério Oriental ou Leste. São utilizados na medição das longitudes, tendo como referência o Meridiano de Greenwich, que possui longitude 0º. Sua contagem vai de 0 a 180º, sendo a Linha Internacional de Data o meridiano de 180º, chamada, por essa razão, de Antimeridiano de Greenwich.

Os meridianos são utilizados ainda na delimitação dos fusos horários, sistema de padronização da contagem das horas no planeta.

Veja também: Quais são os fusos horários existentes no Brasil?

Relação da latitude e longitude com a Linha do Equador

Latitudes e longitudes combinadas formam o sistema de coordenadas geográficas, essencial para a localização de um referencial sobre a superfície terrestre.

Latitude é a medida em graus de qualquer ponto em relação à Linha do Equador. Quanto mais afastado do paralelo de 0º, maior é o valor da latitude. As latitudes variam até 90º no Hemisfério Norte (N) e até -90º no Hemisfério Sul (S).

As longitudes correspondem à distância em graus de um ponto em relação ao meridiano de 0º, o de Greenwich. As localidades situadas a leste são comumente referidas com números positivos seguido da indicação do hemisfério (L), enquanto, a oeste, indica-se a longitude com números negativos ou pela letra O, variando de 0 a 180º em cada um dos hemisférios.

A determinação da posição exata de um ponto depende de uma medida de latitude e uma medida de longitude. A cidade de Brasília, capital do Brasil, por exemplo, está situada nas seguintes coordenadas geográficas: 15º47’ S (Hemisfério Sul) e 48º08’ O (Hemisfério Ocidental).

Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich são as linhas imaginárias de maior importância dentro do sistema de coordenadas geográficas. Ambas fazem a divisão do planeta Terra em hemisférios, e é com base nelas que as latitudes e longitudes são medidas.

Como vimos, a Linha do Equador representa o paralelo de 0º, enquanto Greenwich corresponde ao meridiano de 0º. O cruzamento dessas linhas acontece na superfície do oceano Atlântico, próximo à costa ocidental africana, na região do golfo da Guiné. Convencionou-se chamar esse ponto de ilha nula, embora não exista nenhum trecho de terra nessas coordenadas.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Última postagem

Tag